Pepe de cabeça deu o triunfo a dez minutos do fim
O Porto conseguiu um triunfo difícil frente à Académica e mantém-se como principal favorito à conquista do título de campeão.
O jogo começou sem grande pressão portista, passando a Acdémica por um quarto de hora inicial tranquilo. Contudo a partir daqui o Porto criou lances de perigo aos 15', 20 e 24'. Neste último esteve mesmo perto de marcar por Lizandro Lopez mas Vitor Nóvoa defendeu primeiro o cabeceamento e depois com os pés a recarga.
A verdade é que esse periodo de maiores dificuldades da Académica foi curto e com Quaresma pouco em jogo (praticamente só se viu na primeira parte a marcar os cantos e livres) não parecia uma noite muito inspirada para os dragões. A Académica, no entanto, também não incomodava Helton.
Na segunda parte (já com Brunio Moraes no lugar de Jorginho) e ainda antes da perturbação psicológica que podia resultar da manutenção do 0-0, os portistas chegaram cedo à vantagem no marcador por Hélder Postiga. Primeiro um cruzamento da direira para a esquerda com Quaresma a recolher a bola e depois um cruzamento deste para Postiga completamente à vontade marcar (mas em posição de fora de jogo).
Com o Porto em vantagem o jogo decorria sem grandes motvos de interesse até que a Académica num bom lance (mas esporádico) chegou ao empate por Nestor Alvarez (que havia entrado aos 55'). A bola foi bem metida e o avançado de Coimbra de primeira rematou fazendo passar a bola pelo meio das pernas de Helton que saira a reduzir o angulo. Faltava cerca de um quarto de hora para o final e Jesualdo de imediato fez entrar Alan para o lugar. O excessivo descanso dos portistas na abordagem ao jogo não sofreu, porém, revés, porque passados seis minutos e após uma boa defesa de Pedro Roma para canto, Pepe ganhou nas alturas na sequencia desse canto e de cabeça fez o 2-1 que seria definitivo.
Paulo Parati teve um jogo calmo, mas com algumas falhas. Cortou com as pernasum lance de construção de contra-ataque do Porto, viu o auxuiliar que acompanhoi o ataque da Académica na primeira parte marcar um fora de jogo inexistente e no primeiro golo do Porto, na altura do cruzamento de Quaresma, Postiga estava adiantado.
Ficha de jogo:
Arbitro: Paulo Paraty; Aux - Alexandre Freitas e Alfredo Braga
FC Porto: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pepe e Cech; Lucho, Raul Meireles (Alan, 79m) , Jorginho (Bruno Moraes, 46m); Lisandro (Ibson, 54m) , Postiga e Quaresma
Académica: Pedro Roma, Nuno Luís, Litos, Káka e Lino; Pavlovic, Roberto Brum (Paulo Sérgio, 63m); Miguel Pedro, Filipe Teixeira (Sarmento, 63m), Hélder Barbosa (Nestor Alvarez, 55m); N'Doye
Golos: 1-0 Hélder Postiga 49', 1-1 Nestor Alvarez 76'; 2-1 Pepe 82'
Disciplina: cartão amarelo para Pavlovic, (23m), Pepe (44m), N´Doye (86m).
23' Cartão Amarelo para Pavlovic (Académica), por falta sobre Lucho.
44' Cartão Amarelo para Pepe (F.C. Porto).
Sem comentários:
Enviar um comentário