Páginas

2010-10-20

Benfica perde em Lyon de forma inequívoca

Benfica logoOlympique Lyonnais logo
Lyon


2-0

Benfica



Não se pode jogar com o Lyon como se joga com o Arouca...

O Benfica ou Jorge de Jesus acha que a equipa de futebol do clube é uma das melhores da Europa. Ainda pensei que as declarações do treinador antes do jogo fizessem parte dos "mind games" à estilo Mourinho, de modo a responder ao seu homólogo que dizia que o favoritismo era do Lyon. Jesus contrapôs que o Benfica ia jogar para ganhar pois se ano passado ganhou com alta classe ao Marselha...

Pois na realidade ano passado assim aconteceu, mas este Benfica está muito aquém daquele do ano passado ... e este é um mistério difícil de perceber (não creio que as saídas de Di Maria e de Ramires expliquem tudo, até porque se gastaram vários milhões a contratar substitutos...que não aparecem como tal).

O jogo começou com ritmo elevado, muita pressão, as equipas de peito aberto - ou seja o Benfica não se intimidou. Contudo a alguns passes mal feitos em zonas proibidas, preocupantes por parte do Benfica (primeiro num erro de David Luís que não foi fatal, depois com Carlos Martins a perder a bola numa simulação... e neste caso com consequências ao nível do resultado - o Lyon inaugurou o marcador) e algumas faltas a darem cartão amarelo... do lado francês algumas faltas passaram em claro (livres à entrada da área sobre Gaitán e Saviola, por ex.) e outras foram menos espectaculares mas mais eficazes...

Depois de um remate cruzado ao poste de Michel Bastos o Benfica partia para a ofensiva quando Carlos Martins ao querer repetir uma das simulações que lhe é peculiar (mas completamente proibida em termos de balanço entre o que se ganha se sair bem e o que se perde saindo mal, ainda por cima em zonas defensivas com a pressão imposta pelo adversário!) originou a insistência ofensiva francesa com Briand a finalizar ao segundo poste cruzamento da esquerda.

A juntar ao golo vieram os tais amarelos para Carlos Martins e para Gaitán indiscutíveis mas infantis...

E perto do intervalo o início do fim da capacidade encarnada de discutir o resultado jogo. Mais uma falha individual (Gaitán neste caso) a perder uma bola fácil e depois uma falta que o árbitro com um critério restrito amarelou pela segunda vez.

Ao intervalo o Benfica perdeu o jogo. Jesus tinha que mexer na equipa reforçando o meio-campo defensivo, aguentar o 0-1 por paradoxal que pareça e esperar para numa jogada de contra-ataque ou de bola parada tentar igualar o marcador. Mas nenhuma substituição foi feita. A entrada do Lyon foi de garras afiadas, oportunidade atrás de oportunidade (estivesse Lisandro inspirado e o Benfica sairia goleado).Nova bola no poste, defesa impossível de Roberto, mas golo na segunda recarga.

Ou seja aos 52' consumava-se a derrota encarnada. 0-2 e a jogar com menos um. Só depois Jesus mexeu na equipa fazendo entrar César Peixoto para o lugar de Saviola (em nítida baixa de forma apesar dos elogios de Jesus dizendo que se tem tratado de jogador fundamental nas assistências!), mas foi por pouco tempo que o Benfica reforçou o meio-campo pois logo saiu Aimar para entrar Jara. Mas ai também Puel já tirava Michel Bastos...

Roberto ainda voltou a brilhar impedindo o aumento do score. Na verdade, o Benfica acaba por ser feliz por ter perdido apenas por 2-0. Por volta do minuto 80' o Benfica ainda se chegou ao ataque muito por força da inexcedível capacidade de Fábio Coentrão (um grande jogador!) mas o Benfica completa um jogo da Champions em fez zero (zerinho!!!!) remates direccionados à baliza e apenas num canto sesgado Lloris teve que se aplicar.

Situação complicada para os encarnados que já têm menos seis pontos que Lyon e menos três que Schalke. Só três triunfos nos três jogos que faltam podem habilitar o Benfica a se apurar (e mesmo assim... não é certo). Tal como o Braga face ao Partizan o Benfica está, porém, em vantagem face aos israelitas (derrotados n Alemanha pelo Schalke por 3-1) na luta pelo 3º. lugar que ainda dá continuidade na Europa do futebol.

Uma não vitória no próximo jogo em casa frente a este Lyon e adeus à Champions... Se considerarmos que no campeonato a distância de atraso já são sete pontos e o Benfica na primeira volta vai ao Dragão dentro de duas semanas (dava jeito neste caso que o sorteio tivesse sido inverso), a época está de cinzento escuro - quase da côr do Orçamento (negro) do Estado!

Group stage (Group B) - 20/10/2010 - 20:45CET (20:45 local time)
Stade de Gerland - Lyon
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (ESP); Assistentes: Fermin Martinez Ibanez (ESP), Juan Carlos Yuste Jiménez (ESP)

LYON: Lloris; Réveillère, Cris, Diakhaté, Cissokho; Gourcuff (Kallstrom 71'), Gonalons, Pjanic; Briand, Lisandro (Gomis 83') e Michel Bastos (Pied 64').

BENFICA: Roberto; Maxi, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão; Javi García; Carlos Martins (Sálvio 77'), Aimar (Jara , Gaitán; Saviola (César Peixoto 57'), e Kardec.

Golos: 1-0 2-0 Lisandro 52'

Disciplina: 34'Cartão Amarelo para Gaitán (Benfica) por falta sobre Briand (Ol. Lyon).
37'Cartão Amarelo para Carlos Martins (Benfica) por entrada dura sobre Gonalons (Ol. Lyon).
41'Cartão Amarelo para Réveillère (Ol. Lyon) por falta sobre Gaitàn (Benfica).
67'Cartão Amarelo para Javi García (Benfica) por falta sobre Réveillère (Ol. Lyon).

2 comentários:

Anónimo disse...

:) A coisa está preta em todo o lado!

Miguel disse...

Afinal o problema não é o Roberto ...

http://henricartoon.blogs.sapo.pt/263069.html

Porto ganhou e o meu Sporting já ganha ...!

Um Abraço da M&M & Cª!

Enviar um comentário