Bomba na EDP
O principal assunto em Portugal deslocou-se da Campanha da Presidencia da Republica para o assunto EDP. E porquê? Muito simplesmente porque o Governo "mete a raposa no galinheiro". Isto é a Iberdrola, concorrente da EDP, no mercado espanhol mas também em Portugal, vai simplesmente fazer parte dos Órgãos Sociais da EDP, no Conselho Superior. É certo que se tratará de Orgão Consultivo e não executivo, mas não tem acesso à preparação das grandes decisões e de planeamento estratégico da empresa?
O Ministro da Economia justifica que não vai haver prejuízos para a EDP porque a Iberdrola tem os direitos de voto limitados a 5% e que o valor das acções da EDP até está a subir!
Que grandes argumentos! Será que não vê a principal questão?
Há quem diga que se está a meter a raposa no galinheiro, outros que é caso de "espionagem industrial". Eu por mim não digo nada. Só quero que expliquem tudo.
Não basta dizer que não vai haver prejuízos, tem de se explicar que vantagens há para a EDP e para Portugal, de tal esquema.
Depois quando se sabe que foi o então Ministro das Finanças do PS, Pina Moura que abriu as portas à entrada da Iberdrola no capital da EDP e Galp (para uma parceria estratégica que nunca se concretizou) e agora é o representante em Portugal da Iberdrola, é caso para dizer : expliquem-me outra vez que não estou a perceber, expliquem-me outra vez façam de conta que eu sou burro (mas não loiro...).
Enfim o Presidente da República quiz explicações, mas eu acho que são todos os portugueses a exigi-las ... Eu também.
0 comments:
Enviar um comentário