Blog Widget by LinkWithin

2010-01-30

Liga Sagres: Benfica ganha ao Guimarães e não desliga do Braga

Benfica logoV. Guimarães logo Benfica

3 - 1

V. Guimarães


Carlos Martins foi decisivo com dois golos (e expulsão)


A jornada que se previa difícil para o trio da frente acabou por se converter em três triunfos dos favoritos, que assim afastam definitivamente a concorrência, e continuarão a lutar entre si para ver quem é o primeiro a fraquejar. De facto, já depois do Braga, na sexta-feira, se ter desenvencilhado do Sporting, o Porto goleou na Madeira o Nacional por quatro a zero (mas com dedo - melhor dizendo, assobio - de Xistra). Ao Benfica cabia a pressão de ganhar ao Guimarães, o que nos últimos anos não tem ocorrido com frequência, mesmo em casa.

Na primeira parte o jogo teve as feições esperadas com os vimaranenses mais povoados no seu meio-campo defensivo, mas jogando com Targino na direita e na criatividade de Nuno Assis para pôr problemas na defensiva encarnada. Com muitos cartões amarelos ainda com tanto tempo para jogar - 4 cartões amarelos para jogadores do Guimarães e 2 (Carlos Martins e David Luís) ao final da primeira parte - não era difícil adivinhar que o jogo não ia acabar com 22 jogadores em campo.

Quando o Benfica através de uma jogada individual de Aimar que ao pretender assistir
Cardozo, viu um defesa vimaranense pôr-lhe a bola na frente para a finalização vitoriosa, ficou em vantagem no marcador (17'), esperavam-se mais facilidades para a equipa da casa dada a capacidade e facilidade com que o Benfica constrói as transições ofensivas. Contudo, sem que tivesse ocorrido ameaças prévias o Vitória de Guimarães empataria o jogo aos 32'. Douglas desacompanhado na frente soube contemporizar para combinar com um colega, aparecendo depois Nuno Assis, em velocidade a bater a defesa benfiquista e a marcar perante a saída de Quim.

Esta primeira parte já dera para perceber que não era o dia de Cardozo, que mostrou-se lento na finalização de dois lances (um logo ao primeiro minuto e outro a não aproveitar uma bola na pequena área depois de incursão pela direoita até à linha final do ataqiue encarnado.

Na segunda parte o Benfica cedo voltou a ganhar vantagem no marcador. A equipa do Benfica nos primeiros dez minutos das segundas partes tem conseguido um número impressionante de golos e desta vez Carlos Martins aproveitando uma assistência de Aimar fez a bola entrar junto ao poste e tranquilizou os adeptos encarnados aos 50'.

O jogo ganhou dinamismo e ficou mais aberto e solto. Aos 60' uma bomba de Carlos Martins do «meio da rua» - grande golo - assegurava o triunfo encarnado, faltando saber em quantos ia ficar o resultado. Porém, o 3-1 fez mal ao Benfica que jogou pior; seja por descompressão do Guimarães que fez substituições para assumir uma postura mais ofensiva, seja por erros individuais motivados por falta de concentração: a expulsão de Carlos Martins (por mão na bola - segundo cartão amarelo), um jogador encarnado que adormeceu na área defensiva e Nuno Assis quase marcava e até em jogadas de ataque falhou o que era fácil - Cardozo partindo do meio-campo teve todo o tempo e espaço do mundo para marcar o 4-1 e rematou de modo a proporcionar a defesa de Nilson-.

O árbitro também demonstrou que é muito fraco quando Marquinhos agarrou a bola a duas mãos fazendo uma defesa de guarda-redes (pensando que a bola tinha transposto a linha lateral, o que ainda não acontecera) e livrou-se do cartão amarelo que o árbitro mostrara minutos antes a Carlos Martins.

O Guimarães esteve perto do 3-2 algumas vezes, uma das quais por Nuno Assis com Quim desta vez a levar a melhor, mas o Benfica também teve chances para o 4-1 (para além da perdida inacreditável de Cardozo), Éder Luís viu a bola de um remate que quiz colocado ser desviado por Nilsson e bater na barra.

Quarta-feira o Benfica volta a jogar em casa contra a União de Leiria em jogo antecipado da 20ª. Jornada e aí sim, em caso de vitória, a pressão passa para os lados de Braga!

Estádio da Luz com uma assistência superior a 50.000

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Carlos Martins, Di María e Pablo Aimar (Rúben Amorim, 74); Saviola (Éder Luís, 76) e Óscar Cardozo (Alan Kardec, 88).

Suplentes: Júlio César, Miguel Vítor, Rúben Amorim, César Peixoto, Éder Luis, Alan Kardec e Nuno Gomes.

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex (Roberto, 68), Moreno, Valdomiro e Leandro (Fábio Felício, 65); João Alves, Custódio, Targino (Marquinho, 34), Nuno Assis e Desmarets; Douglas.

Suplentes: Serginho, Paulo Oliveira, Carlitos, Jorge Gonçalves, Fábio Felício, Roberto e Marquinho.

Marcadores: 1-0 por Aimar (17), 1-1 por Nuno Assis (32), 2-0 e 3-0 por Carlos Martins (50 e 60).

Acção disciplinar: Amarelo para Leandro (18), Douglas (20), David Luiz (25), Moreno (39), Carlos Martins (42 e 72), Fábio Coentrão (63), Valdomiro (75).


0 comments: