Leixões
0-0 (5-4*)
Benfica
0-0 (5-4*)
Benfica
Quem não joga para ganhar arrisca-se a perder...
De novo o Benfica não ganhou contra o Leixões. De novo (terceira vez consecutiva) que o Benfica jogando fora na Taça de Portugal é eliminado.
Benfica avisado do poderio do Leixões, terá tido excesso de avisos e não assumiu claramente o favoritismo que a uma equipa cheia de crakes (Luisão, Reyes, Suazo, Aimar e com Cardozo, Nuno Gomes no banco!) tinha de ter perante uma equipa que na época passada estava na II Liga.
Na primeira parte foi até a equipa de Matosinhos que demonstrou mais perigo e teve ligeira superioridade. Na segunda o Benfica respondeu mas nem nos livres as equipas criaram situações eminentes de golo. A 2 minutos do final Nuno Gomes teve nos pés o golo do triunfo mas demorou tanto a rematar que o máximo que conseguiu foi uma situação de confusão na área dos locais, mas em que existiu penalty de Vasco Fernandes .
No prolongamento o Benfica parecia mais afoito na primeira parte mas na segunda as equipas já só esperavam pelos penalties.
Um jogo em que cada guarda-redes só fez uma defesa digna desse nome só poderia terminar zero a zero. Mas se ao Leixões esta estratégia é compreensível ao Benfica equipa e clube de outros recursos e dimensão competia-lhe não adiar a solução para os penalties e assumir mais a responsabilidade de lutar pela vitória. Porém com Aimar e Suazo em sub-rendimento demoraram as substituições no Benfica.
Nos penalties foram os leixonenses a sair a marcar e a verdade é que marcaram sempre. O Benfica respondeu até ao quinto e decisivo penalty mas aí um dos taois craques Reyes viu o remate ser defendido por Beto.
Benquerença voltou a ser o árbitro do jogo (como havia sido na Liga) e não mostrou isenção. De novo voltou a prejudicar os encarnados de Lisboa, em algumas faltas e no critério disciplinar, (faltas sobre Katsoutranis, David Luís e Reyes eram merecedoras de amarelo, mas a exibição do cartão foi quase sempre para os encarnados: cinco vezes) e num penalty segundos antes do fim do tempo regulamentar, que não assinalou.
Caminho aberto para o Porto vencer a Taça de Portugal, enquanto o Benfica dá uma no cravo e outra na ferradura. Continua a demonstrar falta de meio-campo ofensivo, ainda que a defesa e meio-campo defensivo tenha estabilizado. De fora da Taça Uefa (e vendo os rivais Porto e Sporting apurados na Champions) e agora da Taça de Portugal, parece que esta época está a aproximar-se de mais uma grande desilusão para os benfiquistas.
Ficha do jogo:
TAÇA DE PORTUGAL - 5.ª eliminatória
LEIXÕES-BENFICA
Estádio do Mar, Matosinhos
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Hora: 20:45
LEIXÕES: Beto; Vasco Fernandes, Joel (Sandro 105'), Élvis e Laranjeiro; Roberto Sousa, Bruno China e Hugo Morais; Braga (Chumbinho 97'), Wesley e Diogo Valente (Zé Manuel 73')
Suplentes: Berger, Sandro, Chumbinho, Serginho Baiano, Zé Manuel, Castanheira e Marques
Treinador: José Mota
BENFICA: Moretto; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e David Luiz; Binya, Katsouranis, Ruben Amorim (Balboa 64') e Reyes; Aimar (Nuno Gomes 69') e Suazo (Cardozo 109')
Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Yebda, Balboa, Urreta, Nuno Gomes e Cardozo
Treinador: Quique Flores
Golos: Nada a registar
Decisão dos penalties: 1-0 Wesley, 1-1 Cardozo, 2-1 Zé Manuel, 2-2 Katsouranis, 3-2 Hugo Morais, 3-3, Nuno Gomes, 4-3, Laranjeiro, 4-4 David Luiz, 5-4 Chumbinho e no último penalty de Reyes, Beto defendeu.
Disciplina: 45'+1 - Cartão amarelo para David Luiz por derrube de Vasco Fernandes
54' - Élvis vê o cartão amarelo depois da falta sobre David Suazo.
66' - Cartão amarelo para Binya por falta sobre Wesley.
89' - Cartão amarelo a Reyes por protestos.
103' - Cartão amarelo para Sidney por protestos.
113' - Cartão amarelo para Nuno Gomes, na formação da barreira defensiva aquando da marcação de um livre frontal.
(*) nos penalties
Sem comentários:
Enviar um comentário