Blog Widget by LinkWithin

2010-05-30

Basquetebol: Benfica ganha segundo jogo e vence o Porto por 2-0 na final à melhor de sete

Benfica 63-53 FC Porto

Depois de na sexta-feira à noite ter vencido por 73-63 o Benfica repetiu hoje à tarde a vitória por dez pontos de diferença e ganha avanço importante na disputa da final do Campeonato Nacional de Basquetebol.

O jogo começou com as equipas muito nervosas e falhas de capacidade ofensiva chegango o marcador aos sete minutos com um exíguo e raro 4-4 com apenas um cesto de campo para o Porto. O Benfica mostrou siuperioridade e com grande agressividade defensiva avançou no marcador para 11-4, terminando o 1º. período de jogo com 14-6. O primeiro triplo do jogo por Diogo Carreira levou o marcador para 14-6 com doze minutos jogados e o segundo triplo por António Tavares distanciou o marcador para 19-6. O Porto melohorou a capacidade ofensiva na parte final da primeira parte do jogo com um triplo de Greg Stempin a lançar a recuperação parcial chgegando-se ao intervalo com o resultado em 23-17.

No 3º. periodo Will Frisby inaugurou o marcador para mais tarde com dois lances livres convertidos colocar o score em 29-19. Um triplo de João Santos aumentou a vantagem para 32-21 colocando sempre o Benfica com uma distância confortável tanto mais importante e difícil de anular quanto o facto das equipas demonstrarem grandes dificuldades em converter cestos , face à superioridade das defesas. Marçal com um cesto colocou o Porto à distância de doze pontos 32-24 mas a diferença atingiria o máximo de quinze aos 39-24. Algum deslumbramento encarnado e falhas nos lances livres levaram a alguma recuperação do Porto até aos 40-30 mas o 3º. período terminava com 43-30 após um novo triplo por João Santos.

O 4º. e último período começou da pior maneira para os encarnados que perderam Frisby lesionado no joelho para o jogo (e quem sabe para os restantes jogos!) e as possibilidades de recuperação do Porto aumentaram. Porém a equipa do Benfica sempre muito solidária foi mantendo a gerindo a vantagem angariada nunca deixando o Porto aproximar-se perigosamente no marcador; triplos de João Figueiredo e pouco depois de Rui Mota ainda aproximaram o Porto para 53-43 a 3' 04" do final do jogo, passando o marcador por 59-51 para o jogo terminar com uma diferença de dez pontos 63-53 e um score bastante baixo para um jogo de primeiro nível (ainda por cima uma final).

Agora no próximo fim de semana - sexta feira à noite e domingo à tarde - disputam-se dois jogos no Porto - e o favoritismo do Benfica fica contrariado se Frisby se juntar a Sérgio Ramos na lista de ausentes por lesão. O campeonato só se decidirá nesse fim de semana se os encarnados vencerem os dois jogos. Um triunfo que seja deixará o Benfica com grandes hipóteses de festejar o título em casa na semana seguinte.


0 comments: