Blog Widget by LinkWithin

2008-10-29

FC do Porto: Como um ano é muito tempo...

Faz hoje precisamente um ano o FC do Porto recebia o Leixões no Estádio do Dragão e despachava os homens do Mar com 3-0, numa vitória muito fácil (aliás também agilizada logo pelo golo de abertura aos 7' marcado em claro fora de jogo e que a arbitragem comandada por Rui Costa* permitiu). Nessa altura, o Porto tinha 8 jogos, 8 vitórias e 8 pontos de avanço.

No passado fim de semana o FC do Porto perdia com o Leixões (2-3 e o árbitro já invalidara um golo numa decisão do juiz assistente absurda e inaceitável obrigando o Leixões a marcar outro golo para colocar o score nestes números) e baixou para o 4º. lugar ainda que só e apenas a dois pontos dos comandantes Nacional e Leixões e já depois de ter ido à Luz e a Alvalade.

Comparando os onzes iniciais destes dois jogos (o de há um ano e o deste fim de semana) apenas quatro jogadores foram os mesmos: Bruno Alves, Lucho, Raul Meireles e Lisandro ainda que jogadores que jogaram a época passada permaneçam no clube: Helton (jogou Nuno), Stepanov (jogou Rolando), Fucile (jogou Lino), Bolatti (jogou Tomás Costa), Sektoui (jogou Cristian Rodriguez). Quem verdadeiramente faltou foi Bosingwa e Quaresma.

Mas na realidade as diferenças são muito maiores do que isso. A diferença é de capacidade, postura, vontade, élan. E o discurso das personalidades colunáveis do clube: Miguel Guedes, Miguel Sousa Tavares, etc., também se tem modificado muito nos últimos... dias. Sinal dos tempos de crise que vivemos?

Uma coisa certa: um ano é muito tempo...

* Curiosamente o mesmo que agora não viu um penalty do tamanho da Torre de Belém no jogo de domingo do Benfica contra a Naval (mas também anulou por fora de jogo indevido uma caminhada isolada para a baliza do Benfica de um jogador da Naval, na segunda parte)


0 comments: