Páginas

2009-10-30

Porto cede empate em casa frente ao Belenenses

F. C. Porto logoBelenenses logo
FC Porto

1-1

Belenenses


Porto habitua-se a jogar só na segunda parte...

O Porto apareceu com Beluschi no meio-campo e com Farías na frente ficando Cristian Rodriguez e Falcão no banco. No Belenenses, que ocupa lugar baixo na tabela classificativa vinha de eliminação da Taça da Liga frente ao Gil Vicente, reaparecia José Pedro o pensador do jogo ofensivo no meio-campo e Nélson, o guarda-redes.

A equipa do Porto fez na primeira parte uma espécie de "remake" do jogo com a Académica: futebol lento, falho de imaginação, a possibilitar (quase) sempre que o Belenenses jogasse atrás da linha de bola. As poucas recuperações de bola no meio campo ofensivo ocorrerram por maus passes (não forçados) dos jogadores belenenses. Uma única sensação de emoção no estádio quando Farías antecipou-se a Nelson para marcar mas em clara posição de fora de jogo...

José Pedro cedo ficou em inferioridade e o central belenense Rodrigo Arroz perto do final do primeiro tempo ressentiu-se de lesão muscular e teve de ser substituido por Devic. Um zero a zero ao intervalo absolutamente lógico e natural.

Na segunda parte Jesualdo apostou em Falcão (saindo Beluschi) mas quem se pôs a ganhar foi o Belenenses logo no primeiro minuto. Um lançamento em profundidade pela meia esquerda para Lima, com Álvaro Pereira a falhar a tentativa de colocar o avançado em fora de jogo, e os visitantes a colocarem-se em posição de vencedor. Tocaram os alarmes, a equipa portista acelerou um pouco, o Belenenses acantonou-se perto da grande área, Rodriguez entra para o lugar de Sapunaru e as dificuldades do Belenenses aumentam.

Num cruzamento da esquerda para a área um defesa do Belenenses faz um balão e Falcão primeiro e Farías depois levam a melhor frente a três defesas do Belenenses e o goleador habitualmente suplente do Porto fez o empate. Ainda com tanto tempo para jogar esperava-se o triunfo portista... mas a velocidade do jogo voltou a reduzir-se - excesso de confiança que as coisas se resolveriam automáticamente ou real incapacidade de criação ofensiva?

É certo que o Porto dispôs de algumas oportunidades: um remate de Sapunaru para defesa de Nelson, outro de Cristian Rodriguez que Nelson defendeu para a frente e Falcão desperdiçou na recarga chutando por cima; um cabeceamente cruzado (ao lado) de Falcão mas em posição de fora de jogo (que não determinamos se foi assinalado); uma recarga de Meireles perto do fim ligeiramente ao lado e um cabeceamento de Bruno Alves à barra... Mas sempre tem que se concluir no cômputo dos 90 minutos que um candidadto ao título tem de produzir mais para justificar a vitória.

Arbitragem com erros de Benquerença. O golo de Farías foi bem anulado mas ficaram poor marcar faltas sobre José Pedro aos 11' (desviado pela anca de Rolando) e Lima (perto do final da 1ª. parte quando se isolava pela esquerda depois de ter ganho a Mariano, que devia ver amarelo); aos 22' ficou por mostrar amarelo a Gavilán por evitar contra-ataque portista agarrando o adversário.

Um empate que agrada ao Belenenses (quatro empates fora em cinco jogos disputados) em que se tem de destacar o papel dos laterais e que é um desperdício para o Porto que ficará a cinco pontos de distância de quem ganhar (se alguém ganhar) o jogo de amanhã entre os comandantes Braga e Benfica.

Estádio do Dragão
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)

FC PORTO - Helton; Sapunaru (Rodriguez, 53), Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi (Falcao, ao intervalo) e Raul Meireles; Mariano (Guarín, 79), Farías e Hulk.

Suplentes: Beto, Nuno André Coelho, Prediger, Guarín, Rodríguez e Falcao.

Treinador: Jesualdo Ferreira

BELENENSES – Nélson; Mano, Rodrigo Arroz (Devic, 44), Diakité e Barge; Gabriel Gomez, Celestino, Ivan e José Pedro (Fellipe Bastos, 51); Lima e Fredy (Cândido Costa, 77).

Suplentes: Bruno Vale, Devic, André Almeida, Fellipe Bastos, Cândido Costa, Freddy Adu e Igor.

Treinador: João Carlos Pereira

Golos: 0-1 Lima 46'; 1-1 Farías 62';

Disciplina:
64'Cartão Amarelo para Ivan Santos (Belenenses).
74'Cartão amarelo para Bruno Alves (F.C. Porto).
83'cartão amarelo para Nélson (Belenenses) por demorar a retoma do jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário