Blog Widget by LinkWithin

2014-03-14

Outro - Frei Agostinho da Cruz

No silêncio da noite, em que vigio,
Desterrado da terra o pensamento,
No que dentro nesta alma represento,
Ora me aquento mais, ora me esfrio.

E pera temperar fogo com frio,
Em que me esfrio mais, ou mais me aquento,
Dos efeitos do puro sentimento
Na minha saudade choro e rio.

Depois destes contrários temperados
Na môr quietação, na môr brandura
Meus pensamentos ficam sepultados:

Temperada a frieza na quentura
Do meu divino amor tão apurados,
Que me deixam em paz na sepultura.

Poema extraído de «Cem Sonetos Portugueses», selecção, organização e introdução de José Fanha e José Jorge Letria, Terramar

Frei Agostinho da Cruz tera nascido em Ponte da Barca a 3 de Maio de 1540; faleceu em Setúbal a 14 de Março de 1619.


0 comments: