Páginas

2007-02-05

Portugal - Brasil amanhã em Londres


Amanhã temos um sempre apetecível Portugal-Brasil em futebol. Estranha-se que o jogo seja em Londres, nem em Portugal nem no Brasil, portanto. No entanto, o jogo está a despertar grande interesse nos adeptos (nas «torcidas») de ambos os países e também nos próprios ingleses, já que são muitas as estrelas que nele participarão. Não admira, já que estarão em confronto os primeiros e os oitavos do ranking mundial (esta de Portugal estar atrás de Inglaterra e Holanda ... não me conformo, afinal eliminámos ambos no Europeu 2004 e no Mundial 2006). Consta que a lotação vai estar esgotada para ver Cristiano Ronaldo, Deco e Simão no lado dos portugueses, Kaká, Diego e Robinho do lado do Brasil e todos os outros, naturalmente. Quem não vão ver a jogar será o outro Ronaldo, o Ronaldinho gaúcho que está lesionado e não foi convocado.


É estranho que entre dois países amantes do futebol os confrontos sejam tão intercalados. É certo que fazendo parte de dois continentes diferentes, o confronto directo em provas oficiais praticamente só pode surgir em Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos... Mas mesmo assim...

A última vez que se defrontaram foi em Portugal na estreia de Deco pela selecção portuguesa, jogador que viria a marcar de livre o golo vitorioso da selecção europeia (2-1). Mas aí jogamos em casa. Agora será numa espécie de campo neutro.

No último Campeonato do Mundo as equipas defrontar-se-iam nas meias finais caso ultrapassassem os obstáculos, mas contra a corrente maioritária de opinião foram os brasileiros que faltaram ao confronto ao serem eliminados pela França, que carrascos habituais da selecção portuguesa voltaram a eliminar-nos. Com agrado de ambos os lados viriam a perder a final para a Itália.

As equipas respeitam-se (ver declarações de Dudu Cearense) e os encontros recíprocos vão ser interessantes: desde logo Felipão, o «nosso» treinador que foi Campeão do Mundo pelo Brasil, Deco, brasileiro de origem joga por Portugal, Helton e Luisão que jogam pelo Brasil, participam no campeonato português, Diego está na Alemanha mas já foi jogador do Porto, Tinga já foi jogador do Sporting.

Esperemos, uma vez que o jogo não conta para nenhuma competição, que haja fair-play as equipas não joguem em sistemas tácticos muito rígidos e que por isso seja um bom espectáculo...

Quanto ao resultado... bem... que os Ronaldos marquem dois golos cada um... (e como o do Brasil não joga... (esta é uma provocaçãozinha aos meus visitantes brasileiros)!

De qualquer modo seja qual for o resultado prometo comentar aqui o jogo amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário