Páginas

2009-06-27

A Semana (VII)

A Portugal Telecom (PT) informou, através de comunicado no sítio da CMVM, que «… não poderá alhear-se das oportunidades de investimento que o mercado vai oferecendo, analisando recorrentemente todos os cenários que lhe sejam propostos e que sejam consistentes com a sua estratégia de negócio»… Assim, confirmou a existência de contactos entre o Grupo Prisa e a Portugal Telecom que abordaram vários cenários de investimento entre os quais a aquisição de uma participação no capital social da Media Capital, mas que não foi foi assumido ainda qualquer acordo.
O Primeiro-Ministro é que, supostamente, não conhecia nada e Manuela Ferreira Leite diz que é impossível ele não saber (face à golden-share que o Estado detém na PT). «Sabe de certeza absoluta e disse não saber»

Se considerarmos que a linha redactorial da TVI tem sido muito do desagrado do PS, que o empurrão a Moniz para ser candidato ao Benfica não foi suficiente para o tirar de lá, que a Prisa atravessa graves dificuldades financeiras e que a venda da participação de 30% do grupo de media português faz parte do grupo de medidas (patrocinadas pelo governo espanhol PS) para fazer face a uma grave crise financeira, há quem veja aqui uma estratégia de intervenção política do PS… Por mim e para já, não vejo nem deixo de ver… Veremos…

Já depois da polémica instalada (ou seja tarde) o primeiro-ministro anunciou que o Governo vai opor-se à compra de 30% da TVI por parte da Portugal Telecom.

O que se vê a longa distância, à luz desarmada, ultimamente, é a incompatibilidade de declarações no interior do Governo. Sócrates questionado no Parlamento sobre a situação de Carlos Guerra, recentemente constituído arguido no caso Freeport, disse que este colocara o lugar à disposição do Ministro da Agricultura e que Jaime Silva aceitou a demisssão nomeando um novo gestor para o Proder. O Ministro, por outro lado, dizia que ainda ia ouvir à tarde Carlos Guerra, e "em função disso tomaria uma decisão"; contradição patente que foi suprida com novsa declaração do Ministro. passado alguns minutos, dizendo que afinal tinha aceite o pedido de demissão. Ou seja o Ministro ou mentira inicialmente aos jornalistas e já havia demitido Carlos Guerra e não o quisera admitir ou então o (ex)-gestor do PRODER oi demitido pelo discurso do Primeiro-Ministro…

Ai que o governo PS está a precisar de algum estratega de comunicação…
Já hoje soube-se que as eleições legislativas vão ser no dia 26 de Setembro ou seja em dia diferente das autárquicas (11 de Outubro). Foi uma decisão sensata do Presidente da República que a explicou por entender que, em matéria de marcação de eleições, a opinião dos partidos políticos deve ser especialmente considerada pelo Presidente da República e não poder deixar de atender aos argumentos apresentados pelos partidos, pois são eles que irão disputar as eleições. «Das diferentes forças partidárias, 5 pronunciaram-se categoricamente contra a realização em simultâneo das eleições autárquicas e das eleições legislativas. Apenas um partido sustentou que essas eleições deveriam ter lugar no mesmo dia. Por outro lado, todos os partidos me informaram que, caso as eleições não fossem simultâneas, eram favoráveis a que as eleições legislativas se realizassem no dia 27 de Setembro».

Nesta semana ficou também a saber-se (o que já se adivinhava, aliás) que a crise económica em Portugal vai prosseguir ainda em 2010 com a OCDE a prever uma queda do produto de 0,5% enquanto no ano em curso o PIB deve decrescer 4,5%. A taxa de desemprego continuará previsivelmente a subir assustadoramente para 11,2% em 2010!

Louve-se finalmente o desenlace do dossier do Provedor de Justiça com a nomeação consensual entre os dois maiores partidos de Alfredo José de Sousa, antigo presidente do Tribunal de Contas. Foi mais um tema que se arrastou tanto tempo e que em nada abonou a democracia portuguesa.
Mudando de tema o futebol nos campos está reduzido a provas de menor importância para os aficionados portugueses. Destaque-se ainda assim duas provas: (i) a Taça das Confederações com os Estados Unidos a apurarem-se de modo surpreendente (eliminando nas meias-finais a selecção campeã Europeia, a Espanha) para disputar amanhã (19:30 segundo a hora portuguesa) a final com o Brasil, que venceu com dificuldades a África do Sul (1-0); (ii) O Europeu de sub-21 com uma final entre os poderosos Inglaterra e Alemanha, com os anfitriões suecos a serem derrotados nas meias-finais frente aos ingleses nos penalties depois de recuperarem dum 0-3 ao intervalo para um 3-3 final. Por cá são as notícias do defeso mas com as equipas a regressarem aos trabalhos para preparação da nova época como já aconteceu com o Sporting. No Benfica sucedem-se as noticias de contratações (agora é a de Saviola), parecendo a gestão nada aprendeu com a época passada e persisitindo em dar uma boa reforma a jogadores com nome consagrado, mas que ficaram aquém das performances anunciadas.

Em todas as semanas morrem milhares de pessoas. Mas há aquelas cujo desaparecimento não deixa ninguém indiferente. Na quinta-feira fomos todos surpreendidos com a morte de Michael Jackson que ficará para sempre como um ícone da música do século XX. O autor de Thriller, o disco mais vendido do mundo, ficou também célebre pela mudança de cor da sua pele, mas ao contrário do que muita gente crê, tal facto foi devida a uma doença (Vitiligo) e não por vontade do artista.

A crónica desta semana termina com a exortação de um gesto de grande nobreza de caracter revelador de que o futebol também pode ser fonte de manifestações de elevado espírito de solidariedade. O futebolista Nani tornou-se dador de medula óssea, contribuindo para o enriquecimento do projecto desenvolvido por Duarte Lima e que coloca Portugal em 2º. lugar no Registo Europeu de Dadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário