Blog Widget by LinkWithin

2010-10-31

Liga Zon Sagres:Comentário à 9ª Jornada, resultados, classificação

Resultados da 9ª. Jornada
29 Out. 20:15Benfica2-0Paços de Ferreira
30 Out. 19:15Rio Ave
2-0Braga
30 Out. 21:15Académica0-1FC Porto
31 Out. 16:00Nacional1-0Vitória de Setúbal
31 Out. 16:00 Beira-Mar3-1Naval 1º. de Maio
31 Out. 16:00Olhanense 1-1Marítimo
31 Out. 20:15União de Leiria1-2Sporting
1 Nov. 20:15Vitória de Guimarães -Portimonense

Comentários da Jornada:

Começamos esta análise da jornada destacando a equipa do Rio Ave que conseguiu a primeira vitória no campeonato. Face aos resultados da jornada deste jogo de Vila do Conde saíram , com efeito, os extremos: o Rio Ave que deixou o último lugar para a Naval e o Braga, derrotado, perde contacto com os os «grandes» que venceram todos. O jogo foi influenciado pela expulsão cedo de Moisés (empurrão a Yazalde), contestada pelo treinador bracarense, mas que tem de se aceitar como correcta uma vez que Yazalde ganhou a dianteira, seguia isolado e sofreu toque nas costas. O penalty não foi convertido em golo (João Tomás falhou) mas na segunda parte a equipa vilacondense com golos de José Gomes (72') e de João Tomás (83'), materializou o triunfo.

Mas a jornada fica também marcada pela vitória do Porto em Coimbra. No início do jogo as esperanças dos adeptos encarnados aumentavam com o Estádio Municipal de Coimbra convertido numa piscina, mas os portistas demonstraram que para além de saber jogar futebol sabem "nadar". Iniciaram melhor o jogo, a partir dos 25 minutos a Académica respondeu bem e até demonstrava boa capacidade de adaptação às circunstâncias mas um golo de Varela à meia volta perto do final da primeira parte, aproveitando uma bola cabeceada por um defesa para uma zona proibida inaugurou o marcador.

Na segunda parte o Porto foi superior beneficiou de um penalty que João Moutinho atirou ao poste e Hulk e Falcão desperdiçaram oportunidades para resolver o jogo. Já em tempo de descontos Hugo Moraes concluiu um livre directo ao poste da baliza de Helton e Songou a falhar a recarga à boca da baliza. Estrelinha de campeão, mas a Académica na segunda parte desiludiu, com Songou muitas vezes em fora de jogo a ser inofensivo.

No jogo inaugural da jornada houve um interessante Benfica-Paços de Ferreira. Destaque para a postura pacense que jogou no campo todo e teve fases de equilibrar o jogo. Mas não fosse a falta de eficácia de Saviola e o Benfica teria conseguido um resultado mais desnivelado. Pablo Aimar fez um golo de antologia saindo com a bola ainda do meio campo defensivo e passou pelo meio de três adversários para rematar à entrada da área em "volley" abrindo o marcador ainda cedo (14'). Roberto também esteve bastante bem frustrando as intenções pacenses e na segunda parte na marcação de um penalty discutível Kardec estreou-se a marcar no campeonato colocando O Benfica a ganhar 2-0. Para além do triunfo - o quinto consecutivo - o Benfica conseguiu sair ileso do problema dos cartões (quatro jogadores estavam "tapados" de cartões e se vissem um amarelo perderiam o jogo do Dragão. Três desses jogadores participaram no encontro mas saíram em branco em termos disciplinares.

Na próxima semana há, portanto, um Porto-Benfica que face à vantagem que o Porto preservou em Coimbra dá à equipa portista a possibilidade de praticamente antecipar uma decisão final caso saia vitorioso do clássico.

O Sporting (sem Liedson) foi a Leiria vencer, obtendo a quarta vitória consecutiva. Marcou em primeiro lugar mas esteve a ganhar só por oito minutos (Carlão empatou). Porém, a inspiração de Valdez (autor dos dois golos leoninos), repôs a vantagem dos visitantes e que leva o Sporting ao terceiro lugar da classificação.

O único empate da jornada (até agora, pelo menos) verificou-se em Olhão. A equipa do Marítimo chegou à vantagem no marcador aos 7', por Kléber, aproveitando um desentendimento entre o central e o guarda-redes algarvio, mas teve de "viver" com o "handicap" de ficar reduzido a dez jogadores ainda na primeira parte (expulsão rigorosa de Alonso aos 32'). A equipa de Olhão viria a tirar partido disso mas só conseguiu o empate a dez minutos do final por Yontcha.

A outra equipa madeirense, o Nacional, aproveitou o factor casa e com um golo tangencial (obtido por Orlando Sá aos 24') selou o triunfo frente ao Vitória de Setúbal. Foi a terceira vitória em casa (duas derrotas) e quarta no campeonato. Já os sadinos perderam pela terceira vez (todas fora de casa).

A Naval 1º. de Maio é que vai de mal a pior. A equipa do Beira-Mar chegou aos 2-0 ainda na primeira parte: Artur aos 23' de penalty e Leandro Tatu aos 39', fizeram os golos. Na segunda parte o golo de Bolívia aos 59' incentivou os visitantes que buscaram o empate, mas já em tempo de compensações Wilson Eduardo, tranquilizou os adeptos e a equipa aveirense, que então jogava com menos um (expulsão de Kanu aos 89'). Foi a segunda vitória do Beira-Mar que também contabiliza duas derrotas, e empatou cinco jogos, performance idêntica à da equipa do Paços de Ferreira.

Amanhã a jornada completa-se em Guimarães com o vitória a receber o Portimonense.

A jornada 10 é dominada pelo Porto-Benfica no Estádio do Dragão, esperemos sem bolas de golfe e com árbitro (isto é sem greve), mas árbitro mesmo (ou seja, que apite com isenção)!



Classificação
LugarClubePontosGolos
1. Porto 2520-4
2. Benfica18 13-6
3. Sporting
15 9-7
3.Académica14 15-11
5.Braga14
14-11
5. Olhanense
139-8
5.Nacional
13 11-12
5.Vitória de Guimarães
12 9-8
9. Vitória de Setúbal
125-8
9.Paços de Ferreira
11
9-10
11.Beira Mar118-9
12.União de Leiria
116-9
13. Portimonense
7
8-13
14.Marítimo 7 4-7
15.Rio Ave
65-10
15.Naval 1º de Maio
4 5-16


Calendário da 10ª. Jornada
5 Nov. 20:15Vitória de Setúbal
-Rio Ave
6 Nov. 19:15Paços de Ferreira
-Nacional
6 Nov. 21:15Portimonense-Académica
7 Nov. 16:00Naval-Olhanense
7 Nov. 16:00 Marítimo-União de Leiria
7 Nov. 18:00Braga -Beira-Mar
7 Nov. 20:15FC Porto-Benfica
8 Nov. 19:45Sporting-Vitória de Guimarães

Read More...

Qualquer Tempo - Carlos Drummond de Andrade

Qualquer tempo é tempo.
A hora mesma da morte
É hora de nascer.

Nenhum tempo é tempo
Bastante para a ciência
De ver, rever.

Tempo, contratempo
Anulam-se, mas o sonho
Resta, de viver


Carlos Drummond de Andrade (n. Itabira, 31 de Outubro de 1902 — m. Rio de Janeiro, 17 de Agosto de 1987).

Ler do mesmo autor neste blog:
Além da Terra, além do Céu, Quero; O amor antigo; Indagação; Amar; A Língua lambe; Quarto em Desordem; A Falta de Érico; A Hora do Cansaço

Read More...

On this day in History - Oct. 31

Read More...

2010-10-30

Maradona 50 anos : Si yo fuera Maradona - Manu Chao

Read More...

Em Tempo de Lótus, Lírios e Acácias...- Afonso Estebanez

Flor de Lótus

Jamais perder o momento
de encontrar na boca
um sorriso...

Jamais perder a esperança
de encontrar na curva
um caminho...

Jamais perder a certeza
de encontrar no muro
uma porta...

O lótus pode ser
o momento de glória
da lama...

O lírio pode ser
o encontro da paz
na esperança...

A acácia pode ser
a certeza da vida
na morte...

Afonso Estebanez Stael, nasceu em Cantagalo, Rio de Janeiro a 30 de outubro de 1943

Ver blog do poeta

Read More...

On this day in History - Oct. 30

Read More...