Páginas

2010-09-12

Liga Zon Sagres: Campeonato está em fortes tons de azul. Benfiquistas não esquecem arbitragem de Benquerença que ditou terceira derrota

Calendário da 4ª. Jornada
10 Set. 20:15V. Guimarães2-1Benfica
11 Set. 19:15Sporting 0-0Olhanense
11 Set. 21:15FC Porto 3-2Sp. Braga
12 Set. 16:00Marítimo1-1Paços de Ferreira
12 Set. 16:00Portimonense3-1Rio Ave
12 Set. 18:00U. Leiria 2-1Nacional
12 Set. 20:15Académica3-0Naval 1º de Maio
13 Set.20:15V. Setúbal -Beira Mar


Comentários da Jornada:

Foi um fim de semana futebolístico totalmente favorável ao Porto que viu no arranque da jornada ainda na sexta-feira o Benfica perder em Guimarães numa situação absolutamente inverosímel da equipa campeã nacional somar três derrotas (o campeonato do ano passado completou-se com o Benfica a sofrer apenas duas derrotas) nos quatro primeiros jogos. Este resultado só foi possível, todavia, devido a uma escandalosa arbitragem de Benquerença num jogo completamente viciado em que a batota esteve presente. Dois penalties não assinalados com o resultado em 1-1 e dois lances de golo anulados por foras de jogo inexistentes, para além duma dualidade de critérios impensável em termos disciplinares, sempre em prejuízo do Benfica, foi handicap muito forte para este actual Benfica superar. O Guimarães aproveitou e, tal como aconteceu com a Académica na primeira jornada, quando já se contentava com o empate, sorriu-lhe o triunfo com um golo de Rui Miguel, jogador que esteve para ser dispensado do plantel.

Seguiu-se o empate do Sporting em casa frente ao Olhanense, duas das três equipas que não marcaram qualquer golo nesta jornada. O Sporting atacou muito mas mal, os algarvios atacaram pouco mas bem e viram-se prejudicados por uma «gralha» do árbitro André, que anulou ainda na primeira parte um golo legal. Liedson ainda atirou à barra mas este Sporting não parece suficiente para discutir o título.

No jogo forte da jornada o Porto venceu o Braga por 3-2 tendo os portistas conseguido por duas vezes anular a vantagem bracarense para terminar por cima no resultado num jogo de grande nível em que Hulk - que esteve indomável- e Varela - que marcou dois golos-, foram determinantes. Do lado do Braga, Lima mostrou a sua apetência em fazer grandes golos contra o Porto, mas falhas dos laterais bracarenses (Helverson escorrega no lance do 2-2 e Miguel Garcia batido infantilmente no lance do 3-2) deixaram por terra as aspirações bracarenses em pontuar no Dragão.

Hoje domingo só Marítimo não aproveitou (totalmente) o factor casa empatando com o Paços de Ferreira a um golo e pontuando, ainda assim, pela primeira vez neste campeonato. A equipa pacense inaugurou o marcador por Nelson Oliveira aos 29' - ele que entrara para substituir Rondon lesionado aos 9' - enquanto o regressado Kléber empatou para os maritimistas. Os locais aplicaram-se em busca do triunfo (viram a bola por mais duas vezes no fundo da baliza do Paços de Ferreira mas em lances anulados) mas o melhor discernimento dos nortenhos valeram um ponto. O Rio Ave marcou pela primeira vez neste campeonato mas quando isso ocorreu já tinha encaixado dois golos do Portimonense. A equipa algarvia não tremeu com o 2-1 e logo aumentou o score para a diferença de dois golos que lhe valeu o primeiro triunfo no campeonato.

A União de Leiria venceu também pela primeira vez derrotando o Nacional que caso vencesse subiria ao segundo lugar da tabela classificativa em posição de chegar ao primeiro lugar na próxima jornada caso vencesse o Porto. Claro que são suposições e entusiasmos demasiados para o poder dos nacionalistas. Os três golos ocorreram num curso espaço de tempo (entre os 50 e os 57' de jogo) com o Leiria a avançar com um golo de Marcos Paulo com efeitos logo anulados pelo empate de Juninho. Porém N'Gal um dos melhores em campo voltou a marcar para a equipa de Leiria não se tendo modificado o resultado até ao final.

A terceira equipa que nesta jornada não marcou golos foi a Naval que encaixou três da Académica. A equipa coimbrã teve assim um triunfo claro muito facilitado pelo desequilíbrio numérico criado aos 13' (expulsão de Lupede) e golo e penalty convertido por Songou. Na segunda parte Miguel Fidalgo e Berger desnivelaram mais o resultado.

De assinalar que há ainda quatro equipas sem derrotas. Para além do Porto que só sabe ganhar, o Guimarães (duas vitórias e dois empates) e Olhanense e Paços de Ferreira (uma vitória e três empates).

Amanhã a jornada completa-se com o jogo em Setúbal entre o Vitória local e o Beira Mar.

Na próxima jornada, que se segue a jogos para as competições europeias durante a semana, existe o derby lisboeta Benfica-Sporting decisivo para ambos os clubes enquanto o Porto vai ao Nacional completar a jornada cinco na segunda-feira 20 de Setembro.


Classificação
LugarClubePontosGolos
1. Porto 129-2
2. Vit. de Guimarães 8 5-2
3. Académica 7 7-4
3.Braga 7 6-4
3.Sporting 74-2
6. Paços de Ferreira64-3
6.Olhanense6 2-1
6.Nacional 6 5-6
9. União de Leiria 52-2
10.Portimonense 46-7
10.Beira-Mar (*) 42-4
10.Vit. de Setúbal (*) 41-3
13. Benfica 36-6
13.Naval 3 2-7
13.Marítimo11-4
16.Rio Ave 1 1-6
(*) Só têm três jogos disputado; defrontam-se amanhã em Setúbal


Calendário da 5ª. Jornada
17 Set. 20:15Olhanense-Portimonense
18 Set. 17:00Beira-Mar -Marítimo
19 Set. 21:15V. Guimarães -U. Leiria
19 Set. 16:00Rio Ave-Académica
19 Set. 17:00 Naval -V. Setúbal
19 Set. 18:00Paços de Ferreira -Braga
19 Set. 20:15Benfica-Sporting
20 Set.19:45Nacional -FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário