Blog Widget by LinkWithin

2011-02-21

Liga Zon Sagres: Benfica vence em Alvalade mesmo jogando toda a segunda parte com menos um jogador...

Sporting logoBenfica logo

Sporting

0-2

Benfica


Mesmo só com 10 jogadores... Benfica continua na perseguição ao FCP!

Antes do jogo nem parecia «derby». De facto toda a evidência me dava descanso : (i) já não joga Liedson no Sporting; (ii) Valdez - o jogador mais criativo da frente, lesionado; (iii) a equipa do Sporting está muito fragilizada psicológicamente e notícia de última hora Carriço também não joga (iv) o Benfica atravessa um bom estado de forma física, técnica e anímica; (v) o Benfica é muito forte nas transições ofensivas e no um para um; (vi) o Benfica vai já numa longa série de vitórias consecutivas.

Um factor não me deixa (nunca em termos futebolísticos em Portugal) tranquilo: a arbitragem. E então Artur Soares Dias, é mais um (a juntar a Benquerença(s), Elmano(s) e Jorge Sousa(s)) de que desconfio sempre. Ainda para mais porque se junta o auxiliar Bertino Miranda, neste caso, não por falta de competência - pelo contrário há três anos que é considerado o melhor assistente- mas porque no curriculum de jogos grandes em que arbitra o Benfica, este raramente ganha.

Mas vamos ao jogo. Primeiros minutos e provam-se as razões da minha estranha tranquilidade. Aos 3' uma tabelinha e Gaitán isola-se rematando ao lado. O Benfica já podia estar a ganhar comento eu! Cartão amarelo para um jogador do Sporting -Grimi! - não podia ser de outra maneira. Salvio já ia... Ui.. e com este ... Grimi que se acautele.

Aos 15' já lá canta o primeiro golo do Benfica. Cruzamento largo da esquerda, na direcção de Cardozo, há um corte e Salvio aparece na direita a inaugurar o marcador.

Aos 24' Carlos Martins leva o cartão amarelo por travar, numa jogada ainda no meio campo defensivo do Sporting, Yanick e no minuto seguinte a mesma coisa para Pedro Mendes por placagem a Gaitán.

Aos 29' há nova placagem a Gaitán e por este ter pedido amarelo é ele que leva. O árbitro quer desequilibrar os amarelos em desfavor do Benfica.

Verdade se diga que o Sporting até está a reagir bem e os encarnados estão a confiar demais na vantagem. Mais amarelos: Maxi - para mim sem justificação e Sidnei idem aspas num lance perfeitamente normal com Postiga. Pela estatística de amarelos isto até parece uma batalha campal! Porque será que para este jogo vem um árbitro destes que amarela tudo que mexe, a antítese total de como se deve arbitrar...

Pois bem aí está um dos objectivos cumpridos: Sidnei expulso aos 45'. Entra Jardel saindo Saviola.

O Benfica vai jogar toda a segunda parte com dez. Já na Taça de Portugal no Dragão o árbitro quis equilibrar um jogo desequilibrado a favor do Benfica expulsando incorrectamente Fábio Coentrão. Não conseguiu mesmo com dez o Benfica ganhou por 2-0.
Agora... o que é que o árbitro conseguiu? Estragar o jogo...

De facto a jogar com dez e mesmo com nove durante alguns minutos por lesão de Jardel que abriu a cabeça o Benfica procurou controlar o jogo. O Sporting perdeu-o num lance capital. Aos 53' Matías Fernández ganha o centro da área pode chutar à baliza, finta, tira Roberto, finta tira Coentrão e quando remata Roberto já está lá a esticar as mãos e a evitar o empate! Foi a grande oportunidade de golo do Sporting, desperdiçada para total desânimo dos adeptos do FCP.

Bem, pode acontecer que algum jogador do Sporting caia na áerea do Benfica... ou então mais uns amarelos... Mas o qwue aconteceu de relevante foi o contrário. Com felicidade, é certo, o Benfica chegou ao 2-0 após livre de Carlos Martins (em que Polga vê amarelo - mais um!...). A bola é rechaçada mas na insistência Gaitán remata a bola bate em Polga e trai Rui Patrício.

Foi o fim da capacidade de reacção leonina. As substituições ofensivas foram feitas mas o tipo de futebol - com lançamentos compridos para as costas da defesa encarnada adiantada e a tirar vários foras de jogo aos avançados do Sporting umas vezes, outras com a bola a sair pela linha de fundo - era o menos indicado quando o que se pedia era bola no pé e deslocações para aproveitamento da inferioridade numérica encarnada.

O Benfica com solidariedade defensiva e abnegação defendeu o 2-0 sem ter passado sequer por situações defensivas muito aflitivas. O FCP vai ter que continuar a pedalar para não perder o avanço na classificação, porque este Benfica ameaçar ganhar todos os jogos até ao fim do campeonato...

No finalzinho então podem repartir o título do FCP com Benquerença(s) (o de Guimarães), Jorge Sousa ( o do Rio Ave-Porto) e Elmanos (o da Luz contra a Académica e o do Dragão contra o Setúbal!)...

Da arbitragem o que dizer? Esteve bem nos foras de jogo, mas na disciplina amarelou tudo que mexia. Como na área do Benfica não caiu nenhum jogador do Sporting... o árbitro não teve o teste final.

Árbitro: Artur Soares Silva

SPORTING – Rui Patrício; João Pereira, Polga, Torsiglieri e Grimi (Maniche 73'); Pedro Mendes (Saleiro 75')e André Santos; Matías Fernandez; Yannick, Hélder Postiga e Cristiano (Diogo Salomão 72').

BENFICA – Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Fábio Coentrão; Javi García; Salvio, Carlos Martins (Airton 65') e Gaitán; Saviola (Jardel 46') e Cardozo (Jara 73').

Golos: Salvio 15'; Gaitán (com a bola a desviar no corpo de Polga) aos 63'

Disciplina: 5' Cartão Amarelo para Grimi (Sporting), por falta sobre Salvio, que se escapava em jogada de contra-ataque.
24'Cartão Amarelo para Carlos Martins (Benfica), por travar a saída de Yannick para contra-ataque.
25'Cartão Amarelo para Pedro Mendes (Sporting), placagem a Gaitán, que saía em contra-ataque.
36' Cartão Amarelo para Maxi Pereira (Benfica), por impedir a progressão de Yannick.
40' Cartão amarelo para Sidnei (Benfica), por travar a progressão de Hélder Postiga.
45' Segundo amarelo e vermelho para Sidnei (Benfica).
62' Cartão Amarelo para Polga (Sporting), por falta sobre Gaitán, junto à quina da área leonina.
81' Cartão Amarelo para Roberto (Benfica), por demorar na reposição de bola.


0 comments: