Blog Widget by LinkWithin

2011-03-21

Benfica não vai ser campeão, mas ninguém joga assim...

Benfica logoPaços de Ferreira logo P. de Ferreira

1-5

Benfica


Nota técnica e nota artística muito elevada
...

Com holandeses, in loco, a espiar os encarnados, estes puseram-nos com olhos esbugalhados nos primeiros vinte e cinco minutos de jogo. Três golos, podiam ter sido cinco... grande mobilidade, variações extraordinárias, defesa pacense desbaratada e iniciativas desequilibrantes de Jara, Aimar, Gaitán, Saviola, enfim...

Cedo se percebeu que este Benfica não era de poupança apesar das ausências de Sidnei, Fábio Coentrão e Salvio. Num lance de bola parada Javi Garcia quase foi "estrangulado" por dois defesas e ainda recebeu uma joelhada... Nunca vira um penalty tão nítido nestas disputas de bola na área em lances de "bola parada": Cohene viu cartão amarelo e Cardozo, mais em jeito do que em força, não falhou e pôs o Benfica em vantagem.

Aos 13' pelo lado direito uma combinação Saviola-Aimar conclui-se com um remate ao primeiro poste do médio argentino do Benfica.

Aos 25' o terceiro golo: um monumento ao futebol, talvez o melhor golo deste campeonato. Jogada ao primeiro toque finalizada com um remate fabuloso de Gaitán após assistência de Cardozo. Vale a pena ver futebol assim...

Mas não se pense que foram três oportunidades, três golos. O Benfica pelo meio teve hipósteses de marcar mais em lances de Jara e de Cardozo.

O Paços de Ferreira viu o jogo mudar nos dez minutos subsequentes. Empolgado por um auto-golo de Carole após livre em jeito de canto curto, o Paços de Ferreira demonstrou que sabe jogar a bola empurrando o Benfica para o meio-campo e estando à beira de fazer o 2-3 num livre frontal de Ozéia com Roberto ainda a desviar a bola e esta a bater no poste...

Os pacenses equilibraram a posse de bola passaram para a frente na estatística dos pontapés de canto mas perderam as suas já remotas possibilidades quando Cohene ultrapassado por Saviola no lado esquerdo do ataque encarnado impede-o de prosseguir em falta e vê o segundo cartão amarelo.

Na segunda parte também não foi preciso muito para perceber que o jogo não iria ter a intensidade da primeira parte. O Benfica confortável no resultado, o Paços de Ferreira querendo (e em certa medida, conseguindo-o) manter a réplica e jogar no campo todo...mas podendo menos, ainda foi pondo a defesa encarnada em sentido, com Jardel a mostrar em certos lances alguma lentidão.

Uma única oportunidade do Benfica com Aimar a receber por trás da defesa um lançamento longo, grande recepção mas o remate não foi suficientemente desviado de Cássio que defendeu com o pé. Com as substituições finais e entrada de Nuno Gomes adivinhou-se que o resultado não ficaria assim. O experiente avançado português mais uma vez mostrou a sua veia goleadora e em cerca de um quarto de hora em campo marcou ...dois golos! Não é preciso muito, basta ser inteligente e saber posicionar-se... O primeiro após defesa de Cássio a remate sem ângulo de César Peixoto a bola sobrou para remate de pé esquerdo de Nuno Gomes, o guarda-redes voltou a defender depois foi de pé direito... O segundo e quinto da equipa e último do jogo outra vez insistência de César Peixoto, desta vez à entrada da área bola sobrante para Nuno Gomes em linha com o último defesa pacense e desvio na bola... sem hipóteses para Cássio.

Triunfo encarnado inapelável com 25 minutos do melhor que se vê por aí...

O Benfica pode evitar assim que o Porto festeje o título no Estádio da Luz.. e para isso basta empatar; mas queremos mais...

Arbitragem de Artur Soares Dias sem grandes polémicas. O penalty é do tamanho da Torre Eiffel e a expulsão sem espinhas... Ainda houve um fora de jogo mal assinalado a Jara no início da segunda parte mas aí a culpa é do assistente...

Paços de Ferreira: Cássio, Baiano, Ozéia, Javier Cohene e Maikón; Manuel José, Filipe Anunciação e Brunio Di Paula (Bura 46'); Mário Rondón, Nélson Oliveira (Rui Caetano 61') e Pizzi (Ammond 71').

Benfica: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Carole; Javi Garcia; Gaitán (Carlos Martins 71'), Aimar e Jara; Cardozo (César Peixoto 65') e Saviola (Nuno Gomes 77')

Golos: 0-1 Cardozo (pen) 4'; 0-2 Aimar 13'; 0-3 Gaitán 25'; 1-3 Carole (p.b.) 28'; Nuno Gomes (2) aos 82' e 90'+1'

Disciplina: 4'Cartão Amarelo para Javier Cohene (P. Ferreira) por cometer penalty sobre Javier Garcia.
37' Cartão Amarelo para Maykon (P. Ferreira).
41' Segundo Amarelo e respectivo Vermelho para Javier Cohene (P. Ferreira) por falta sobre Saviola.
69' Cartão Amarelo para Baiano (P. Ferreira), por protestos


1 comments:








Abelourinha

disse...

Claro que não. Todos os jogos deviam ser assim, abertos com oportunidades para ambas as equipas, mas a nossa cultura desportiva alicerçada ao longo de anos pelo clube do regime que tudo tem feito para que a maioria dos jogos sejam uma chatice.
Mas tenhamos fé, pois a evolução no Futebol será natural com algum atraso é certo, mas uma realidade nos próximos tempos.
Viva O Glorioso SLB.
Cumpts