Páginas

2007-01-26

Porto começa mal a 2ª. Volta

União de Leiria 1 - 0 Porto

E o menino bonito estragou tudo...

Perante uma assistencia em número desolador (menos de 3.500 pessoas) Lucas Mareque estreou-se no Porto que dominou totalmente os primeiros vinte minutos de jogo conseguindo quatro oportunidades de golo : duas negadas por Fernando com boas intervenções, uma bola ao poste de Quaresma e uma outra situação com um defesa leiriense a cortar com o corpo a bola desviada no segundo poste.

A partir dos vinte minutos finalmente o Leiria aparece a incomodar a área do Porto, tendo Paulo César de cabeça (remate fraco) tido aos 24' a única oportunidade leiriense.

Na parte final o Porto voltou a ter mais duas oportunidades. Livre de Quaresma e desvio de Pepe de cabeça à barra e atraso mal feito de um defesa e a bola para Lizandro que não conseguiu bater Fernando.

Já no tempo de compensação um dos lances decisivos do jogo. Quaresma tinha-se desentendido com um defesa leiriense pouco antes e com a bola nos pés e o adversário à ilharga deu-lhe uma cotovelada para vermelho directo mostrado por Helmano Santos após orientação do auxiliar.

Na segunda parte a União de Leiria em superioridade numérica equilibrou o jogo, finamente a ter peíodos de posse de bola no meio-campo ofensivo como o treinador anunciara pretender e na marcação de um livre lateral, Ivanildo fez um cruzamento para a área portista onde Tixier desviou para o segundo poste fazendo o golo que acabaria por dar os três pontos. Nesta altura o Porto já tinha subtituido Postiga por Bruno Moraes e Raul Meireles por Ibson, restando a Jesualdo alguns minutos depois fazer entrar Vieirinha para o lugar de Paulo Assunção.

Nos últimos minutos o Porto fazendo um futebol directo de bola comprida para a área ainda esteve perto de empatar: Bruno Alves num cruzamento-remate fez a bola embater na quina da baliza e perto do fim Renato evitou que a bola rematada de cabeça por Lucho se encaminhasse para golo.

Vitória não justificada em termos de produção de jogo por parte da equipa leiriense que beneficiou, porém, da boa exibição do seu guarda-redes e dos erros do Porto, quer na não concretização das várias oportunidades, quer do desvario do seu «menino bonito» que pôs o Porto a jogar em inferioridade numérica toda a segunda parte.

A arbitragem teve erros com faltas picuinhas nuns casos e outras faltas mesmo a não serem marcadas, com o Porto a pedir um penalty por um toque sobre Postiga, que não nos pareceu justificar esse castigo e com muitos amarelos para os portistas por protestos demonstrativos de alguma perturbação emocional. Lizandro levo amarelo por simular penalty e noutro lance em que estava em fora de jogo depois do apito chutopu à baliza, mas o árbitro segundo a tal regra de bom senso apregoada por alguns não lhe deu o segundo amarelo.

O campeonato pode adquirir um bocadinho de interesse co a possibildade de Sporting e Benfica reduzirem para 4 e 5 pontos respectivamente a diferença para o líder, mas jogando no Bessa (o Sporting no domingo) e no Restelo (o Benfica amanhã) não nos parece muito provável que ambos ganhem, é bem possível mesmo que nenhum dos dois ganhe.

Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Espect.: 3385
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)

U. LEIRIA – Fernando; Laranjeiro, Marcos António, Renato e Tixier; Faria, Paulo Gomes e Paulo Machado (Cadú da Silva, 72 m); Sougou (Slusarki, 33 m), Paulo César e Ivanildo (Alhandra, 82 m).

FC PORTO – Helton; Fucile, Pepe, Bruno Alves e Lucas Mareque; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção (Vieirinha, 73 m) e Raul Meireles (Ibson, 59 m); Lisandro Lopez, Hélder Postiga (Bruno Moraes, 68 m) e Ricardo Quaresma.

Golo: Tixier (70 m)

40' Cartão amarelo para Paulo César (U. Leiria), por falta sobre Quaresma.
45' Cartão vermelho directo para Ricardo Quaresma (F.C. Porto), por atingir Tixier com uma cotovelada.
55' Cartão amarelo para Hélder Postiga (FC Porto), por protestos.
56' Cartão amarelo para Lisandro López (F.C. Porto), por simular grande penalidade.
67' Cartão amarelo para Bruno Moraes (F.C. Porto).
68' - Cartão amarelo para Brino Alves e para Slusarski por desentendimento.
82' Cartão amarelo para Lucas Mareque (F.C. Porto).
90'+5' Cartão amarelo para Pepe (F.C. Porto).
90'+4' Cartão amarelo para Fernando (U. Leiria), por queimar tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário