Páginas

2010-06-19

2010 FIFA World Cup South Africa: Rommedahl deu o triunfo aos dinamarqueses

Flag of CameroonFlag of denmarkCameroon

1-2

Denmark

Duas equipas que na primeira jornada do Grupo E tinham saído derrotadas defrontavam-se com o espectro de que quem perdesse estaria de fora do apuramento.

A equipa dos Camarões assumiu desde cedo a iniciativa do jogo e adiantou-se no marcador logo aos 10' com um golo de Eto'o. Ao futebol de mais toques na bola e até de certo "perfume" dos africanos respondeu a Dinamarca, quase sempre mais postada defensivamente, com um futebol largo, atlético e rectilíneo.

Um lançamento longo para a esquerda do ataque para a velocidade de Rommendahl daria o empate após o cruzamento deste horizontal para a entrada da pequena área suficientemente perto para atrair a saída do guarda-redes e suficientemente longe para que este lá não chegasse. Quem chegou foi o avançado centro do Arsenal, Bendtner (que o Porto conhece bem!) a finalizar de rompante, estabelecendo o empate.

Os últimos minutos do primeiro tempo foram alucinantes com oportunidades para ambas as equipas. A Dinamarca pôde chegar ao segundo golo mas logo de seguida Etoo'o perdeu a oportunidade de bisar ao rematar ao poste depois de um colega de equipa lhe ter endossado a bola recuperada em zona avançada do terreno.

A segunda parte iniciou-se com a mesma tónica do início do jogo com Camarões a pretender forçar mais o ataque. Porém, a primeira sanção disciplinar do jogo foi para Bassong defesa dos Camarões, que viu o 100º. cartão amarelo da competição. Os europeus beneficiaram de alguma ingenuidade típica do futebol africano e chegaram à vantagem no marcador, contra a corrente do jogo. Rommedahl fez tudo, no um contra um com o defesa esquerdo africano junto à quina da área direita do ataque dinamarquês driblou-o para dentro e rematou intencionalmente cruzado e colocado sem hipóteses para Souleymanou.

Os esforços dos Camarões em contrariar o marcador, apesar do risco assumido por Le Guen, seu seleccionador, ao tirar um defesa para reforçar o ataque, acabaram infrutíferos apesar das várias oportunidades conseguidas - umas desperdiçadas por Webó em remates de cabeça por cima, outras evitadas por Sorensen e até pela cabeça de um defesa deitado no chão a interceptar o remate de Aboubakar.

Foi um dos jogos mais interessantes da prova e que terminou com um resultado de certo modo injusto e que coloca os Camarões fora da qualificação. Com zero pontos jogam na última jornada com a Holanda (que venceu o Japão hoje por 1-0 e já está qualificada) enquanto a equipa nipónica defronta a Dinamarca e quem vencer fica apurado. Um empate neste jogo dá vantagem aos japoneses.

No segundo jogo do dia para o Grupo D o Gana empatou com a Austrália a um golo, não tirando partido do facto de os australianos terem ficado a jogar com dez jogadores desde os 25' (em lance que deu o penalty que Asamoah GYAN converteu no golo do empate, depois de os australianos terem ganho vantagem, aos 11' com um golo de Brett HOLMAN)

Ficha do jogo Camarões-Dinamarca:
Tshwane/Pretoria - Estádio Loftus Versfeld
Árbitro Jorge LARRIONDA (URU)
CAMARÕES: Souleymanou, Geremi, Assou-Ekotto, Bassong (Idrissou 72'), Mbia, Nkoulou, Emana, Alex Song, Eyong Enoh (Makoun 46'), Etoo, Webó (Aboubakar 79')

DINAMARCA (Titulares): Sorensen, Agger, Simon Poulsen, Lars Jacobsen, Simon Kjaer, Christian Poulsen, Gronkjaer (Thomas Kahlenberg 66'), Rommedahl, Jorgensen (Jensen 48'), Tomasson (Jakob Poulsen 86'), Bendtner.

GOLOS: 1-0 Etoo 10'; 1-1 Bendtner ; 1-2 Rommedahl 61'

Disciplina: 49'Cartão Amarelo para Bassong (Camarões).
75'Cartão Amarelo para Mbia (Camarões).
86'Cartão Amarelo para Sorensen (Dinamarca).
87'Cartão Amarelo para Simon Kjaer (Dinamarca).

Sem comentários:

Enviar um comentário