Blog Widget by LinkWithin

2010-05-31

Faz 49 anos que o Benfica ganhou a Taça dos Campeões Europeus frente ao Barcelona

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Benfica 3 - 2 Barcelona

A maior vitória do futebol português titulava o Diário de Notícias no dia seguinte.



O jogo disputou-se em Berna, precisamente no dia 31 de Maio de 1961 e perante 28 mil espectadores e sob a arbitragem do suíço Gottfie Dienst, as equipas apresentaram:

Benfica: Costa Pereira; Mário João e Ângelo, Neto, Germano e Cruz: José Augusto, Santana, José Águas, Coluna e Cavém

Barcelona: Rammallets; Foncho e Garay; Vergés, Gensana e Garcia; Kubala, Suarez, Evaristo, Kocsis e Czibor

Golos: 0-1 Czibor de cabeça aos 20'; 1-1 José Águas aos 30' ; 2-1 aos 31' após lançamento longo de Neto com a bola disputada por Santana e Gensana a ir parar ao fundo da baliza; 3-1 aos 55' por Mário Coluna. Com 3-1 ficou célebre o remate de Kubala ao poste com a bola a percorrer toda a linha de fundo bater no outro poste e ir parar às mãos de Costa Pereira. Aos 75' na sequencia de um canto, Czibor bisava para os espanhóis. Depois foi o sufoco do Barcelona que não chegou para evitar o primeiro triunfo na Taça dos Campeões Europeus.

No ano seguinte o Benfica voltaria a vencer agora frente ao Real Madrid perante 65000 espectadores por 5-3 em Amesterdão, no dia 2 de Maio de 1962.

E em 1963, terceira final consecutiva para defrontar o Milan em Wembley. O Benfica perdeu por 2-1 (dois golos de Altafini) estando a ganhar ao intervalo por 1-0 com um golo de Eusébio. No Milan jogava Trapattoni que teve um duelo de fazer faísca com Coluna. Os encarnados queixaram-se da permissividade do árbitro Ken Aston, de nacionalidade holandesa.


0 comments: