Páginas

2010-05-11

Reflexões pós-título de um adepto benfiquista (que sou eu)

1) Como me tinha comprometido (e não prometido, muito menos com conotações religiosas) após o triunfo do Benfica no campeonato cortei o bigode (que usava há mais de trinta anos...). Ainda não me habituei ao novo visual que acho estranho. Mas se cortei o bigode porque o Benfica foi campeão o que seria se o Benfica não o tivesse sido? Aí teria de cortar o pescoço!...

2) O Benfica é uma Nação! E sendo campeão a Nação rejubila! Aliás os triunfos do Benfica são um grande antídoto à crise económica e financeira. Vejamos: o Benfica perdeu na penúltima jornada no Dragão e o PSI 20, indicador da evolução das cotações das acções na Euronext Lisbon, desceu em todas as sessões da semana, perdendo cumulativamente mais de 10%. Pois bem no domingo passado o Benfica sagrou-se campeão e só na segunda-feira o mesmo índice subiu mais de 10%!! Digam lá se não tenho razão. Mas o curioso é que as acções do Benfica baixaram. Sabem porquê? Foram os benfiquistas que as tiveram de vender para fazer dinheiro para gastar nos festejos do título.

A minha próxima dissertação e ou tese (se eu eu não me metesse nestas coisas da blogosfera teria tempo para isso) vai ser: A correlação das Cotações na Bolsa de Lisboa e os resultados do Benfica. Para ganhar dinheiro talvez prefira antes escrever o livro: Como ser milionário na Bolsa de Lisboa sabendo os resultados da equipa de futebol do Benfica.

3) É extraordinário como alguns portistas comemoraram o terceiro lugar do seu clube no dia em que ganharam ao Benfica. Acho que estão no bom caminho. Já conseguem ficar contentes em ficar em terceiro desde que ganhem ao Benfica! E nós não nos importaremos... desde que tenhamos seis pontos de avanço! Por isso compreendo o título da crónica Nortada de Miguel Sousa Tavares «Quando os vencidos são os vencedores», hoje em A Bola. Mais uma prova de que estão no bom caminho: continuem a ser vencedores desta maneira, ficando em terceiro (vencedores da «porrada nos túneis» e no «lançamento de bolas de golfe sem taco» está totalmente garantido, aliás, nem têm rival).

4) Um dia depois de sermos campeões ficamos a saber que no Mundial a selecção portuguesa só leva à África do Sul um jogador do Benfica! Mas do terceiro e quarto classificados vão quatro e três jogadores respectivamente. Não quererá dizer muito... mas pode ser sintoma de que o treinador da selecção não aprecia o Benfica ou de que o Benfica está cheio de estrelas ... de outros países. Pelo menos mais cinco jogadores: Di Maria, Luisão, Ramires, Cardozo, Maxi Pereira (e talvez Urretavizcaya) irão estar na África do Sul representando outras selecções.

5) Ainda em A Bola, Sousa Tavares diz que Falcão é melhor jogador do que Cardozo: conclusões extraídas depois de Cardozo ter arrebatado A Bola de Prata; mais um bom indício de que o Porto vai no bem caminho: tem os melhores jogadores mas não ganha (nem a Bola de Prata este ano os deixamos ganhar, vejam lá...).

6) Domingos - o treinador do Braga que fez um excelente trabalho e que obrigou os encarnados a só festejarem no último dia- podia ter melhor perder. Como diz Fernando Guerra «Domingos opta por linguagem de arrogância e cai no despropósito de reivindicar o mesmo estatuto de quem apontou (só) mais 30 golos do que a sua equipa». Não obstante, o treinador do Braga reconheceu que Di Maria foi o melhor jogador do campeonato. Já o seu pupilo no Braga, Vandinho, e até o presidente do Braga, reconheceram que o Benfica mereceu ganhar. Só um estúpido é que não vê (viu) isso...

7) Estive a ver a participação dos jogadores do plantel do Benfica na conquista do título e ressalto factos curiosos. Quim jogou todos os minutos possíveis do campeonato. Ou seja se há uns mais campeões do que outros é ele, porque fez todo o tempo de jogo possível. No entanto, nem é convocado e por outro lado está em final de contrato e o Benfica ainda não lhe apresentou proposta de renovação. Outro facto extremamente curioso é que há dois jogadores: Luís Filipe e Urretavizcaya que só participaram num único jogo. E vejam lá foi no triunfo em casa frente ao FC Porto!...

8) David Luíz no domingo disse que não ia sair do Benfica. Ontem já disse que o futuro está nas mãos do Presidente Luís Filipe Vieira. Amanhã estará a pedir para o deixarem sair... porque se trata da oportunidade de uma vida... O dinheiro faz destas coisas. E tratando-se de um profissional de futebol por muito amor que haja a um clube, tal comportamento é legítimo.

9) Hoje o Papa em Lisboa recebeu uma camisola do Benfica, depois uma camisola do Sporting...e ainda uma camisola do Belenenses. Puxa... isto de ser aliciado logo por três clubes (quase) ao mesmo tempo! Mas o campeão foi o Benfica! De qualquer modo a camisola com a Cruz de Cristo é a do Belenenses!... Quando disserem que o Belenenses baixou de divisão... (mas será que baixou ou esta Benção do Papa ressuscitará o Belenenses à 1ª. Divisão?! Não há duas sem três...

Sem comentários:

Enviar um comentário