Blog Widget by LinkWithin

2011-02-24

Finalmente o Benfica venceu em solo alemão e ... aguarda PSG

Benfica logoStuttgart
Stuttgart


0-2

Benfica



Vitória convincente


O Benfica não confiou em demasia na vantagem ligeira da primeira parte e assumiu a iniciativa do jogo de modo demonstrando não querer deixar arrastar o zero a zero durante muito tempo pondo-se a jeito de sofrer um golo e ser eliminado.

A ausência de Saviola não era esperada, enquanto a de Javi Garcia foi colmatada pela entrada no onze inicial por Airton. De resto não houve surpresas.

Na equipa alemã o guarda-redes Ulreich, que fez grande exibição na Luz deu o lugar a Zingler. Assim não admirou que este começasse a brilhar cedo. Aos 6' Gaitán decidiu tentar um chapéu longo e o guarda-redes do Stuttgart fez grande defesa junto à barra. Aos 18' uma transição ofensiva rápida com Coentrãoi a incorporar-se no ataque e a surgir isolado mas Ziegler saiu a cortar o ângulo e evitou que o lateral esquerdo encarnado fizesse o golo.

O Benfica teve sempre mais iniciativa mas a equipa alemã demonstrou que também tem bons jogadores destacando-se o japonês Okazaki e o avançado Harnik que marcara na Luz. Este teve uma incursão pela meia direita concluída com um remate que deu a sensação de golo a boa parte dos espectadores mas o remate ao primeiro poste foi desviado por Roberto para a malha lateral exterior da baliza, cedendo pontapé de canto. Este lance antecedeu um período em que os alemães fizeram perigar a baliza do Benfica beneficiando de livres à entrada da área concedidos por Aimar (23') e Airton (28'). Mas aos 31' na sequência de um canto da esquerda a bola foi cortada de cabeça para fora da área aparecendo na direita Salvio a rematar de primeira cruzado com a bola a bater no chão e a anichar-se no fundo da baliza depois de passar pela floresta de jogadores saídos do lance de canto. Este golo dava ao Benfica as tranquilidade necessária porque os alemães já teriam de marcar dois para empatar a eliminatória.

Perto do final da primeira parte Sidnei viu o cartão amarelo ao ir à esquerda fazer falta sobre Harnik. Era este o lado privilegiado de ataque dos alemães aproveitando o adiantamento de Coentrão.

No início da segunda parte o Benfica ameaçou o 2-0 mais do que uma vez evitado por Ziegler. Uma grande combinação na esquerda Aimar-Gaitán terminou com um remate de Jara que Ziegler defendeu e depois aos 49' foi Gaitán que pôs à prova o guarda-redes alemão em lance em que se lesionou na cabeça (choque com Gaitán e depois com um colega de equipa) tendo de ser substituído pelo Ulreich. De facto o trabalho dos guarda-redes do Stuttgart foi árduo e assim teve de ser repartido por ambos.

A entrada de Geibart no lugar do internacional holandês Boulahrouz deu maior capacidade ofensiva aos locais e num curto período a baliza do Benfica passou por aflição sendo a vez de Roberto brilhar defendendo remate de cabeça de Okazaki (75') que minutos antes fizera passar a bola a rasar o poste em remate cruzado.

Porém cronologicamente anterior foi uma defesa soberba de Ulreich a remate de golo de Cardozo após uma jogada extraordinária de Jara pela direita. A renovação do meio-campo encarnado com a entrada de Carlos Martins (saída de Aimar) foi o cheque-mate sobre a equipa alemã. Aos 78' um livre directo foi apontado por Cardozo de pé esquerdo e a bola tabelando ainda no poste foi bater na malha lateral interior do outro lado da baliza de Ulreich. Para além da passagem da eliminatória estava agora confirmado o primeiro triunfo do Benfica em provas oficiais na Europa do futebol, em solo alemão ao fim de dezanove jogos!

A equipa alemã já de cabeça perdida viu Kuzmanovic ser expulso por vermelho directo por agressão a Carlos Martins após slalom deste pelo meio campo adversário... Carlos Martins que minutos antes em defesa de Coentrão também vira amarelo "repartido" com
Gebhart.

O árbitro inglês mostrou competência em jogo que não teve lances complicados de decisão.

O Braga em casa venceu o Lech Poznan por 2-0 (golos de Alan 8' e Lima 36') e joga agora com o Liverpool!, O Porto perdera ontem em casa com o Sevilha por 1-0 mas fez capitalizar o triunfo de 2-1 em solo espanhol e assim segue em fremnte para defrontar o CSKA de Moscovo. O patinho feio veio de Alovalade onde tudo acontece à equipa leonina. Diouf marcou aos 20' para os escoceses do Glasgow mas a equipa do Sporting virou o resultado. Ainda na primeira parte Pedro Mendes igualara aos 42' e
aos 83' Djaló deu vantagem. Em tempos de desconto adeus à Europa, com o 2-2 marcado por Maurice Edu...


Ficha do Jogo de Estugarda:
Round of 32, Second leg - 24/02/2011 - 21:05CET (21:05 local time) - VfB Arena - Stuttgart

Árbitro: Mike Dean (ENG); Assistentes: Michael Mullarkey (ENG), David Richardson (ENG)
ESTUGARDA: Marc Ziegler (Ulreich), Niedermeier, Molinaro, Trasch, Boulahrouz (Gebhart 61'), Delpierre, Tamás Hajnal (Élson 79'), Kuzmanovic, Sven Schipplock, Shinji Okazaki, Martin Harnik

BENFICA: Roberto, Sidnei, Maxi Pereira, Fábio Coentrão, Luisão, Salvio, Gaitán, Aimar (Carlos Martins , Airton, Jara (Kardec 90+2'), Cardozo (Felipe Menezes 88')

Golos: Salvio 31', Cardozo 78'
Disciplina: 44' Cartão Amarelo para Sidnei (Benfica) por falta sobre Harnik.
46' Cartão Amarelo para Delpierre (Estugarda) por falta sobre Salvio.
77' Cartão Amarelo para Shinji Okazaki (Estugarda) por protestos já depois de uma falta.
80' Cartão Amarelo para Gebhart e para Carlos Martins por desentendimento mútuo.
90'+7 Cartão Vermelho para Kuzmanovic (Estugarda).


0 comments: