Páginas

2010-03-25

Centenário do Nascimento de Mário Cal Brandão

Homenagem numa Rua do Porto

Mário Cal Brandão nasceu em 25 de Março de 1910, ou seja há precisamente um século, filho de um imigrante galego, Silo Cal Muiños e de Amélia Almeida Brandão. Faleceu em 21 de Outubro de 1996. Advogado, socialista e defensor da liberdade, viria a ser pós 25 de Abril, Governador Civil do Porto. Demitiu-se em divergência com o Ministro da Admninistração Interna por ...«o Ministro não ratificar as requisições extraordinárias de prédios devolutos para realojar famílias pobres alvo de despejos judiciais» (JN).

Activista político contra a ditadura desde os tempos de estudantes em Coimbra, teve como momentos altos da sua intervenção política as candidaturas de Norton de Matos (1949) e de Humberto Delgado (1958) à Presidência da República.

Foi um defensor da liberdade, um grande personagem do século XX português, escasseiam nos tempos que correm vultos desta estirpe ... que até na prisão política conseguiu converter males em bem. Conheceu a sua mulher, Beatriz, em 1938 numa das passagens pela prisão na Pide no Porto...

Sem comentários:

Enviar um comentário