Páginas

2010-03-18

Uefa Europa League: Aí está o Benfica europeu nos Quartos de Final

Benfica logoMarseille

1-2

Benfica


Não foi Cardozo, não foi Di Maria... Maxi Kardec!!!


O Benfica depois de exibição de grande nível acaba de eliminar o Marselha da Liga Europa e marca lugar no sorteio puro a realizar amanhã para os Quartos de Final da prova.

A equipa portuguesa mostrou superioridade no jogo praticamente desde os primeiros vinte minutos, período até então em que a zona de construção na transição defesa-ataque, tal como acontecera na Luz, foi bloqueada pela equipa do Marselha. A partir daí as melhores oportunidades foram dos encarnados que podiam ter inaugurado o marcador por Cardozo quando rematou um petardo ao poste da baliza francesa. Já antes o árbitro não assinalara um penalty por carga sobre as costas a Ramires, preferindo disfarçar o caseirismo com um pontapé de canto quando na jogada o defesas francês nem sequer disputou a bola.

Aos 35' foi Di Maria que em boa posição ligeiramente descaído para a esquerda teve a possibilidade de visar a baliza mas o guarda-redes defendeu. O árbitro já depois de ter assinalado um livre perigoso contra o Benfica por mão de Luisão, não assinalou falta semelhante mas dentro da área francesa, sonegando o segundo penalty do dia.

Perto do intervalo um remate de Lucho ao lado constituiu a maior ameaça do Marselha.

Na segunda parte a equipa frances pareceu apostada em segurar o nulo, com o Benfica a ter mais posse de bola mas a demonstrar falta de qualidade na finalização dos lances. Mais uma vez Di Maria, outra Cardozo a ganhar a um defesa no ressalto e a isolar-se mas a rematar ao lado... outra ainda Saviola.

Quem não marca sofre e depois de um livre por falta de Fábio Coentrão na intermediária defensiva e um primeiro rechaço de bola pela defesa encarnada a "segunda" bola deu lugar ao primeiro golo do jogo para o lado francês com Júlio César a não ficar isento de culpas e Niang a empurrar para o fundo da baliza.

O Benfica igualaria na sequência de um lançamento lateral com a bola afastada pela defesa a encontrar o remate de longe de Maxi Pereira e a anichar-se junto ao poste direito do guarda-redes francês depois de desviar num defesa. Foi o momento de felicidade do Benfica.

Ramires festeja golo do Benfica(Photo Presse-Sports)

Quando se projectava o prolongamento o Benfica resolveu a eliminatória com um golo marcado por Kardec, entrado poucos minutos antes no jogo substituindo Carlos Martins, a rematar cruzado ao segundo poste depois de ganhar uma bola ressaltada de um livre marcado por Pablo Aimar, também ele entrado a suplente.

Os jogadores franceses ficaram de cabeça perdida e acabaram com dez por expulsão de Ben Arfa (o jogador que marcou na Luz o golo do empate) a agredir Kardec.

O árbitro esloveno deve ter ficado tão ou mais triste do que alguns adeptos franceses tal foi a parcialidade com que arbitrou o jogo. Para além dos dois penalties, não se coibiu de parar o jogo encarnado por duas vezes para demonstrar a sua autoridade na marcação de livres que o Benfica pretendia marcar rapidamente e já na fase de cabeça perdida dos franceses, em vez de admoestar um defesa que persistia em não se colocar à distância para a marcação de um livre de Aimar, exibiu o amarelo ao jogador argentino do Benfica. Isto de ter um presidente francês na Uefa vale muito!

Agora vamos a acompanhar o Sporting e desejar que Portugal mantenha duas equipas na Europa.

Estádio Vélodrome, em Marselha

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)

Marselha - Mandanda; Bonnart, Diawarra, M´Bia e Taiwo; Cissé, Lucho e Cheyrou (Kaboré, 75 m); Abriel (Koné, 44 m, depois Ben Arfa, 90+2 m), Niang e Brandão.

Suplentes: Elinton Andrade, Hilton, Kaboré, Ben Arfa, Valbuena, Morientes e Koné.

Benfica - Júlio César; Maxi Pereira (Miguel Vítor, 90+4 m), Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Ramires, Carlos Martins (Kardec, 86 m) e Di María; Saviola (Aimar, 77 m) e Cardozo.

Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Airton, Aimar, Felipe Menezes, Kardec e Weldon.

Disciplina: cartão amarelo a Cardozo (33 m), Di Maria (54 m), Koné (56 m), Luisão (81 m), Taiwo (82 m), Javi Garcia (82 m), Kardec (90+1 m), Kaboré (90+3 m), Aimar (90+4 m); cartão vermelho directo a Ben Arfa (90+3 m).

Marcador: 1-0 por Niang (70 m); 1-1 por Maxi Pereira (74 m); 2-1 por Kardec (90 m).

Sem comentários:

Enviar um comentário