Páginas

2010-06-21

2010 FIFA World Cup South Africa: Maior goleada do Mundial é portuguesa: 7-0 !!! à Coreia do Norte

Flag of PortugalPortugal

7-0

Coreia N.


Avalanche portuguesa na cidade do Cabo

Portugal conseguiu um resultado inimaginável, tanto que ao intervalo a vantagem era apenas tangencial. Se o feito de 1966 era lembrado e desejava-se a confirmação de um triunfo português os resultados da primeira jornada deixaram os portugueses desconfiados. Acresce que Portugal não pôde contar com Deco (nem com Rúben Amorim) por lesão.

O jogo começou com velocidade e Portugal podia ter cedo inaugurado o marcador mas a sorte não esteve com Ricardo Carvalho que atirou ao poste na sequência de um pontapé de canto (7').

A Coreia do Norte respondeu com jogadas de ataque, demonstrando que a postura muito defensiva contra o Brasil não se repetiria, demonstrando ambição. Aos 18 minutos, um remate cruzado de Hong proporcionou uma boa defesa simplesmente a Eduardo e, na recarga, Pak cabeceou por cima do alvo. Portugal apresentava um futebol em velocidade e às vezes até dava vontade de dizer para os jogadores trocarem a bola com mais certeza em vez de irem tão rápido para a frente.

O primeiro grande momento de felicidade para os portugueses surgiu aos 29' com a jogada a delinear-se na direita do ataque, Simão deu para Tiago mais no centro e este fez uma desmarcação magistral para Raul Meireles que aparece a receber na área por trás da defesa coreana e a rematar de pronto para o fundo da baliza. Estava inaugurado o marcador e feito o que se admitia ser o mais difícil: o golo de avanço no marcador.

A dupla de médios quase repetia a proeza pouco depois, com um centro de Tiago a atrapalhar um defesa coreano que colocou a bola nos pés de Meireles, mas desta vez o remate não levou a direcção desejada.

Mais uma investida de Fábio Coentrão à linha de fundo do lado esquerdo permitiu um cruzamento para a pequena área onde Hugo Almeida apareceu a fazer um desvio mas de calcanhar perdendo-se a oportunidade.

O início da segunda parte é que foi demolidor e Portugal afastou todos os receios dos adeptos quanto à possível reacção coreana. Aos 53, Hugo Almeida deixou a bola para Raul Meireles que isolou Simão e o extremo atirou para o 2-0, dois minutos depois de Hugo Almeida ter desperdiçado no coração da área após centro de Fábio Coentrão.

Mais três minutos, mais uma jogada fantástica e mais um golo de Portugal: Tiago lançou a corrida de Fábio Coentrão na esquerda, o defesa do Benfica cruzou para o sítio certo e Hugo Almeida, de cabeça, ampliou a vantagem.

A equipa coreana estava partida e perdida e a velocidade, destreza técnica e fluidez dos jogadores portugueses criavam lances de perigo uns atrás dos outros. Aos 60 minutos, Cristiano Ronaldo conduziu um contra-ataque pelo flanco esquerdo e assinou uma assistência perfeita para o quarto golo, marcado por Tiago. Aos 71' foi a vez do CR7 tentar o seu golo num disparo de meia distância mas a bola bateu com estrondo na barra.

Portugal no primeiro quarto de hora da segunda parte tinha arrumado com o jogo, mas continuou na sua postura ambiciosa. As oportunidades sucederam-se e entre o quarto e o quinto golo Portugal dispôs de pelo menos mais três chances de ampliar o resultado.

Uma jogada em velocidade de Coentrão pelo lado esquerdo -autêntico TGV - ultrapassou a oposição adversária em velocidade tabelou com Cristiano Ronaldo mas falhou a direcção do remate no que seria um dos golos mais brilhantes do Mundial.

Com as substituições em ambas as equipas a operarem-se foi Liedson que não desperdiçou um corte defeituoso dum defesa coreano para fazer o quinto golo.

Faltava o ketchup para Cristiano Ronaldo e desta vez teve a fortuna que lhe tem faltado e recebeu uma bola de ressalto no cachaço e quase marcava de cachaço se tivesse caído com a bola dentro da baliza. Afinal, preferiu deixar a bola cair para marcar à vontade com o pé fazendo um golo pela selecção nacional o que não acontecei há meses e meses...

Tiago - grande exibição, elegeríamos para nós como o melhor em campo, o que a votação no sítio da Fifa atribuiu ao Cristiano Ronaldo - marcaria ainda de cabeça o sétimo golo de POrtugal e o seu segundo golo no jogo - que deixa Portugal praticamente qualificado parta os oitavos de final da competição (tem nove golos de margem, actualmente, face à Costa de Marfim)!

Num jogo que acaba tão desnivelado não dá sequer para falar na influência do árbitro mas ficaram-nos dúvidas sobre um eventual adiantamento num dos golos portugueses. Também o cartão amarelo mostrado a Hugo Almeida não nos pareceu justificado.


Ronaldo recebe a bola no cachaço e quase marcava um golo desta maneira

Ficha do jogo

Estádio Green Point, na Cidade do Cabo

Árbitro: Pablo Pozo (Chile)

PORTUGAL: Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Tiago, Pedro Mendes e Raul Meireles (Miguel Veloso 70'); Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Liedson 77') e Simão (Duda 74').

Suplentes: Beto, Daniel Fernandes, Paulo Ferreira, Rolando, Duda, Liedson, Danny, Miguel Veloso, Pepe e Ricardo Costa.

COREIA DO NORTE: Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok (Nam Song Chol 75'), Pak Chol Jin, Ri un Il, Ji Yun Nam, Ri Kwang Chon; An Young Hak; Mun In Guk (Kim Yong Jun 60'), Pak Song Chol (Kim Kum Il 58'), Hong Yong Jo; Jong Tae Se

Suplentes: Kum Il, Chol Hyok, Kum Chol, Yong Jun, Nam Chol, Myong Gil, Chol Myong, Myong Won, Kwang Hyok, Kyong Il e Sung Hyok.

Golos: 29' Raúl Meireles; 53' Simão Sabrosa; 56' Hugo Almeida; Tiago (2) aos 60' e 89'; Liedson 81', 87' Cristiano Ronaldo;


32' Cartão Amarelo para Pak Chol Jin (Coreia do Norte).
38' Cartão Amarelo para Pedro Mendes (Portugal).
49' Cartão Amarelo para Hong Yong Jo (Coreia do Norte).
70' Cartão Amarelo para Hugo Almeida (Portugal).

Sem comentários:

Enviar um comentário