Blog Widget by LinkWithin

2011-09-18

Benfica iguala Porto no comando antes de se defrontarem no Dragão na próxima sexta-feira

Académica logoBenfica logo
Benfica

4-1

Académica


Melhor resultado do que a exibição

O Benfica ganhou pela primeira vez por três golos de avanço neste campeonato e igualou o Porto no comando da classificação, uma vez que a equipa portista empatou em Aveiro frente ao Feirense. A este duo pode-se juntar amanhã o Braga caso vença o derby minhoto que se disputa em Guimarães.

Depois da grande noite europeia da 4ª. feira passada num jogo de grande categoria o jogo de hoje sendo de outra realidade reflectiu também algumas consequências das exigências do jogo europeu. Jesus fez descansar Javi Garcia (entrou Matic), Aimar e Gaitán (estiveram no banco entrando para os últimos cerca de vinte minutos). Rúben Amorim que jogou no jogo da Champions face às exigências do adversário também não participou no jogo de hoje. No lado esquerdo do meio campo a opção foi Bruno César (fez um golo, o primeiro do jogo) e na direita foi Nolito (fez dois golos e porventura merece o epíteto de MVP do jogo. Saviola voltou para fazer parceria na frente com Cardozo, mas se na primeira parte apareceu a fazer boas assistências, assim surgiu o primeiro golo, não definiu bem certos lances. Com o resultado em 1-0 esteve numa jogada de vantagem de dois para zero e em vez de ter feito o passe para o companheiro marcar com a baliza deserta levou o lance individual pela direita até ao fim desperdiçando a oportunidade de resolver o jogo ainda numa fase bastante madrugadora do jogo. Na segunda parte baixou de rendimento e viria a dar lugar a Gaitán.

O Benfica comandou o jogo mas a equipa de Coimbra chegou ao empate a cinco minutos do final da primeira parte com um golo de Danilo com Artur a tocar na bola mas a não desviá-la o suficiente para impedir que entrasse na baliza. Este golo não fez a mossa esperada porque um minuto volvido numa jogada individual típica de Nolito no fura-fura pelo meio dos adversários acabou por repôr a vantagem no marcador para o Benfica.

Na segunda parte o jogo foi um pouco atípico e aquém do nível exigido. A Académica subiu a sua linha defensiva e então a aglomeração de jogadores numa faixa estreita ao redor da linha de meio-campo tornou o jogo pouco fluído. O Benfica não conseguiu acertar o timing e a desmarcação certa (tal só viria a ocorrer já no minuto 90 com o lançamento da Aimar para Nolito a resultar no quarto golo) e os foras de jogo sucederam-se (alguns erradamente assinalados pelo assistente).

A cerca de dez minutos do final o jogo ficou decidido numa falha de Peiser que não desfez um cruzamento da esquerda do ataque encarnado aparecendo Aimar, de cabeça! a aumentar o score para 3-1 que foi ampliado em cima do minuto 90 por Nolito.

À entrada de Rui Miguel na Académica, em busca do 2-2, contrapôs Jesus com a entrada de Aimar e Gaitán e o primeiro haveria de ter papel decisivo no avolumar do resultado que no final do jogo tem uma expressão pesada face à exibição das equipas.

Vasco Santos e auxiliares(?)já demonstraram não ter jeito para estas coisas da arbitragem. Aos 6' o assistente (o tal que falhou em alguns foras de jogo na segunda parte) deu sinal que Bruno César cortara uma bola com o braço. Vasco Santos mostrou o amarelo ao jogador da casa mas marcou a falta fora da área quando afinal Bruno César estava dentro da área defensiva pelo que deveria ter sido penalty. Também penalty mas neste caso a favor dos encarnados ocorreu a meio da primeira parte num remate de Bruno César desviado com o cotovelo de um defesa, mas que o árbitro também deixou passar. Assistimos ainda a uma agressão com o cotovelo a Saviola,, durante a primeira parte que passou impune. E num lance de agarrões consecutivos e veementes a Nolito ficou o amarelo por mostra ao jogador da Académica que foi transformado num amarelo para o jogador espanhol por ter pedido esse amarelo que as regras impunham. Enfim...

Triunfo que só se consolidou aos 82' (no ano passado o resultado era de 1-1 e nos descontos a equipa de Coimbra saiu vencedora na estreia do campeonato) numa exibição q.b. que deu para rodar alguns jogadores e que serviu para Rodrigo se estrear (aos 85' substituiu Cardozo).

Nas próxima sexta-feira o primeiro grande clássico da época. No Dragão temos um FC Porto - Benfica, antes da segunda ronda europeia da próxima semana.

Estádio da Luz 5ª Jornada
Cerca de 32 mil espectadores
Árbitro: Vasco Santos (Porto)
BENFICA: Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Matic, Witsel, Bruno César (Aimar 71'), Nolito, Saviola (Gaitán 71'), Cardozo (Rodrigo 85')

ACADÉMICA: Peiser, Cédric, Real, Abdoulaye, Nivaldo, Pape Sow (Marinho 75'), Adrien Silva, Danilo (Júlio César 88'), Sissoko, Éder, Diogo Valente (Rui Miguel 66')

Golos: 1-0 Bruno César, 1-1 Danilo 40'; 2-1 Nolito 42'; 3-1 Aimar 82'; 4-1 Nolito 90'
Disciplina: 6'Cartão Amarelo para Pape Sow (Académica).
9'Cartão Amarelo para Bruno César (Benfica).
64' Cartão Amarelo para Adrien Silva (Académica).
74' Cartão Amarelo para Nolito (Benfica) depois de ser sucessivamente agarrado e ter exigido amarelo para o adversário.


0 comments: