Páginas

2010-06-11

2010 South Africa Fifa World Cup: Africa do Sul impõe empate ao México ...e esteve mais perto de ganhar!

Mexico flagSouth Africa flag South Africa

1-1

Mexico

Tshabalala combina melhor com Jabulani ao som das vuvuzelas

A equipa mexicana teve o domínio durante a primeira parte disfrutando de algumas boas ocasiões (dois lances finalizados de cabeça por Guillermo Franco, mas por cima da barra aos 32' e 40') e chegou a colocar a bola no fundo da baliza de Khune mas o g.r. africano havia saído (mal) a um cruzamento deixando Carlos Vela apenas com um defesa à frente quando recebeu o passe de Guillermo Franco. O avançado mexicano não falhou mas o golo foi bem anulado.

Curiosamente os últimos minutos da primeira parte foram os locais que sobressaíram
no ataque conquistando três pontapés de canto sucessivos e após cruzamento da esquerda o número 9 Mphela ficou a um palmo de desviar de cabeça.

Após o intervalo apareceu Masilela no lugar de Lucas Thwala na 1ª. substituição da competição e os africanos surpreenderam quando inauguraram o marcador num golo espectacular de Tshabalala. Um contra-ataque rápido com a bola a ser orientada para a meia-esquerda com o jogador número 8 extremo do Kaizer Chiefs a fazer um remate cruzado colocadíssimo (a bola entrou na baliza batendo na malha lateral ao segundo poste). O treinador mexicano logo fez uma substituição mas o decorrer do tempo mostrou uma equipa sul-africana confiante a aparentar a possibildade de ganhar o jogo de estreia.

A equipa sul africana jogava no meio-campo defensivo mas partia com rapidez para os o contra-ataque e esteve perto de fazer o 2-0 quando Modisa isolou-se mas já apertado por Rodriguez não fez o remate conveniente, defendendo Perez.

O México chegou ao empate numa jogada em que a ingenuidade da defesa africana foi patente. A bola fora afastada e a defesa sul africana subia no terreno quando o cruzamento da esquerda apanhou três mexicanos colocados em jogo pela presença de dum só defesa que ficou atrasado. A experiência e sangue frio de Rafael Marquez permitiram não desperdiçar o empate.

O jogo não acabaria sem ainda ocorrer uma flagrante oportunidade de golo para os locais. Bola colocada longa pelo guarda-redes, Mphela ganhou a dianteira e perante a saída do guarda-redes conseguiu rematar mas a bola bateu na base do poste!

Pode-se considerar o empate ajustado mas este jogo mostrou que se tem de contar com a equipa da África do Sul que mostrou que não se considera afastada da qualificação perante os favoritos França, México e Uruguai. Este grupo promete.

O árbitro do Uzebaquistão Ravshan IRMATOV esteve em bom plano e bem auxiliado.

Pelas 19H30 portuguesas disputa-se o jogo França-Uruguai.

Johanesburgo - Estádio Soccer City
Árbitro: Ravshan IRMATOV

ÁFRICA DO SUL: Khune, Gaxa, A. Mokoena, Khumalo, Lucas Thwala (Masilela 46'), Modise, Digkacoi, Pienaar (Parker 83'), Letsholonyane, Tshabalala, Mphela.

MÉXICO: Oscar Perez, Paul Aguilar (Andres Guardado 56'), Rodríguez, Osório, Salcido, Rafael Márquez, Efrain Juarez, Gerardo Torrado, Carlos Vela (Cuauhtémoc Blanco 69'), Guillermo Franco (Javier Hernandez 74'), Giovani dos Santos.

Golos: 1-0 Tshabalala (África do Sul) aos 55'; 1-1 Rafael Marquez 78'
Disciplina:
Cartão Amarelo para Efrain JUAREZ aos 18'
Cartão Amarelo para Kagisho DIKGACOI aos 28'
Cartão amarelo para Gerardo TORRADO aos 57'
Cartão amarelo para Masilela aos 70'

Sem comentários:

Enviar um comentário