Blog Widget by LinkWithin

2011-12-03

3-XII-1871 - Candido Guerreiro

Hoje perfaz 140 anos sobre o nascimento do poeta algarvio Cândido Guerreiro; deixamos aqui mais um poema deste autor, um soneto que ele escreveu precisamente sobre o dia do seu nascimento:

Mais alto que o rumor da grande cheia
Que a ribeira trazia, era o lamento
E o galopar das legiões do vento
Pelas vielas lôbregas da aldeia…

Era em Dezembro à noite, às onze e meia,
Quando isso aconteceu… Nesse momento
Entrou em casa um pássaro agoirento
E apagou com as asas a candeia.

Bateu o vento com mais força às portas,
E conta a minha mãe que, sobre o leito,
Da telha vã caíram pingas mortas…

Ao mundo vim assim tão malfadado…
De tarde houvera um temporal desfeito;
Nasceu à noite mais um desgraçado…

Francisco Xavier Cândido Guerreiro (nasceu em Alte no dia 3 de Dezembro de 1871; faleceu em Lisboa, no dia 11 de Abril de 1953).

Ler do mesmo autor, neste blog:
Do Meu Pequeno Quarto de Estudante
Porque Nasci ao Pé de Quatro Montes
A Minha Terra
HOMO


1 comments:








tulipa

disse...

EXCELENTE excerto da obra do poeta algarvio Cândido Guerreiro.
Gostei.
Obrigado pela partilha!

Tenho andado ausente, foram 10 dias sem net e depois mais 15 de férias, ausente de Portugal.

Já estou de regresso...
fiz o 1º post sobre a minha viagem, se tiveres paciência para ler, estás convidado.

é assim...eu sozinha pelo Mundo, com esta idade não é muito aconselhável...
se eu tivesse uma companhia seria bem mais agradável, com toda a certeza.
Continuo a procurar as agências de viagem porque fico um pouco mais orientada, (só um pouco...)
no entanto,
eu também me oriento sozinha como consta no meu relato do 1º dia de férias sozinha em Miami.

Tenho que ser desenrascada,
com o meu fraco inglês lá vou indo pelo Mundo e nunca me atrapalhei, felizmente.

Quando faz frio em férias é desagradável, mas antes prefiro frio do que chuva, com frio agasalho-me mais um pouco e vou passear; já com chuva...não dá para ver nada!!!

Um beijinho da Tulipa