Páginas

2007-03-28

Portugal demonstrou que é uma das melhores selecções do Mundo

Sérvia 1 - 1 Portugal

Grande segunda parte num jogo muito complicado



Portugal fazia hoje um dos jogos mais complicados desta fase de qualificação. No entanto, recebeu uma ajuda da Arménia que venceu a Finlandia surpreendentemente. Também os Sérvios vinham de uma derrota no Cazaquistão e a pressão era grande sobre o treinador Javier Clemente.

Scolari optou por Simão Sabrosa em vez de Quaresma e de resto a mesma equipa da vitória frente à Bélgica. Logo aos 4' Portugal ficou a ganhar num golo com alguma surpresa no remate de Tiago em arco de longe após um passe atrasado de Nuno Gomes.
A verdade é que a Sérvia reagiu de modo vigoroso, não sentindo o toque do golo e Portugal passou por um mau bocado. Muito agressivos sobre a bola (e às vezes sobre os jogadores adversários) os sérvios ganharam vários cantos e o golo do empate estava anunciado. No entanto, Portugal também não se limitava a defender e na sequência de um pontapé de canto, Petit de longe obrigou Stojkovic a fazer grande defesa.

Mas após (mais) um canto da direita do ataque Sérvio os locais empataram de cabeça por Jankovic, restabelecendo o empate. Agora foi Portugal que não se amedrontou e passou a ter mais bola aliviando a pressão apesar da agressividade dos sérvios nem sempre reprimida pelo árbitro (que o diga Cristiano Ronaldo).

Na segunda parte Portugal demonstrou nítida superioridade sobre os Sérvios. Tiago, de novo a passe de Nuno Gomes, faz brilhar Stoykovic aos 51'. Aos 63' de novo Tiago e de novo Stojkovic num duelo renhido. Portugal domonva instalava-se mais no meio-campo ofensivo mas os sérvios tentavam algumas saídas rápodas para o ataque. Depois vieram as substituições e aí Scolari preferiu ser conservador. Primeiro substituição de um lateral por outro, depois um centro camopista por outro mais defensivo e finalmente a dez minutos do fim saóda de um ponta de lança (passando Ronaldo para o centro do ataque) e entrada de Quaresma.

O empate satisfazia os técnicos e assim aconteceu.

O árbitro perdoou um penalty aos sérvios na primeira parte e foi demasiado brando, ficando vários amarelos por mostrar,também, a portugueses é certo, mas nesse ponto de vista os locais foram bem mais beneficiados.

Portugal agora recebe em casa os seus adversáriuos mais sérios: Polonia, Sérvia e Finlandia, por isso tem o apuramento ao alcance, mas não tem margem para erros.

Estádio: Estádio do Estrela Vermelha
Árbitros: Bertrand Layce,

SÉRVIA - Stojkovic; Tosic (Lazovic 83') , Vidic, Dragutinovic e Krstajic; Duljai, Jankovic (Koroman 67'), , Krasic e Stankovic (Markovic 77') e ; Pantelic e Kovacevic.

PORTUGAL - Ricardo; Miguel (Caneira 71'), Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, João Moutinho (Raul Meireles 76')e sai e Tiago; Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes (Ricardo Quaresma 81') e Simão.

Golos: 0-1 Tiago 4'; 1-1 Jankovic 39'

Disciplina:
7' Cartão amarelo para Stankovic (Sérvia).
34' Cartão amarelo para Pantelic (Sérvia).
35' Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (Portugal), por empurrar um adversário. Falha o próximo jogo de Portugal, na Bélgica.
40' Cartão amarelo para Jankovic (Sérvia).
59' Cartão amarelo para Tiago (Portugal).
62' Cartão amarelo para Dragutinovic (Sérvia), por falta sobre Simão.

Sem comentários:

Enviar um comentário