Manuel Galrinho Bento, considerado unanimemente um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre, e que defendeu a baliza do Benfica entre 1972 e 1992 faleceu hoje após paragem cardio-respiratória. Ainda ontem estivera na Gala do Benfica, no casino Estoril. «O Benfica fica mais pobre» disse Luís Filipe Vieira.
Bem me lembro da sua qualidade como guarda-redes do Benfica e da selecção nacional de Portugal que representou por 63 vezes. A rivalidade com Damas, outro grande guarda-redes, que defendia o Sporting era famosa e a associação é inevitável. Damas era mais espectacular, Bento mais consistente. Foi campeão nacional por 8 vezes e ganhou seis Taças de Portugal.
O corpo de Manuel Bento, ficará em câmara ardente a partir de amanhã, às 11 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e será cremado no sábado, às 19 horas, no cemitério dos Olivais, em Lisboa.
Fico triste como benfiquista, mas especialmente como desportista. Foi uma grande figura do futebol português. Estes factos põe-nos em sentido relativamente à nossa fragilidade em relação à vida. E dão-nos vontade de fazer coisas diferentes das que diariamente fazemos numa velocidade frenética ... a maior parte das vezes sem sentido.
Sem comentários:
Enviar um comentário