Blog Widget by LinkWithin

2012-01-08

Meu Sonho Familiar - Paul Verlaine

Às vezes sonho o sonho estranho e persistente
de u'a mulher que eu amo e me é desconhecida.
Sempre a mesma não é, essa mulher querida,
mas também, é certo, não é outra, totalmente.

Ela me compreende e me ama... Tão somente
a essa mulher desvendo o coração e a vida.
Mas também minha fronte, pela dor ferida,
ela só é quem sabe afagar, docemente...

Ela é morena, ou loira, ou ruiva? Eu o ignoro.
Seu nome? Apenas sei que é doce e que é sonoro
como os nomes de amantes que a Vida exilou.

Parece olhar de estátua o seu olhar vazio.
E tem na voz, longínqua e calma, o lento, o frio,
o triste acento de uma voz que se calou...

(trad. de Luís Martins)
Paul Marie Verlaine (n. Metz, 30 de Março de 1844, – m. Paris, 8 de Janeiro de 1896)

Ler do mesmo autor:


0 comments: