Blog Widget by LinkWithin

2012-01-22

Benfica sofre para manter comando na classificação: golo de Galo dava um ponto aos "galos" ao intervalo


Benfica

3-1

Gil Vicente


Só com Aimar em campo o Benfica ultrapassou o galo


Já conhecedor do triunfo do Porto em casa frente ao Guimarães por 3-1 o Benfica sem ausências (Cardozo e Rodrigo no onze inicial e Aimar no banco) entrou em campo com a disposição habitual de marcar cedo. Todavia, não foi noite de grande inspiração encarnada.

Ainda assim na marcação de um livre de Nolito, Cardozo de cabeça inaugurou o marcador aos 24'. Antes disso os visitantes ameaçaram a «baliza de Artur com Garay (com medo de fazer falta) a permitir  que Hugo Vieira manobrasse dentro da área permitindo o cruzamento que Richard desviou e não fosse Maxi Pereira a desviar para canto o Gil Vicente abriria o marcador aos 13'.

O jogo do Benfica foi pouco fluido com a equipa do Gil a não conceder espaços e a resguardar-se no seu meio-campo com pouca inspiração de Gaitán e Witsel e a falta de um "pensante" na organização de jogo ofensiva do Benfica.

A equipa do Gil Vicente a perder espraiou-se em certos períodos pelo campo e aproveitando o nervosismo da defesa do Benfica foi ganhando alguns lances de bola parada. De um deles concedido por Garay, Artur desfez o cruzamento a punhos para fora da área e apareceu Rodrigo Galo (nada mais consonante, não é verdade?) a marcar o golo do empate no único golo que fez nesta época.

Os adeptos encarnados em grande número no Estádio (mais de 40 mil) passaram o intervalo nervosos e desconfiados mas o início da segunda parte ainda poderia ser pior. A equipa do Gil Vicente surpreendeu nos primeiros minutos e esteve perto de ganhar vantagem. Artur fez grande defesa a remate de Hugo Vieira (48'). Os defesas encarnados muito nervosos com demasiados passes para o guarda-redes ao ponto de até o árbitro ter entendido existir mais um quando Witsel intercepta para trás uma bola de carrinho que Artur agarrou com as mãos. Marco Ferreira assinalou livre indirecto que os gilistas desperdiçaram com um remate muito torto.

Jesus aos 57' meteu Aimar e aos 69' Bruno César passando a jogar praticamente num 4x2x4. O espectro do empate de Barcelos ganhava expressão na mente dos adeptos mas o Benfica jogava agora um futebol mais incisivo com a imaginação de Aimar a empurrar a equipa de Barcelos cada vez mais para a defesa.

Num remate do meio da rua de Rodrigo que ainda desviou nas costas de um defesa a bola foi parar ao fundo das redes da baliza de Adriano e passados dois minutos numa jogada iniciada por Aimar e pelo meio com tabela com Nolito foi finalizada pelo influente jogador argentino dando tranquilidade aos adeptos e aniquilando as aspirações da equipa de Paulo Alves.

Foi a altura para o Gil Vicente arriscar mais com a saída de Daniel para entrar um avançado, Guilherme, e mostrar que a equipa sabe jogar mas nessa altura o Benfica já assumira a vantagem decisiva jogando útil. Foi um triunfo difícil e sem nota artística desta vez para a equipa da Luz. Na próxima semana vai fora a Santa Maria da Feira enquanto o adversário directo o FC Porto vai a Barcelos jogar com este Gil Vicente. Este campeonato segue uma onda em que o primeiro dos clubes a ceder pode ser decisivo, sendo que daqui por cinco jogos há o Benfica-Porto.

O árbitro Marco Ferreira da Madeira não agradou nem a gregos nem a troianos. O principal pecado, a meu ver, foi deixar o jogo muito interrompido com muitas paragens na marcação de livres e até de lançamentos da linha lateral.


Estádio da Luz
16ª Jornada da Liga Zon Sagres 2011/2012

Árbitro: Marco Ferreira da AF Madeira
BENFICA: Artur Moraes, Emerson, Garay, Maxi Pereira, Luisão, Witsel, Nolito, Gaitán (Aimar 57'), Javi García (Bruno César 69'), Rodrigo (Luís Martins 90'), Cardozo

GIL VICENTE: Adriano, Daniel (Guilherme 76'), Halisson, Cláudio, Júnior Caiçara, André Cunha, Luís Manuel, Pedro Moreira, Rodrigo Galo, Hugo Vieira (Roberto 86'), Richard

Golos: 1-0 Cardozo 27'; 1-1 Rodrigo Galo 41'; 2-1 Rodrigo 72'; 3-1 Aimar 74'
Disciplina:
53' Cartão Amarelo para Daniel (Gil Vicente).
71' Cartão Amarelo para André Cunha (Gil Vicente).
88' Cartão Amarelo para Rodrigo (Benfica).


0 comments: