Blog Widget by LinkWithin

2005-01-17

Livro de Horas - Miguel Torga

Ao fazer hoje dez anos que morreu em Coimbra, este espaço de poesia é dedicado a Miguel Torga, de seu verdadeiro nome Adolfo Correia da Rocha. Nasceu em S. Martinho da Anta, Trás-os-Montes no dia 12 de Agosto de 1907. Formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, recebeu vários prémios literários onde se inclui o Prémio Camões em 1989 e em 1992 o prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.

Livro de Horas

Aqui, diante de mim,
eu, pecador, me confesso
de ser assim como sou.
Me confesso o bom e o mau
que vão ao leme da nau
nesta deriva em que vou.

Me confesso
possesso
de virtudes teologais,
que são três,

e dos pecados mortais,
que são sete,
quando a terra não repete
que são mais.

Me confesso
o dono das minhas horas.
O das facadas cegas e raivosas,
e o das ternuras lúcidas e mansas.
E de ser de qualquer modo
andanças
do mesmo todo.

Me confesso de ser charco
e luar de charco, à mistura.
De ser a corda do arco
que atira setas acima
e abaixo da minha altura.

Me confesso de ser tudo
que possa nascer em mim.
De ter raízes no chão
desta minha condição.
Me confesso de Abel e de Caim.

Me confesso de ser Homem.
De ser o anjo caído
do tal céu que Deus governa;
De ser o monstro saído
do buraco mais fundo da caverna.

Me confesso de ser eu.
Eu, tal e qual como vim
para dizer que sou eu
aqui, diante de mim!


in "O Outro Livro de Job" (1936).
Miguel Torga-Poesia Completa- Publicações D. Quixote


1 comments:








Anónimo

disse...

Só hoje tive tempo para te linkar.Confira. Espero que me link também. Fica bem!!!!!!