Páginas

2010-08-15

Assalto ao título já começou... e o Benfica perdeu

Académica logoBenfica logo
Benfica

1-2

Académica


Laionel deu a vitória ao cair do pano...


Vamos por partes:
i) Este Benfica agora campeão, para além do nervosismo apresentado por alguns jogadores, está muito pior relativamente ao ano passado;
ii) A Académica mostrou-se organizada, muito agressiva (em ambos os sentidos) , trabalhou muito, mas quando segurava o empate, saiu-lhe o Euromilhões... e ganhou o jogo!
iii) O assalto ao título começou logo na primeira Jornada. Depois do que se viu ontem (penalty salvador do Porto) podia haver tiros de metralhadora que este Cosme Machado não marcaria um único penalty.

Primeiro parte: O Benfica apresentou no onze inicial apenas um jogador que não pertencia ao plantel do ano passado - Roberto, e aí claramente o Benfica fica a perder; umas vezes culpado, outras vezes sem sorte, com ele o Benfica sofre sempre pelo menos dois golos por jogo. Mas veja-se a diferença: Sidnei e David Luis não é a mesma coisa que Luisão e David Luís. Ala esquerda Fábio Coentrão e César Peixoto, pior do que Fábio Coentrão e Di Maria. Ala direita Maxi Pereira e Ruben Amorim, pior do que Maxi Pereira - Ramires. Mas as diferenças não são apenas de «nomes». David Luís está mal, indisciplinado, quer sair sempre a jogar... Maxi Pereira sem capacidade física. Cardozo ... não se viu. Muitos passes transviados. Pouca dinâmica de jogo, só Coentrão desequilibrou, apesar dos encarnados terem estado 40' minutos com um jogador a mais. Jesus demorou a mexer na equipa...sempre. Só ao intervalo meteu Jara para o lugar de César Peixoto mas no lado direito manteve-se dois jogadores de características defensivas. A entrada de Weldon a cinco minutos do fim?

Segundo tema: A Académica jogou agressiva e não pagou a factura inteira por isso. As equipas de Jorge Costa (especialmente a jogar contra o Benfica) são assim. Após o primeiro quarto de hora em que o Benfica entrou melhor a Académica soube contrariar os intentos encarnados. Adiantou-se no marcador aos 26' na sequência de um livre com cabeceamento vitorioso de Miguel Fidalgo nas costas da defesa encarnada.. Antes já Addy tinha obrigado Roberto a aplicar-se. Depois soube jogar com o tempo e com a permissividade do árbitro. Quando lutava com unhas e dentes em defesa do empate marcou o golo da vitória num excelente golo de Laionel num chapéu convidado pelo adiantamento de Roberto...

Terceiro tema: Arbitragem - Este Cosme Machado não tem jeito nenhum para arbitrar. Falta sobre Saviola na meia-lua sem bola deixou por passar ainda na primeira parte. Atrasou quanto pôde a amostragem de amarelos; a expulsão de Addy não podia ter evitado. Não viu canto após corte de Sidnei e fez o mesmo ao dar pontapé de baliza à Académica em vez de canto, na segunda parte. Na fase final do jogo não assinalou penalty por pontapé no calcanhar de Javi Garcia em plena área. Segundos antes um defesa atirou-se sobre as costas de Cardozo antes de cortar de cabeça e também não marcou falta. Mal no controlo do tempo, Na primeira parte não deu descontos e houve interrupções até para entrada da assistência a Songou. Tendo concedido 4 minutos não os prolongou apesar da 3ª. substituição na Académica (após os 90) e do segundo golo dos visitantes.

Árbitro: Cosme Machado
Estádio da Luz
BENFICA: Roberto, Maxi Pereira (Carlos Martins 65'), Sidnei, David Luiz, César Peixoto (Jara no início da segunda parte), Rúben Amorim, Javi García, Aimar (Weldon 85'), Fábio Coentrão, Cardozo, Saviola

ACADÉMICA: Peiser, Orlando, Pedrinho, Berger, Addy, Diogo Gomes, Diogo Melo, Nuno Coelho, Sougou (Junior Paraíba 90+1'), Miguel Fidalgo (Laionel 57'), Diogo Valente (Pedro Costa 57')

Golos: 0-1 Miguel Fidalgo 26'; 1-1 Jara 62'; 1-2 Laionel 90+3'

Disciplina: 30'Cartão Amarelo para Sougou (Académica).
45'Cartão Amarelo para César Peixoto (Benfica).
49'Cartão Amarelo para Nuno Coelho (Académica).
49'Cartão Amarelo para Addy (Académica).
51'Segundo Amarelo e respectivo cartão vermelho para Addy (Académica).
56'Cartão Amarelo para David Luiz (Benfica) por protestar contra o tempo que levam as substituições que a Académica está a fazer.
67'Cartão Amarelo para Aimar (Benfica) por simular uma grande penalidade com mergulho para o relvado.
73'Cartão Amarelo para Rúben Amorim (Benfica) por travar em falta um contra-ataque da Académica
79'Cartão Amarelo para Peiser (Académica) por ter simulado agressão, de modo a perder tempo.
90' Cartão Amarelo para Carlos Martins (Benfica).

Sem comentários:

Enviar um comentário