Blog Widget by LinkWithin

2009-05-30

A Semana (III) - As instituições democráticas não ficam bem na fotografia

"Tenho de reconhecer que este impasse na eleição do Provedor de Justiça que se arrasta há muitos, muitos meses, atinge a credibilidade das instituições democráticas" diz o Presidente da República. Para além deste assunto lamentável que exterioriza a incapacidade do poder político fazer o seu trabalho (mínimo) e resolver os seus problemas a semana foi caracterizada pelo início da campanha eleitoral para as eleições europeias. E parafraseando o Presidente da República também aqui o tom da campanha é bem revelador de que "as instituições democráticas não ficam bem na fotografia". A campanha "atingiu um nível indigno". Esta campanha vai ser um duelo entre "a roubalheira do caso BPN" e "o caso Freeport". Saber quem ganha? Não... saber quem perde menos será mais adequado dizer...

É obvio que os portugueses têm problemas que cheguem, suficientemente agravados pelo estado que estes politicos colocaram, por acção ou omissão, o país e provavelmente vão deixar as urnas não desertas mas com um nível de abstenção que, prognostico eu, será provavelmente o mais alto de sempre.
BPN logo
Neste quadro lamentável se insere ainda a demissão voluntária (mas bem tardia) do Conselheiro de Estado Dias Loureiro, depois das primeiras declarações oficiais na Comissão Parlamentar de Inquerito do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Oliveira e Costa.

Mudando de tema, a meio da semana o Barcelona, que não merecera chegar à final da Champions e não o conseguiria se já se tivesse adoptado os meios técnicos audio-visuais como meio de regulação das arbitragens, venceu categoricamente a final. Foi uma derrota avassaladora de Sir Alex Ferguson e uma vitória de Messi que até marcou de cabeça sobre Ronaldo que, todavia, tinha começado bastante bem o jogo.Michelle Brito

Ainda em termos desportivos merece destaque a nossa "americana" Michelle Brito que só caiu na terceira ronda de Roland Garros tendo batido cinco adversários (três no qualifying), enquanto amanhã no Jamor se disputa a final da Taça de Portugal na qual o FC Porto é mais do que favorito a conquistar a dobradinha frente ao estreante Paços de Ferreira.

No campo das efemérides destaque para os 125 anos do Jardim Zoológico de Lisboa e para os 20 anos da Fundação de Serralves (e 10 do Museu de Arte Contemporânea), na cidade do Porto e que é um motivo de orgulho da cidade quanto à possibilidade de sucesso num casamento entre o Estado e a sociedade civil. Durante este fim-de-semana realiza-se o Serralves em Festa, um dos maiores festivais de expressão artística contemporânea da Europa.

Em jeito de conclusão é caso para dizer que o tempo aqueceu metereologica e politicamente... mas o melhor é ficar a descansar ou fazer uma visita cultural ao Zoo ou ao Museu de Serralves.


0 comments: