Blog Widget by LinkWithin

2004-11-14

Comentário à Jornada 10

O Porto passou à liderança do Campeonato Português de Futebol ao vencer em Barcelos o Gil Vicente por 2-0 num jogo em que o resultado não espelha a fraca exibição portista, que começou a desenhar-se graças a um golo espectacular de Ricardo Quaresma numa jogada individual ainda na primeira parte; o segundo golo surgiu quase no final por Costinha de cabeça na sequência dum canto, quando o Gil Vicente procurava o empate, que não havia acontecido pouco antes por Braima, que rematou ao lado, desperdiçando uma oportunidade concedida por Nuno que falhara um cruzamento. O treinador do Gil Vicente no final do jogo queixou-se de um pretenso penalty não marcado a favor da sua equipa com o resultado ainda em 0-0.
Melhor em campo : Ricardo Quaresma

No Funchal assistiu-se a uma primeira parte de grande nível com Marítimo a superiorizar-se ao Benfica graças ao excelente nível técnico dos seus jogadores aliada a grande velocidade, que confundiu o Benfica. Aos 5' Simão Sabrosa rematou ao poste mas foi o Marítimo que se adiantou no marcador logo aos 9' por Pena. A vantagem durou pouco porque Simão Sabrosa na execução dum livre directo empatou o jogo. A 2ª. parte não correspondeu às expectativas deixadas pela primeira e as equipas como que se conformaram com o empate, o Marítimo porque não manteve os níveis físicos e principalmente de velocidade da 1ª. parte , o Benfica talvez por incapacidade achou que o empate seria o mal menor. O esquema tactico de dois pontas de lança do Benfica desta vez não resultou - Karadas e Sokota tiveram uma reduzida eficácia frente à defesa maritimista. No Benfica, continua a faltar um organizador de jogo no meio-campo e a saída de Geovanni por lesão ainda na 1º. parte limitou as opções de Trapatonni, que no final do jogo confirmou aquela falta de ambição ao declarar que o Benfica tinha ganho um ponto e não perdido. Desta vez não houve motivos para dizer mal da arbitragem, pelo contrário, em jogo difícil o árbitro esteve bem. O melhor em campo na nossa opinião foi Manduca, mas Moreira ao defender superiormente um remate de Leo Lima já na 2ª. parte protagonizou o momento do jogo.

O Sporting derrotou já na noite de domingo o Boavista copiosamente por 6-1. O Boavista sofreu neste jogo tantos golos quantos havia sofrido nos 9 jogos anteriores! Tudo correu bem ao Sporting que fez uma excelente exibição enquanto o Boavista foi um "desastre" (designação do treinador Jaime Pacheco à exibição da sua equipa),tal foi a desorganização. Num jogo que termina 6-1 o árbitro nem devia ser chamado à colação tal o desnível, mas Duarte Gomes cometeu erros que um jogo fácil não justificava: a) Roshemback na primeira parte ficou impune após ter dado uma cotovelada num adversário; b) O assistente deixou passar um fora de jogo a Liedson que atirou ao poste (mas que valia se entrasse!); c) Com o resultado já em 4-0 (com o não auxílio do assistente) nem assim assinalou uma grande penalidade nítida de Polga sobre Flores. O melhor em campo na nossa opinião foi Douala.

Nos outros jogos a Académica conseguiu a primeira vitória fora neste campeonato ao derrotar o Estoril por 1-0 e saiu dos lugares de despromoção, enquanto o Penafiel regressou às vitórias batendo por 2-1 o Beira Mar, deixando Cajuda em "maus lençóis" - ainda não ganhou. O Belenenses derrotou o Moreirense por 3-0 afundando a equipa de Moreira de Cónegos na classificação onde é penúltimo. O Vitória de Setúbal bateu em casa por 1-0 com um golo de Igor à entrada para o último qurto de hora e encontra-se em excelente 3º. lugar a dois pontos do Porto e a um do Benfica.

Em Leiria a União local e o Sp. Braga empataram a zero num jogo disputado com algum interesse mas com incapacidade concretizadora de ambos os lados.

A jornada encerra com o Rio Ave - Guimarães a jogar-se nesta segunda-feira.

Na próxima jornada temos o Porto-Boavista, enquanto o Benfica joga em casa com o Rio Ave e o Sporting vai a Aveiro defrontar o Beira Mar. Na cauda da classificação há um Moreirense-Penafiel enquanto o último, Gil Vicente joga novamente em casa contra o Setúbal. Há ainda a registar o derby madeirense Nacional-Marítimo.


0 comments: