Blog Widget by LinkWithin

2010-02-28

Liga Sagres: Sporting arrasa o Porto e deixa o título para discussão a dois

FC Porto logoSporting logoSporting

3-0

FC Porto



Quem anteciparia este knock-out?

Durante esta semana o Sporting conseguiu os adeptos contentes. Primeiro a eliminação do Everton com triunfo por 3-0. Hoje nova vitória e também por 3-0, colocando o Porto praticamente fora de combate no que respeita à luta pelo título e dando uma prenda de anos ao rival da cidade que agora vê o Braga como principal obstáculo à conquista do título.

O Sporting foi uma equipa muito mais colectiva, mais agressiva, a ganhar um número absurdo de ressaltos de bola. É certo que o início do jogo com um golo logo aos 6' ajudou, motivando ainda mais a equipa e pressiou mais o adversário. João Moutinho bailou na esquerda perante Fucile, uma, duas vezes, parecia que tinha a bola perdida ainda foi lá tentar o cruzamento para a área, a bola foi mal afastada pela defesa portista e Yannick Djaló fez o remate que bateu Helton.

Até aos 20' nem mostras de reacção da equipa do Porto. O segundo golo esteve eminente numa jogada em que os jogadores do Sporting ganharam quatro ressaltos consecutivos sobrando para o disparo de Liedson que Helton evitou que se convertesse no segundo golo.

A partir dos 20 minutos o Porto apareceu com mais bola e a fazer perigar a defesa sportinguista onde Carriço apareceu a cortar in-extremis um passe para Falcão. O Porto pareceu capaz de alterar o rumo do jogo e a equipa sportinguista ia perdendo o controlo da bola, que Carvalhal exigia que fosse mais trocada e conservada. A verdade é que o esboço de reacção portista face à inconsequência de Varela perante Abel e à inexistência de Mariano, durou pouco. Na parte final da primeira parte voltou a superioridade sportinguista e o 2-0 de Izmailov antes do intervalo dava uma segurança aos leões e motivos de grande preocupação aos portistas.

Então que dizer ao 3-0? Logo no reinício o Sporting voltou a aumentar a diferença, com um remate de pé esquerdo de Miguel Veloso perante a passividade de reacção portista. Liedson conseguira uma desmarcação primorosa recebendo o passe pela meia direita de um colega de equipa e com ângulo difícil mesmo assim rematou cruzado com a bola a bater no poste, a seguir veio a recarga vitoriosa.

A partir daqui o jogo estava resolvido. Nem esboço de reacção significativa dos portistas. Pairou no estádio mais perto a hipótese de 4-0 do que o 3-1. Christian Rodriguez veio trazer um pouco mais de agressividade mas insuficiente para contagiar os colegas. O Sporting por outro lado, com um meio-campo mais equilibrado pela presença de Pedro Mendes e de Miguel Veloso (ainda que este último tenha cedo no jogo sido amarelado), com a velocidade de Yannick Djaló e a persistência, agressividade e efeito carraça de Liedson mereceu indubitavelmente o triunfo e pode partir para um bom final de época, possivelmente a preservar a manutenção do treinador para a próxima época.

João Ferreira teve uma arbitragem razoável. Não houve lances susceptíveis de discussão durante toda a semana. Falcão caiu na área sportinguista na primeira parte com um toque de Abel(?) nas costas, mas eu também não marcaria penalty. Sendo assim...

Com arbitragem de João Ferreira (AF Setúbal), as equipas alinham:

SPORTING – Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço (Polga, 74 m) e Grimi; Izmailov (João Pereira, 90 m), Pedro Mendes, Miguel Veloso (Adrien, 76 m) e João Moutinho; Liedson e Yannick.

Suplentes: Tiago, João Pereira, Polga, Adrien, Pereirinha, Matias Fernandez e Saleiro.

FC PORTO - Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Ruben Micael (Guarín, 56 m), Tomás Costa e Raul Meireles (Belluschi, 46 m); Mariano (Rodriguez, 56 m), Falcao e Varela.

Suplentes: Nuno, Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Valeri, Guarín, Belluschi e Rodriguez.

Disciplina: cartão amarelo a Miguel Veloso (11 m), João Moutinho (15 m), Bruno Alves (16 m), Yannick (29 m), Belluschi (73 m), Helton (75 m), Izmailov (77 m), Liedson (78 m), Álvaro Pereira (89 m)

Marcador: 1-0 por Yannick (6 m); 2-0 por Izmailov (45 m); 3-0 por Miguel Veloso (46 m)


1 comments:








Dylan

disse...

Uma vitória contra a arrogância!