Blog Widget by LinkWithin

2011-11-26

Benfica derrota o Sporting jogando meia-hora só com dez

Sporting logoBenfica logo

Benfica

1-0

Sporting


Javi Garcia marcou de cabeça... e aguentou a expulsão de Cardozo aos 63'


Sem Luisão lesionado foi Jardel que fez dupla de centrais com Garay. No Sporting Carriço apareceu à frente da dupla de centrais Polga e Oniewu. O jogo foi de grande intensidade e ritmo na primeira parte com o Sporting a entrar no jogo com grande agressividade privilegiando a iniciativa atacante pelo lado esquerdo com o duelo Diego Capel - Maxi Pereira a quase fazer faísca. Aos 12' o Estádio da Luz vibrou com a iminência do primeiro golo do jogo e para o Benfica. Canto de Aimar marcado muito parta trás para a entrada da área surgindo Gaitán a disparar um pontapé que levou a bola a bater no poste e a atravessar a baliza de Rui Patrício. Pouco depois foi Schaars que rematou de pé direitomas ao lado da baliza do Benfica.

Aos 24' o Sporting teve uma contrariedade com Matías Fernandez a lesionar-se sozinho e a ter de ser substituído entrando Carrilho.

Por esta altura o Benfica equilibrava o jogo com Aimar a evidenciar toda a sua categoria técnica depois de um começo mais ameaçador da equipa leonina.

Aos 37' Carrillo arranca pelas direita e Artur sai a fazer a mancha evitando o perigo. Já perto do final da primeira parte e na sequência de outro pontapé de canto marcado por Aimar o Benfica ganhou avanço no marcador com Javi Garcia a marcar de cabeça.

O início da segunda parte foi caracterizado pela iniciativa leonina que ganhou um livre junto da linha lateral da área por (pretensa) falta de Javi Garcia. Logo a seguir uma confusão na área do Benfica por altura da marcação de um pontapé de canto deu lugar a repreensão a Cardozo e a Wolfswinkel.

O Sporting atacava mais mas ao Benfica pertenceu a grande oportunidade de fechar o jogo. Oniewu perdeu parea Aimar e este assistiu Cardozo para o 2-0. Este surpreendeu-se com a oferta e começou a fintar adversários que lhe apareceram emn vez de ter logo finalizado. Ainda assim remataria forte (mas já com menor ângulo) respondendo Rui Patrício com defesa para canto.

O Sporting apostava agora mais pelo lado direito com Emerson a demonstrar muita permeabilidade (e menor capacidade física). De um cruzamento de Carrillo, Elias apareceu em excelente posição para o empate mas o remate de cabeça foi magistralmente defendido por Artur - uma intervenção que valeu um golo.

Aos 63' Cardozo no meio-campo leonino foi afastado em falta mas João Capela deixou jogar. O avançado paraguaio abriu os braços em protesto e deu um murro no relvado e o árbitro em excesso de rigor mostrou o segundo cartão amarelo. Não há derby que não tenha polémica quanto à arbitragem e estava assim criados motivos para este jogo não fugir à regra. Com o Soporting a perder e o Benfica - que jogara a meio da semana em Manchester - só com dez era natural o domínio territorial do Sporting.

Pouco depois da expulsão uma distracção de Artur que se desinteressou de uma bola que irioa sair pela linha final não fosse a diligência de Wolfswinkel quase dava o empate. O avançado de pouco ângulo obrigou o guarda-redes a defender de joelhos mas a bola sobrou para a zona frontal onde Elias desperdiçou grande chance de golo ao chutar ao lado!

Jesus procurou reconstituir a equipa fazendo entrar Rodrigo parta o lugar de Aimar e alguns minutos depois Ruben Amorim para o pouco visto Bruno César. Já Domingos Paciência prescindindo do amarelado Carriço por André Santos avançando mais a linha média.

O Benfica a custo reequilibrou-se em termos de organização passando Witsel a dar nas vistas. A dez minutos do fim entrou Bojinov para o lugar de Insua mas o avançado búlgaro não teve tempo para se evidenciar. O Benfica aguentou o último fôlego leonino e conseguiu garantir um triunfo difícil mas precioso numa semana bem sucedida após a qualificação para a Champions com o empate de Manchester e agora o triunfo - em situação de dificuldade face à expulsão de Cardozo -.

O árbitro mostrou muitos cartões amarelos e na parte final do jogo teve hipóteses de colocar as equipas em igualdade numérica após falta de André Santos (já previamente amarelado) mas preferiu mostrar o cartão amarelo a Schaars! Para Cardozo é que não teve contemplações...

Estádio da Luz:
Assistência: 63.146 espectadores
Árbitro: João Capela
BENFICA: Artur Moraes, Maxi Pereira, Garay, Jardel, e Enmerson; Javi Garcia, Witsel, Bruno César (Ruben Amorim 68'), Gaitán, Aimar (Rodrigo 66') e Cardozo.

SPORTING: Rui Patrício, João Pereira Insúa, Onyewu, Polga e Insua;
Daniel Carriço (André Santos 66') , Elias, Diego Capel, Matías Fernández (Carrilho 26'), Schaars, Van Wolfswinkel

Disciplina:
2' Cartão amarelo para Elias por falta sobre Garay.
21' Cartão amarelo para Carriço por falta sobre Aimar.
45+1' Cartão amarelo para Aimar por falta sobre Insúa.
48' Cartão amarelo para Wolfswinkel e para Cardozo por desentendimento antes da marcação de um pontapé de canto favorável ao Sporting.
80' Cartão amarelo para Carrillo por pontapear a bola com o jogo parado...
84' Cartão amarelo para André Santos por falta sobre Maxi Pereira.
87' Cartão amarelo para Schaars por protestos.


1 comments:








Amélia

disse...

Não vi o jogo - não tenho TVsport - mas ouvi o relato como nos velhos tempos. Lamentáveis as cena finais por arte de sportinguistas despeitados e,a meu ver desnecessariamente, «engaiolados».Deve ter sido um jogo extraordinário...Não entendi a expulsão do Cardozo.