Blog Widget by LinkWithin

2005-01-30

Braga comanda - até amanhã ? - 19ª. Jornada

Porto 1 - 3 Sp. Braga

O Sporting de Braga derrotou o FC Porto no campo deste e confirmou a sua candidatura ao título da Superliga portuguesa. O Braga veio ao Estádio do Dragão jogar no campo todo e inaugurou o marcador por João Tomás, de cabeça, aos na sequência de um pontapé de canto. O Porto continuava num jogo de troca de bola, mas sem profundidade. O treinador faz sair Bosingwa para entrar Cláudio Pitbull, mas o Porto não criava oportunidades. Foi uma mudança de velocidade de Seitaridis que provocou uma grande penalidade feita por Nem, que se precipitou. O empate foi obtido por Diego na conversão do penalty. Todavia o empate não demorou muito tempo, porque aos 41' na marcação de um livre o Braga chegou de novo à vantagem de cabeça por Wender em posição duvidosa em termos de legalidade . Já antes aos 38' e 39' Wender isolado (assustou-se com a saída de Vítor Baía) e João Tomás (defesa de Baía com os pés), respectivamente, tinham falhado a oportunidade de repôr o Braga no comando.

Na 2ª. parte o Porto passou a comandar o jogo em termos territoriais fazendo recuar o Braga que já não conseguia ter a bola para jogar, mas a ineficácia portista mantinha-se, sem sequer obrigar Paulo Santos a intervenções difíceis. Quando se pensava, ainda que sem jogar bem -longe disso - o Porto podia empatar na sequência da sua postura de ataque, o jogo ficou decidido aos 75´ quando após um contra-ataque Vítor Baía pontapeia a bola contra o corpo de João Tomás e a bola caminha para a baliza portista concretizando-se o 1-3. Depois, bem... a indisciplina do Porto mais uma vez vem ao de cima, com Maniche que entrara para substitur Leo Lima (66') , a ter uma entrada violenta que o árbitro pune bem com cartão vermelho directo, aos 84'. O desnorte dos portistas foi evidente, agora com os adeptos a manifestarem-se negativamente, e foi o Braga que esteve perto por duas vezes de fazer o 1-4.

Arbitragem complicativa de Bruno Paixão, muito permissivo disciplinarmente na 1º. parte com entradas de jogadores portistas (Costinha aos 5' sobre João Alves e Pepe aos 21') e uma cotovelada de Pedro Emanuel (40') passou sem punição. O assistente que acompanhou o ataque do Porto na 2º. parte também trocou um canto a favor dos portistas, numa jogada de Diego, por um pontapé de baliza para o Braga.

Melhor jogador: Jorge Luiz

Boavista 2 - 2 Gil Vicente

O Boavista não consegui materializar no resultado a vantagem evidenciada em caudal de jogo ofensivo e teve que recuperar duas vezes no resultado para não ser derrotado, sendo o 2-2 marcado já aos 86' por Hugo Almeida. De destacar negativamente as jogadas de cotovelo que parece terem pegado moda no futebol português.

Outros resultados da jornada

Moreirense 1-2 Benfica
B.Mar 0 -3Nacional
Penafiel 0-1 Marítimo
Estoril 1-1 U.Leiria
Belenenses 2-1Rio Ave
Amanhã joga-se o Sporting-V. Setúbal
Braga é o 1º com 36 pontos, Porto, Sporting, Benfica e Boavista têm todos 34 pontos, com o Sporting com menos um jogo. Nos lugares de descida: Moreirense e Beira Mar 17 e Académica 13 (todos perderam).


0 comments: