2-2
Fiorentina
Queixas da arbitragem mas também erros próprios
O Sporting entrou bem no jogo com duas ocasiões em que os adeptos festejariam se não fosse Frey mas na realidade logo aos 6' era o Sporting que estava a perder, com um golo de Vargas depois de Pedro Silva ter sido «comido». Aos 11' um dos lances mais polémicos do jogo: Liedsom disputa uma bola junto à lateral com Gamberini saem do campo envolvidos e o jogador italiano agride o agora jogador português, lance claro que só poderia merecer uma sanção disciplinar do árbitro húngaro Kassai - o cartão vermelho. Porém Vukcevic e mais uns tantos foram gerar a confusão do costume e o árbitro decidiu-se erradamente por um amarelo para Gamberini e outro para Vukcevic! Lance que acabaria face aos desenvolvimentos posteriores por ter uma influência importante.
O Sporting jogava com mais desenvoltura do que em jogos anteriores deste início de época e não pareceu muito afectado com o déficit no resultado. Os italianos iam cortando o jogo, fazendo faltas; o Sporting ganhava cantos (no final a estatística neste campo foi de 10-1 !!) mas não chegava ao golo.
Na segunda parte ainda ia cedo o tempo e a Fiorentina voltou a gozar dos favores do árbitro. João Moutinho passa a bola por Dainelli e este a ser ultrapassado agarra pela cintura o pequeno-grande jogador leonino nas barbas do assistente. Expectativa para a amostragem do amarelo (que seria o segundo), mas o árbitro nada exibiu...
Foi num remate rasteiro de longe enviado para a área que Vukcevic ganha o ressalto para se isolar e rematar cruzado ao segundo poste para estabelecer o empate. Festa e, Alvalade logo seguida de desespero, porque Vukcevic já amarelado viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho no retomar do jogo, porque tirara a camisola nos festejos do golo. Um erro grave em termos de alta competição. Ainda sem tempo para as equipas absorverem a nova realidade (inferioridade numérica do Sporting) os portugueses festejaram efusivamente o segundo golo com um passe de Liedson para a entrada da área, a recepção, o olhar para a baliza e o disparo junto ao ângulo superior direito da baliza de Frey. Um grande golo de Muiguel Veloso que dava uma vantagem interessante apesar de escassa para a segunda mão. Todavia, como era natural, com mais um homem e a perder os italianos desdobravam-se com maior interesse ofensivo e já depois de Rui Patrício o ter evitado por duas vezes, o empate viria a ser inevitável num lance em que Polga, mal colocado, face a Girardino deu o lado da baliza para este fazer o golo do empate.
Um, Sporting acima do que fez até agora nos poucos jogos disputados mas um resultado que deixa poucas possibilidades para seguir em frente na Champions League. Acho mesmo que o Sporting já não tem "capital" para reivindicar milagre suficiente para seguir em frente, o que exige uma vitória em Itália ou então empatar a três ou mais golos...
Do árbitro já falámos o suficiente. Aplicou as regras na expulsão de Vukcevic mas não as aplicou a dois jogadores da Fiorentina que deveria ter terminado o jogo só com nove. Ora o primeiro expulso devia ter sido aos 11 minutos. Agora vejam a influência que isso não teria no desenvolvimento do jogo...
Fichado jogo:
Estádio Alvalade XXI, Início do Jogo 19:45
Árbitro Viktor Kassai (Hungria)
Sporting: Rui Patrício; Pedro Silva (Pereirinha, 56), Daniel Carriço, Polga e André Marques (Caneira, 67); Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic e Matías Fernandez; Liedson e Hélder Postiga (Yannick, 80).
Suplentes: Tiago, Pereirinha, Tonel, Caneira, Rochemback, Yannick e Caicedo.
Fiorentina: Frey; Commoto, Gamberini, Dainelli e Gobbi; Montolivo (Donadel, 79) e Cristiano Zanetti; Macchionni, Mutu (Jovetic, 62) e Vargas; Gilardino.
Suplentes: Avramov, Kroldrup, Natali, Pasqual, Donadel, Jorgensen, Kuzmanovic e Jovetic.
Golos: Vukcevic (57), Miguel Veloso (65); Vargas (5), Gillardino (78)
Disciplina: cartão amarelo a Vukcevic (11, 58, seguido de vermelho); a Gamberini (11), Zanetti (14), Dainelli (28)
Sem comentários:
Enviar um comentário