Benfica em grande risco de perder 6 pontos
O não pagamento duma simples multa de 5.200 € pode valer o campeonato ao Benfica!!!
Pois o pânico está a acontecer entre os responsáveis do Clube encarnado ( e os adeptos mais conhecedores, é óbvio). O Benfica está (virtualmente) em 5º lugar com os mesmos pontos dos outros 4 candidatos ao título porque é mais que certa, nos termos do Regulamento de Provas Oficiais, a subtracção de seis pontos relativos aos jogos Nacional- Benfica 0-1 e Benfica- Gil Vicente 2-0. E tudo porque uma simples multa de 5.200 € não foi paga a tempo na Liga dos Clubes. Uma reunião ontem já de madrugada entre altos responsáveis do Benfica e o Presidente da Liga em exercício pretendia "esconder" o assunto, mas já se sabe que qualquer reacção de qualquer clube sobre a matéria dentro do prazo de não prescrição (um mês, neste caso) implicará a aplicação do Regulamento e a perda dos pontos conquistados nesses jogos.
Os factos são os seguintes:
1- Por comportamento irregular do Treinador Trapattoni o Benfica foi multado em 5.200 euros e notificado para a sua regularização até ao prazo limite de 4 de Março de 2004.
2- Um erro administrativo fez com que a multa não tivesse sido paga senão apenas em 21 de Março.
3- Ora por não pagamento atempado da multa ( porque tinha a ver com matéria disciplinar, neste caso do treinador do Benfica ) enquanto durar a mora dispõe o Regulamento das Provas Oficiais (artº 18º, § 2º) que a multa converte-se em incapacidade do agente desportivo estar habilitado a participar nas provas. Ou seja Trapattoni deixou de estar legalmente habilitado a estar no banco de suplentes.
4º - O Benfica entretanto (e com o prazo de pagamento já transcorrido) realizou os jogos com o Nacional (fora) e com o Beira Mar em casa nos quais contabilizou 6 pontos, mas, obviamente com o treinador no Banco.
O caso juridicamente não deixa qualquer tipo de dúvida e por isso ao ser conhecido motivou o pânico generalizado nas altas esferas do clube da Luz. O que é estranho é que durante o dia de hoje ainda nenhuma rádio ou outro órgão de informação se tenha referido ao caso quando já se sabe que Filipe Vieira esteve até às 4 da manhã em casa de Cunha Leal a tentar ver como o caso pode ser "contornado". No entanto, a situação é óbvia e agora o assunto já é do domínio público.
Veremos quais serão os desenvolvimentos, pois o prazo de prescrição está a expirar, para ver qual é o clube que acciona o processo de queixa, ou se ele é despoletado oficiosamente pelos Organismos disciplinares da Liga.
1 comments:
Anónimo
disse...
Não tinham dinheiro para pagar... ou o funcionário da secretaria é adepto do Porto?
Jorge Ramos
Enviar um comentário