Blog Widget by LinkWithin

2005-04-30

Porto ganha ao Marítimo e continua a pressionar...

Porto 1 - 0 Marítimo

FC PORTO - Vítor Baía; Bosingwa, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Leandro; Ibson, Costinha e Diego; Ricardo Quaresma, Hélder Postiga e McCarthy.

MARÍTIMO - Marcos; Briguel, Van der Gaag, Tonel e Eusébio; Wénio e Cheinho; Luís Filipe Silas e Manduca; Bibishkov.
Árbitro: António Costa (Setúbal)

Assistimos a uma excelente primeira parte com o Porto a evidenciar melhorias no desenvolvimento do seu futebol e a tomar a iniciativa do jogo mas com o Marítimo a responder bem e a jogar no campo todo. Marcos no 1º. quarto de hora teve duas excelentes intervenções a remates de McCarthy. Aos 25' o Marítimo teve um canto a seu favor e criou perigo sendo Leandro a afastar a bola que ia para a baliza. Logo a seguir o Porto chega ao golo após jogada de Hugo Postiga com remate deste para defesa incompleta de Marcos estando lá McCarthy para na recarga fazer o golo fácilmente. Todavia este golo surge dum grande equivoco do juiz auxiliar porque aquando do remata de Postiga Mccarthy estava claramente adiantado em posição de fora de jogo e foi essa posição ilegal que lhe permitiu a recarga.

Aos 33' o Porto através dum remate de longe de Diego chega ao golo que não valeu. O mesmo juiz assistente que deixa validar um golo falso marca agora um fora de jogo posicional quando o remate de Diego é de bem longe. Um grande coro de assobios e no minuto seguinte amarelo para Jorge Costa por pontapear Bibiskov, dando origem a um livre que podia ser perigoso mas que "não deu nada".

A segunda parte não foi tão interessante. O Marítimo equilibrou mais o jogo que podia ter o desfecho decidido se Diego converte uma grande penalidade aos 52' cometida(?) por Briguel (que viu amarelo) sobre Postiga. A falta existiu, mas o local pareceu fora da área. Marcos defendeu e o resultado continuava em aberto até porque o Marítimo disfrutou de uma soberana ocasião de empatar por Tonel de cabeça, com uma soberba defesa de Vítor Baía a garantir a vantagem.

As aspirações do Marítimo sofreram, porém, um revés com o 2º. amarelo e consequente expulsão a Briguel. Vieram as substituições e mais uns amarelos distribuidos para ambos os lados, mas o triunfo dos locais confirmou-se, sendo um resultado justo. Já se falou o suficiente da arbitragem para que se conclua sobre a categoria da sua "performance" principalmente do juiz assistente já referido que ainda errou mais ao assinalar um fora de jogo inexistente a Manduca na 2ª. parte.

Porto e especialmente Benfica aguardam agora o desfecho do grande jogo de amanhã Braga- Sporting colocando os "leões" em pressão porque só a vitória lhes interessa.

Nos outros jogos da jornada de hoje os resultados foram os seguintes:

Setúbal 2 - 0 Rio Ave (Rio Ave em queda com 2ª. derrota consecutiva)
Gil Vicente 1 -1 Leiria (empate que quase garante a permanencia aos gilistas)
Nacional 4 - 1 Estoril (Como se esperava depois daquele jogo frente ao Benfica, Estoril a caminho da 2ª. Divisão, sendo último da tabela)
Moreirense 0 -0 Beira Mar ( condenaram-se reciprocamente com este empate)


0 comments: