Páginas

2006-02-05

Benfica com nova derrota por 3-1

União de Leiria 3 - 1 Benfica

Percebem agora porque Beto, neste Benfica, tem de jogar?

Koeman revolucionou o onze titular. Leo a defesa esquerdo regressando Nelson à direita, Ricardo Rocha em vez de Anderson. No meio campo Laurent Robert à direita e Manuel Fernandes no lugar de Beto. Marcel na frente a fazer companhia a Nuno Gomes. Mas ... Moreto manteve-se na baliza.

Quando aos cinco minutos Nuno Gomes a um metro da baliza (tão grande!) atira contra Costinha, e perde de modo inacreditável o primeiro golo e no canto seguinte Ricardo Rocha de cabeça atira por cima da barra, os benfiquistas recearam outra edição de um filme já conhecido com a União de Leiria, com o personagem Costinha a servir de "mau da fita".

O Benfica tinha a iniciativa do jogo e até jogava bem. Aos 17' Manuel Fernandes foge à falta que dois adversários procuraram, embala em velocidade e manda um estouro de pé esquerdo à barra! No minuto seguinte Touré a dar uma assistencia a Paulo César que remata ao .... poste!

Aos 21' Simão Sabrosa a pôr a bola num centro junto da baliza do Leiria e Tixier quase faz autogolo. Aos 25' grande defesa de Costinha a remate de cabeça de Marcel.

E aos 32' João Paulo incorpora-se no ataque da esquerda flecte para o centro, sem pressão e remate de longe para ... golo. Moreto mal posicionado estira-se mas não evitou o golo.O Benfica sentiu o golo e até ao final da primeira parte o seu futebol não teve a fluencia que tivera até então.

No início da 2ª. parte o Benfica volta a entrar bem mas é Maciel que se isola contorna Moretto e remata por cima da barra. No minuto seguinte boa jogada colectiva do Benfica a bola é endossada para um remate de primeira cruzado de Robert para mais uma grande defesa de Costinha. O Benfica ataca procura o empate que justificava em quantidade de futebol de ataque, mas comete falhas de principiante e um campeão não pode fazê-lo. Falha monumental de Luisão a querer fintar em zona defensiva, perde a bola para dois leirienses , há um primeiro remate, o guarda-redes Moretto defende para a frente (mais uma vez...) e surge Fábio Felício, na recarga, a elevar a vantagem. Com 2-0 sente-se que o Leiria jamais perderia o jogo.

O Benfica não se entrega Marcel ganha de cabeça vai ser golo ...mas Costinha faz uma defesa monumental. Com Manduca no lugar de Leo surge finalmente o golo do Benfica aos 80' numa jogada pela esquerda, com passa de Robert. O Benfica acredita que ainda pode empatar .... mas outra vez uma bola perdida agora por Manuel Fernandes, contra-ataque e Maciel faz 3-1.

Se o Benfica não jogou nada frente ao Sporting hoje paradoxalmente até se pode dizer que jogou bem ou pelo menos o suficiente para criar uma dezena de oportunidades de golo. Mas concedeu quatro aos adversários e estes marcaram três golos.

Não está justificada a saída de Quim da baliza do Benfica. Depois aquele meio-campo não pode falhar tantos passes. Tem de jogar com mais segurança. O primeiro golo do Leiria com Beto a jogar não acontecia ...tanto espaço e tempo teve João Paulo, depois os defesas têm de aprender uma regra básica - estão lá para defender e não fazer fintas. Luisão foi culpado. Manuel Fernandes por mais de uma vez perdeu a bola por querer fintar ...e tantos passes perdidos.

A União de Leiria ganhou porque tem um treinador que manifestou superioridade tactica e Costinha se defendesse sempre tão bem como o faz contra o benfica era o melhor guarda-redes do Mundo.

O árbitro António Costa não teve influencia no resultado mas cometeu muitas falhas. Disciplinarmente houve amarelos que ficaram no bolso (um para cada lado, pelo menos- Laurent aos 7') e mostrou-o a Petit por protestos depois de falta assinalada a este, que não existiu. O juiz assistente assinalou um fora de jogo a um leiriense... que partiu do seu meio-campo! Falhas... mas as maiores foram as dos jogadores do Benfica.... quer a desperdiçar golos ... quer a facilitá-los aos adversários.

Sem comentários:

Enviar um comentário