Blog Widget by LinkWithin

2005-05-14

Benfica ganha com felicidade

E só depende de si para ser campeão


Image Hosted by ImageShack.us


Benfica 1 - 0 Sporting


BENFICA - Quim; Miguel, Luisão, Ricardo Rocha e Dos Santos; Petit e Manuel Fernandes; Geovanni, Nuno Assis e Simão; Nuno Gomes. Suplentes: Moreira, Alcides, Fyssas, Bruno Aguiar, João Pereira, Mantorras e Delibasic.


SPORTING - Ricardo; Miguel Garcia, Beto, Polga e Rui Jorge; Custódio; Rochemback, João Moutinho e Pedro Barbosa; Douala e Sá Pinto. Suplentes: Nélson, Hugo, Rogério, Tello, Hugo Viana, Niculae e Pinilla.


Árbitros: Paulo Paraty, Aux - José Ramalho, Serafim Nogueira.



Para um jogo que constituía praticamente uma final, não terá sido o jogo empolgante que se esperava. Para isso, na minha opinião, contribuiu o facto de o empate bastar ao Sporting e a ausência de Liedson. Na primeira parte não houve risco de parte a parte. O jogo foi equilibrado mas com uma única oportunidade e essa foi para o Sporting por Douala respondendo Quim com uma defesa que pode ter valido o campeonato.

A segunda parte foi melhor. Houve um período até em que o jogo esteve partido no meio campo. As duas equipas têm como se sabe estilos diferentes. Mais posse de bola e controlo do Sporting, um jogo mais directo, mais de mudanças de velocidade do Benfica. Mas o jogo não proporcionou este contraste de estilos. Nem o Sporting teve tanto a bola como de costume ( Na estatística de tempo de posse de bola o Benfica superou o Sporting) nem o Benfica criou desequilibrios em velocidade, muito por causa de Miguel infeliz nos cruzamentos (e com problemas físicos).

Simão Sabrosa dispôs de duas oportunidades flagrantes; na primeira quiz controlar a bola e puxou-a para o lado perdendo ângulo e permitindo a defesa de Ricardo. Na segunda é uma perdida clamorosa com o Benfica em superioridade numérica 3-1 e Simão a rematar cruzado ao lado, quando tinha Geovanni ao lado isolado.

Com as substituições (três do Sporting ainda nenhuma do Benfica) o Sporting passava a ter ligeira superioridade; Quim voltou a ter uma excelente defesa em remate de fora da área de Hugo Viana (77'); o jogo aproximava-se do final o resultado servia o Sporting, mas aos 84' um cruzamento mais (na marcação de um livre de Petit) que invariavelmente haviam parado com toda a facilidade nas mãos de Ricardo sem qualquer incómodo, desta vez teve na iniciativa de Luisão de disputar a bola o detalhe que decide os resultados e os campeões. Foi golo ... não obstante a pressão dos jogadores do Sporting sobre o juiz assistente, protestando a validade do golo.

Depois não havia tempo para nada! Beto veio a ser expulso por protestos (já tinha amarelo antes, mas viu vermelho directo) e o Benfica agora com as substituições já operadas controlou o tempo que faltava (e foram mais seis minutos depois dos noventa).

Vitória da equipa mais feliz.

A arbitragem de Paulo Paraty foi do estilo de deixar jogar, por isso ficaram faltas por marcar; uma na primeira parte de Polga sobre Simão Sabrosa deu muito nas vistas, na sequência da jogada criou o Sporting a oportunidade de Douala; também o lance da grande oportunidade do Benfica por Simão ( a segunda) terá sido precedida de falta no meio-campo de Nuno Gomes sobre Beto. No lance do golo não há qualquer razão para protestos. Nem há fora de jogo nem Luisão fez falta sobre Ricardo.


Com a vitória do Porto frente ao Rio Ave por 2-0 e o inesperado empate do Braga frente ao Beira Mar 1-1, a classificação dos priimeiros é:
Benfica 64; Porto e Sporting 61; Braga 58.

Ao Benfica falta um ponto no difícil jogo com o Boavista para se sagrar campeão. Em caso de derrota e vitórias do Porto frente à Académica e do Sporting frente ao Nacional, o Porto seria campeão e o Benfica terceiro.

Na 4ª feira temos no Estádio de Alvalade a final da Taça Uefa entre o Sporting e os russos do CSKA. Desejamos todas as felicidades para o Sporting para conquistar a Taça europeia que ainda falta em Portugal.


3 comments:








Anónimo

disse...

Ui, quem disse que Portugal não tem uma UEFA? Então o Porto não ganhou a competição há duas épocas :)
Só há uma que mais ninguém terá: A Taça das Taças, mas em Sevilha, o FCP, bateu o Celtic (acho que por 3-2)





Nothingandall

disse...

Agradecemos ao nosso leitor a correcção. Falta nossa indesculpável. É obvio que ainda está na nossa memória recente o duplo triunfo europeu do FCPorto - 1º na Uefa contra o Celtic e logo de seguida na Liga dos Campeões frente ao Mónaco.





Unknown

disse...

Vous avez un blog très agréable et je l'aime, je vais placer un lien de retour à lui dans un de mon blogs qui égale votre contenu. Il peut prendre quelques jours mais je ferai besure pour poster un nouveau commentaire avec le lien arrière.

Merci pour est un bon blogger.