Blog Widget by LinkWithin

2005-10-15

Benfica ganha fora ao Porto ... após 14 anos !

Porto 0 - 2 Benfica

Nuno Gomes rende César Brito !

O Benfica vence o Porto no Dragão e mantém a recuperação na classificação depois de oito pontos perdidos nas três jornadas iniciais.

O jogo inicia-se com alguma surpresa na constituição inicial do Porto face à titularidade de Alan em vez de Diego e também se admitia que Ricardo Quaresma pudesse ser opção inicial do Porto face à excelente exibição no jogo da selecção sub 21, mas tal não ocorreu. No Benfica já não havia indefinições. Sabía-se que Quim seria o guarda-redes e a dúvida era entre Anderson ou Ricardo Rocha optando Koeman pelo primeiro.

A primeira parte ficou muito aquém do espectáculo anunciado. Qual jogo ofensivo e aberto? Qual máquina trituradora do Porto no ataque? Um jogo a decorrer em pouco espaço, muita pressão e o Benfica a denotar uma postura defensiva. A tactica do Benfica foi afectada logo aos 14' quando Miccoli teve de sair por lesão muscular, entrando Giovanni. O Benfica passava a ter só Nuno Gomes na frente. Mas aos 24' também o Porto viu-se obrigado a fazer uma substituição por lesão de Lisandro Lopez, entrando Diego.

Uma primeira parte fraca com apenas dois momentos de emoção equivalentes às oportunidades desperdiçadas: 1- Aos 26' cruzamento da direita de Nélson para Simão Sabrosa, nas costas de Ricardo Costa em excelente posição, rematar à vontade de cabeça para fora! 2- McCarthy em plena área do Benfica recebe de costas roda e remata mas com Quim já em cima a defender com 0 corpo.

Na 2ª. parte o Benfica começa melhor, finalmente a ter bola para se organizar ofensivamente. Dá-se aos 54' a troca de Karagounis (já com um amarelo logo aos 20') por Kariaka. Os encarnados passam a dispôr de um jogador com capacidade para organizar melhor o jogo em termos ofensivos ao mesmo tempo que apoia Nuno Gomes. Aos 56' o Benfica avança no marcador. Cruzamento da direita de Nélson e Nuno Gomes de cabeça à vontade (depois de ganhar posição a Ricardo Costa) remata mortífero. Aos 63' 0-2 também pela direita Kariaka - Geovanni entra cruza rasteiro o corte na bolda de Ricardo Costa é deficiente e Nuno Gomes ao 2º. poste só a empurrar.

Sente-se que o Benfica tem o jogo na mão. Co Adriaanse mexe fazendo entrar Ricardo Quaresma aos 64' (sai Lucho) e Hugo Almeida (para sair Alan aos 69'). O Porto quer atacar ganha cantos mas as oportunidades são escassas. O árbitro continua a mostrar amarelos por coisa nenhuma e já há vários admoestados, mas algumas faltas mais graves passam impunes. 76' contra-ataque do Benfica são três contra um e o passe de Simão não sai -mérito de Bosingwa. Aos 79' uma boa jogada ofensiva do Porto mas o remate de Jorginho é fraco para as mãos de Quim. Nota-se que o Porto não tem capacidade reactiva o público começa a abandonar o estádio. Bruno Alves tem uma entrada dura sobre Nuno Gomes (para a marelo) Nuno Gomes levanta-se para pedir explicaçõe mas nem tem tempo para nada Bruno Alves desvairado aplica-lhe uma cabeçada e claro leva cartão vermelho. O árbitro equilibra o número de jogadores ao expulsar Léo, algumas faltas (menores) mas com o critério apertado do árbitro não espanta. Entra Ricardo Rocha saindo Geovanni. Aos 90' uma boa recepção de Hugo Almeida já na área pela esquerda mas a rematar por cima.

Ainda um amarelo para Quim por demorar mas o jogo termina com um resultado que não se verificava há 14 anos. Então foram dois golos de César Brito, hoje dois golos de Nuno Gomes. E temos campeonato... com o Braga no comando e Nacional da Madeira em 2º.!


Ficha do jogo:

FC PORTO - Vítor Baía; Bosingwa, Bruno Alves, Ricardo Costa e César Peixoto; Lucho Gonzalez (Quaresma 64'), Jorginho e Ibson; Alan (Hugo Almeida 69' ), McCarthy e Lisandro (Diego 24').

BENFICA - Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Petit; Karagounis (Kariaka 54'), Manuel Fernandes e Simão; Nuno Gomes e Miccoli (Geovanni 14')(Ricardo Rocha 88').

Golos: Nuno Gomes (2) aos 56' e aos 63'

Acção Disciplinar:
20' - Cartão amarelo para Karagounis (Benfica), por falta sobre Lisandro, que passados alguns minutos teve mesmo que ser substituido.
31' - Cartão amarelo para Manuel Fernandes (Benfica), por falta sobre Lucho Gonzalez.
47' - Cartão amarelo para Bosingwa (F.C. Porto), por falta sobre Simão.
61' - Cartão amarelo para Karyaka (Benfica), por falta sobre Ibson
67' - Cartão amarelo para Jorginho (por coisa nenhuma) quando um minuto antes aí sim o cartão lhe havia sido perdoado
71' - Cartão amarelo para Léo (Benfica), por falta sobre Quaresma, com a sanção disciplinar a ser exagerada
74' - Cartão amarelo para Ricardo Costa, inequívoco, quando Simão já lhe fugia da direita para o centro
81 ' - Cartão Vermelho directo para Bruno Alves por cabeçada sobre Nuno Gomes conforme já relatado no corpo do artigo e Nuno Gomes levou amarelo (não se percebe porquê!)
86' - Segundo amarelo para Léo por falta sobre Quaresma.
90' - Cartão amarelo para Quim por demorar tempo.

Melhor jogador em campo: Luisão


0 comments: