Blog Widget by LinkWithin

2005-11-07

Abri meus olhos ... Fernando Caldeira

Abri meus olhos ao raiar da aurora
e parti. Veio o sol e, então, segui-a,
a sombra, que eu julgava guiadora,
a minha própria sombra fugidia.

E foi subindo o sol: ao meio-dia,
escondeu-se-me os pés a sombra; agora
se volvo o olhar onde passei outrora,
vejo-a seguir-me, a sombra que eu seguia.

A gente é o sol dum dia; sobe, avança,
passa o zénite e vai na imensidade
apagar-se do mar, onde se lança...

E a vida é a própria sombra; meia idade,
somos nós que a seguimos, e é a Esperança;
depois, segue-nos ela: é a Saudade.

Fernando Caldeira (n. em Águeda, 7 Nov 1841; Benfica, Lisboa, 2 Abr 1894)
in A Circulatura do Quadrado (Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria É a Língua Portuguesa) - Edição Unicepe - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, C.R.L., 2004 - pag 131.


0 comments: