Páginas

2008-12-21

Solução dos Problemas Matemáticos de ontem

Ontem colocamos aqui no blog Dois Problemas Matemáticos

A) O HOMEM NO ELEVADOR: Um homem vive no décimo andar de um edifício. Desce todos os dias no elevador até ao rés-do-chão para ir para o trabalho. Quando regressa, no entanto, sobe no elevador até ao sétimo andar e faz o resto do percurso até ao andar em que vive (o décimo) pelas escadas. Embora o homem deteste caminhar, porque é que o faz?

B) HOMEM NUM CAMPO ABERTO COM UM EMBRULHO POR ABRIR - Num campo encontra-se um senhor estendido, sem vida. Ao seu lado está um embrulho por abrir. Não se encontra qualquer outra criatura viva no campo. Como foi que morreu?

Este tipo de problemas fazem parte do que se chama «Pensamento Lateral». É um tipo de problemas que não contém informação suficiente para se poder descobrir a solução e ás vezes admitem a construção de diferentes respostas que ultrapassam o enigma. No entanto, os especialistas afirmam que um bom problema de pensamento lateral é aquele cuja resposta é a que tem mais sentido, a mais apta e a mais satisfatória. Mais ainda: quando finalmente se consegue chegar à resposta, surge a interrogação: «Como é que não me ocorreu?

As soluções aos problemas colocados são as seguintes:

A) O HOMEM NO ELEVADOR: Pois o que se passa é que o homem é um anão. Para descer consegue carregar no botão do rés do chão, mas para subir o máximo que consegue é chegar ao botão do sétimo andar e por isso tem de fazer o resto do trajecto até ao décimo pelas escadas!

B) HOMEM NUM CAMPO ABERTO COM UM EMBRULHO POR ABRIR: Pois o homem saltara de um avião com um pára-quedas que não se abriu e por isso morreu. O pára-quedas é o embrulho que está por abrir ao lado do corpo!...

in Matemática... estás aí? de Adrien Paenza, Dom Quixote

Sem comentários:

Enviar um comentário