No futebol todos os dias são "Dia das Mentiras" ?
Um antigo árbitro disse certo dia que depois de ter visto um porco andar de bicicleta... já nada o surpreendia.
Depois de assistirmos a notícias como estas:
«Foi dado provimento parcial ao recurso porque foi provado que o atraso foi intencional mas não com a intenção de causar prejuízo a terceiros...» - a propósito da decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e o caso do atraso do Porto no jogo da Taça da Liga.
Absolutamente inenarrável numa decisão de Justiça! O atraso foi intencional mas não com a intenção de causar danos a terceiros. Conclusão (minha, é óbvio) foi intencional mas para causar danos... a si próprio... Caso de masoquismo, certamente...
(É claro que, matematicamente ainda há a possibilidade de ter sido intencional para causar benefício a terceiros porque o benefício próprio já corresponderia a dano de outrém... ou intencional mas sem intenção de resultado... ou seja, afinal, intencional sem intenção!)...
Ontem ouvi na Rádio que Filipe Vieira foi castigado com dois meses de suspensão e uma (pequena) multa pecuniária porque após o jogo com o Belenenses para a 6ª Jornada (no próximo fim de semana já se disputa a 26ª.!) disse que o árbitro ou era cego ou incompetente. Pensei que era uma das mentiras de 1 de Abril mas depois ouvi a notícia noutra fonte. Afinal, era verdade. Não foi mal, Filipe Vieira ... ainda deu alternativas. Deveria ter se calhar adicionado ainda outras hipóteses para além de ser cego ou incompetente, talvez a hipótese de ser corrupto... mas não o fez. CASTIGO DE DOIS MESES?!
Certamente a campanha do Basta F.C. implementada pelo Presidente do Sporting e que durou dias a fio, com comunicados oficiais do clube, ameaças de processos na Justiça Civil..., conferências de imprensa, etc. vai dar um castigo, a manter a proporcionalidade, de TRÊS ANOS ou aproximadamente. Não duvido... mas apenas quando ele já não for Presidente do Sporting...
E que dizer do que disse o Presidente do Braga «Fomos roubados...» depois do jogo da Taça da Liga com o Rio Ave? Neste caso o árbitro não foi cego ou incompetente. Foi o autor do roubo, sendo assim, classifiquem-no... e antecipem o castigo. Ou esse por ser Presidente do Braga está isento?
E que dizer do comportamento de Quaresma no final do jogo com o Nacional e ... saiu com uma advertência? Nem sequer um jogo de castigo?
Certamente, em termos futebolísticos não só o que se diz é mentira, como todas estas decisões são mentiras!
Este ano espero que o Benfica seja campeão nacional. Leva sete pontos de avanço e faltam apenas cinco jogos. Mas com o Proença a voltar a arbitrar jogos do Benfica - felizmente para o clube de Lisboa o Braga estava muito fragilizado com muitos jogadores habitualmente titulares indisponíveis-, vem agora o Senhor Cosme Machado para o jogo com o Rio Ave... Muito cuidado!
Espero que o Benfica campeão na época desportiva 2013/2014 não seja mentira...
0 comments:
Enviar um comentário