Blog Widget by LinkWithin

2011-08-29

Benfica ganha na Madeira (e não sofreu golos!)

Benfica logoNacional logo

Nacional

0-2

Benfica



Em noite de nevoeiro... Cardozo iluminou o caminho da vitória!

Há pouco mais de um ano (21 de Agosto de 2010) comentávamos neste blog que o Benfica pagou uma fortuna para perder. Com efeito, o Benfica perdia por 2-1 na segunda jornada do campeonato (e foi a segunda derrota) com queixas para Roberto cuja aquisição custara 8,5 milhões de euros...

Agora com Artur as coisas têm sido diferentes. E porque começamos a crónica do jogo por este tema? Porque em noite de nevoeiro o futebol do Benfica, com Aimar marcado em cima por um adversário, esteve desaparecido até surgir o golo de Cardozo (que teve, de novo, uma exibição bastante positiva) a concluir de cabeça um cruzamento da direita de Gaitán havia 22 minutos de jogo. Mas que tem, então Artur a ver com isso? Pois é verdade... durante a primeira parte o jogo por causa do nevoeiro foi interrompido por duas vezes e durante os primeiros 2/3 desta primeira parte do jogo foi o Nacional que jogou mais. E aí Artur foi decisivo ao defender com um pé um remate de Mateus, desmarcado por Skolnik pela meia direita do ataque do Nacional.

Foi Mateus um jogador perigoso com entradas entre o centro e a extrema direita colocando problemas a Emerson e Jardel. Com Aimar manietado o futebol do Benfica aparecia tão enevoado como o tempo.

Porém a capacidade concretizadora de Cardozo colocou o Benfica em vantagem e após a segunda interrupção do jogo ou seja na parte final da primeira parte o Benfica surgiu mais moralizado.

Na segunda parte o nevoeiro passou e o Benfica melhorou. Jesus substituíra ao intervalo Nolito (não se viu ...seja porque poucas vezes tocou na bola seja porque jogava no lado esquerdo - lado mais longe da visão das câmaras - e aí o nevoeiro não deixava vê-lo!) por Bruno César. Durante o primeiro quarto de hora da parte complementar do jogo o Nacional ainda forçou o Benfica à concessão de vários pontapés de canto mas depois surgiu Gaitán a tomar iniciativas pelo lado direito e Wiksel a melhorar incorporando-se no ataque. Desde o recomeço até ao minuto 62' Artur Soares Dias distribuiu cartões amarelos em barda, aos jogadores do Nacional quase sempre por cortarem jogadas de saída para o contra-ataque do Benfica, aos encarnados para tentar equilibrar mais as estatísticas...

Foi, porém, João Aurélio o mais prejudicado ao ver o amarelo pela segunda vez após falta sobre Bruno César (aos 62') já depois de iniciar este ciclo de amarelos aos 49' então por falta sobre Gaitán. Logo a seguir Soares Dias, incongruente, não soube punir com cartão vermelho uma agressão - cotovelada violenta a Wiksel- de João Aurélio praticada ainda fora da área e que interrompeu jogada perigosa do Benfica. Levou somente amarelo numa das jogadas mais inequívocas de vermelho directo que se pode ver em futebol.

O que é certo é que o Benfica em superioridade numérica acentuou a melhoria na produção do jogo que já se sentia enquanto o treinador do Nacional esgotava as substituições ao fazer uma dupla substituição aos 70' (entradas de Todorovic e Diego Barcellos para os lugares de Mihelic e Rondon), já depois de ter feito entrar Edgar Costa (no lugar de Mateus) não atirava a toalha ao chão e continuava a procurar explorar em particular o lado esquerdo da defensiva do Benfica.

O Benfica desfrutou de algumas oportunidades de golo: Aimar ao concluir um livre directo ligeiramente ao lado, Luisão algumas vezes na sequência de jogadas de bola parada, Cardozo que viu um excelente remate ser defendido por Elisson.

Não fechava o jogo o Benfica... o Nacional não desistia e foi assim o jogo até ao fim com resultado incerto até que os benfiquistas satisfeitos por verem o minuto 94 expirar, até porque imediatamente antes houve um pontapé de canto (mal assinalado e ainda por cima com falta sobre Emerson!) contra o Benfica, que os adeptos puderam assistir ao segundo golo do jogo e do seu clube: na saída da jogada do canto Bruno César ganha a bola na intermediária defensiva e parte com ela, galgando terreno em velocidade de TGV até à conclusão com sucesso. Foi o segundo golo de Bruno César no campeonato e o segundo golo ao minuto 94 dando vantagem de dois golos à vitória do Benfica.

Jogo difícil não muito bem jogado, entrecortado na primeira parte pelas interrupções do nevoeiro, mas um jogo bravo em que o Nacional surgiu bastante melhor do que nos jogos com o Birmingham. Este Benfica tem maior controlo do que o da época passada, não tem um caudal ofensivo tão opressor mas está mais regular e tem individualidades de categoria... entre os quais o guarda-redes!

A arbitragem não esteve isenta de erros e este estilo de apitar a tudo mostrando amarelos por qualquer coisa só pode dar nisto...quando os vermelhos se justificam o critério alarga...

Jogo da 3ª Jornada da Liga 2011/2012
Estádio do Nacional da Madeira
Árbitro: Artur Soares Dias
NACIONAL: Elisson, João Aurélio, Felipe Lopes, Danielson, Nuno Pinto, Mihelic (Todorovic 70'), Luís Alberto, Skolnik, Mateus (Edgar Costa 64'), Rondon (Diego Barcellos 70') e Candeias.

BENFICA: Artur Moraes, Emerson, Jardel, Maxi Pereira, Luisão, Witsel, Nolito (Bruno César ao int.), Gaitán (Ruben Amorim 90'), Aimar (Enzo Perez 79'), Javi García, Cardozo.

Golos: 0-1 Cardozo 22'; 0-2 Bruno César 90+4'

Disciplina:
40'Cartão Amarelo para Cardozo (Benfica).
49'Cartão amarelo para João Aurélio (Nacional).
53'Cartão amarelo para Danielson (Nacional).
54'Cartão amarelo para Emerson (Benfica).
60'Cartão amarelo para Javi García (Benfica).
62'Segundo amarelo e respectivo vermelho para João Aurélio (Nacional)por falta sobre Bruno César.
67'Cartão Amarelo para Felipe Lopes (Nacional)por cotovelado em Wiksel.
78' Cartão amarelo para Edgar Costa



0 comments: