Blog Widget by LinkWithin

2010-01-29

Braga ganha ao Sporting com golo de Paulo César

S.C. Braga logo Braga

1-0

Sporting


Braga mostra porque é o mais forte opositor do Benfica na candidatura ao título...

Jogo grande e de enorme expectativa em Braga a iniciar a Jornada 17, segunda da segunda volta. Até que ponto o Braga confirma a capacidade de líder da tabela classificativa perante um Sporting (alegadamente) em melhoria de forma?

Jogo «fechado», muito disputado, sem criação de desiquilíbrios favorávereis às equipas nos lances de ataque, muita disputa de bola a meio-campo; um passe de calcanhar solta João Pereira na direita, mas o cruzamento é muito largo...

Aos 30' Paulo César arranca pela esquerda passa por Grimi, entra na área e remata com a bola a desviar em Tonel e a parar no fundo da baliza inaugurando o marcador.

Este golo «abriu» o jogo, finalmente há lances com jogadores libertos e a haver faltas para os travar dando amarelos disciplinares para Carriço (36') e Adrien Silva (44') ambos por travar Mossoró embalado no meio-campo adversário. Pelo meio uma bola metida na área bracarense tem uma intervennção deficiente de Eduardo que se embrulha com um colega da defesa, a bola sobra para Liedson de costas para a baliza e querendo finalizar rápido não consegue a direcção pretendida para a bola.

Na segunda parte a incapacidade de criação de lances ofensivos de perigo por parte do sPOR Sporting foi evidente. Poder-se dizer que, mesmo com uma postura prudente no campo, foi na segunda parte que a equipa bracarense justifica o triunfo no jogo. Um meio-campo sportinguista com unidades defensivas a mais (Miguel Veloso, Adrien) para quem está a perder , Izmailov a mnmenos e um Saleiro a perder gás levam o treinador do Sporting a mexer na equipa. Primeiro a entrada de Yanick Djaló (54') para a saída do russo, seis minutos depois a entrada de Matias Fernandez para a saída de Adrien Silva. Uma teórica aposta numa maior postura ofensiva, mas as coisas não resultaram bem. Já depois de mais um cartão amarelo para Miguel Veloso por travar em falta progressão perigosa de Paulo César (nessa altura 3-1 em cartões já que Meyong também já vira um) foi a vez de Domingos reforçar o meio-campo tirando Paulo César e Meyong, dois avançados, para entrarem Luís Aguiar e Matheus - um centro-campista ainda que ofensivo e um avançado. Eduardo ia tendo uma noite tranquila até porque a terceira substituição no Sporting (saída de Saleiro por Pongole) também não resultou muito bem com o reforço leonino substituto de Caicedo a fazer mais jus ao nome de «Centratarde» do que a «golo» já que por duas vezes demorou na definição do lance deixando a bola ultrapassar a lk«inha final do campo antes da realização dos cruzamentos. Aos 80' Eduardo a sair a uma bola no limite da área perseguida por Pongole lesionou-se com aparente gravidade (e então os bracarenses já tinham as substituições esgotadas porque entrara Renteria para o lugar de Mossoró) e aí gerou-se alguma expectativa sobre a eventual necessidade de ir um jogador de campo para a baliza. O guarda-redes bracarense depois de uma interrupção longa do jogo recuperou o lugar na baliza e foi só no tempo de desconto (sete minutos justificados) que o Sporting fez perigar o triunfo do Braga com Eduardo a defender um remate de cabeça de Matías a centro de Grimi e especialmente quando Veloso de fora da área disparou um remate que levava a direcção da baliza mas com a bola a desviar num defesa e a sair ao lado da baliza sem que João Ferreira assinalasse o pontapé de canto.

Triunfo feliz mas justo dos bracarenses perante um Sporting de cor (ainda) pálida incapaz de reacção significativa à desvantagem.

A arbitragem teve apenas alguns erros menores, estando bem, em particular, no aspecto disciplinar.

No final do jogo Domingos falou em candidatura ao título se mantiver o primeiro lugar quando faltar dez jornadas (o que é já daqui a 3 jogos) enquanto Carvalhal deve ter visto jogo diferente ao concluir que o Sporting podia ter ganho... poder podia, se tivesse jogado melhor!

Árbitro: João Ferreira

Sp. Braga: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, Rodriguez, Evaldo; Vandinho, Hugo Viana, Mossoró (Renteria, 76); Alan, Meyong (Luís Aguiar, 62) e Paulo César (Matheus, 62)

Suplentes: Kieszek, Paulão, Luís Aguiar, Miguel Garcia, Renteria, Adriano e Matheus

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Daniel Carriço, Grimi; Adrien (Matias, 60), Izmailov, Miguel Veloso, João Moutinho; Carlos Saleiro (Pongolle, 70) e Liedson.

Suplentes: Tiago, Polga, Pedro Silva, Matias, Yannick, Pongolle e Postiga.

Marcador: 1-0 por Paulo César (30)

Disciplina: Cartão amarelo para Daniel Carriço 37' e Adrien Silva 45' por rasteirarem Mossoró; cartão amarelo para Meyong 56' , Miguel Veloso 62' por travar jogada perigosa de Paulo César, Saleiro 66' por falta por trás, Mossoró 68' e ainda a Polga (no banco) aos 88'


0 comments: