Páginas

2008-08-06

Carta aberta ao Presidente do Benfica

Carta aberta ao

Sr. Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Sr. Presidente do Conselho de Administração do Sport Lisboa e Benfica SAD, SA

Eu sócio número 11346 do Sport Lisboa e Benfica e accionista da SAD venho dirigir-me a V. Exas manifestando o meu descontentamento pela gestão desportiva do Club e da SAD achando-me no direito de reclamar a atenção para um conjunto estranhamente harmonioso de factos justificativos de (pelo menos aparentemente) incapacidade de gestão do nosso grandioso clube.

Esteja V. Exa. descansado que as minhas capacidades económicas não permitirão gerir um processo de reclamação judicial por danos morais e materiais (especialmente os primeiros) - conforme segundo consta o Comendador Joe Berardo terá colocado contra a ex-administração do BCP - que esta gestão, pelo menos aparentemente, danosa do clube e/ou SAD tem-me provocado. E portanto, limitar-me-ei ainda que desta forma escrita e aberta a pedir informações sobre alguns dos factos que têm surpreendido a família benfiquista e que extravasam a normal diligência e compreensão de um «bom pai de família».

Os acontecimentos mais recentes mais uma vez vêm demonstrar que o «filme» se vai repetindo ano após ano e importa pôr cobro definitivamente.

Então vamos directamente aos assuntos que me trazem aqui:

1º - Sabe V. Exa. que, nas modalidades colectivas, o Benfica na época finda foi campeão nacional no Andebol e no Futsal. Ironia do destino os treinadores campeões destas modalidades foram despedidos. Para além do que perpassa pela comunicação social relativamente ao suposto «mau feitio» destes treinadores não conheço outro motivo a não ser a respectiva competência dos mesmos. Parece assim, tratar-se da aplicação de um princípio de «gestão por objectivos / resultados» só que, com estranha aplicação. Os que ganham é que são mandados embora. No mínimo importaria dar a conhecer os motivos tão gravosos que ditaram o afastamento destes treinadores. Infelizmente noutras modalidades incluindo o futebol muitos agentes desportivos com quem gastámos e continuamos a gastar muito dinheiro e que demontram, com uma regularidade surpreendente não terem a qualidade e capacidade para defender os interesses do nosso clube neste permanecem!

2º. - Mas vamos ao futebol, que em termos mais imediatos me levou a escrever a V. Exa. Na época desportiva 20045/2006 o Benfica esteve até ao final da época a disputar o título de campeão nacional que lhe fugiu nas últimas jornadas no sprint final e porque se tornou evidente que o clube não tinha «banco». Teria bastado uns poucos ajustamentos com a contratação de alguns jovens jogadores para entrarem progressivamente na equipa e constituírem o tal «banco» para que a equipa do Benfica pudesse estar na linha da frente de disputa das principais provas desportivas, pelo menos ao nível interno.

3º- No entanto, já em fase de avançada programação da época V. Exa. decidiu «vender» o nosso melhor jogador Simão Sabrosa (que ao que julgo saber tinha uma cláusula de rescisão de vinte e cinco milhões), por vinte milhões e uns supostos contrapesos de opções de jogadores (não confirmados até à data presente), ao Atlético de Madrid.

4º. O pior é que esta venda provocou um autêntico cataclismo na formação da equipa. Para além da saída de Simão o Benfica que tinha um direito de opção por Miccoli que poderia ser exercido por cinco milhões não o exerceu e, asssim perdeu outro dos jogadores de maior categoria que o plantel tinha.

5º. Ainda na mesma época já antes havia sido comprado o Cardozo (e esfumou-se com a venda de Simão uma grande parte do goodwill desta aquisição pela perda de sinergias que uma presença Simão-Cardozo possibilitaria) e seguiu-se depois a compra de uma carrada de jogadores que, naturalmente, dissipou os vinte milhões auferidos. Desses jogadores, quem é que se lembra deles? Bergessio, Butt, Fábio Coentrão, Stretnovic, Zoro, Di Maria, Freddy Adu, Maxi Pereira (o único que à data presente ainda se mantém no plantel) um outro para o meio-campo que já nem me lembro o nome e que nunca fez um minuto em jogos oficiais … foi uma batelada deles… O melhor foi Christian Rodriguez emprestado… nesta época jogador do rival FC Porto. E salvou-se Di Maria, sem ainda atingir o potencial sugerido.

6º. – A esta confusão total surgiu a referente ao nosso jogador Manuel Fernandes que começou por integrar o grupo de trabalho para depois voltar a sair.

7º- Naturalmente, o treinador Fernando Santos, vendo todo o planeamento prejudicado por esta revolução, ia fazendo o que podia e não pôde, nem deixou de poder, muito ou pouco, porque foi despedido logo após um empate com o Leixões no jogo de estreia no campeonato.

8º- Foi contratado Camacho aclamado quando chegou, pela generalidade dos adeptos, mas que devido ao seu perfil psicológico, dificilmente poderia ser uma solução estável de futuro. E foi o que se viu. Deixou o clube com a época desportiva em curso ainda no 2º lugar mas com o campeonato perdido e praticamente eliminado da Uefa após derrota caseira.

9º. Antes ainda da saída de Camacho, na época de Janeiro contrataram-se mais uns quantos: Sepsi e Makukula…

10º. - Sepsi já foi emprestado e Makukula ao que se diz está em risco de sair do plantel. Pois fico pasmado quando li na imprensa que a sua contratação ao Marítimo custou mais de 4 milhões! (de facto o comunicado à CMVM fala de 3,5 milhões ao Sevilha, mas consta da imprensa que o Benfica ainda teve de indemnizar o Marítimo).

11º . Após o despedimento do treinador, o que é que foi feito de seguida? Ter uma postura agressiva e contratar um novo técnico de capacidade ainda para a época em curso tentando salvá-la através da obtenção de um lugar de acesso na Liga dos Campeões da época seguinte? Ou em alternativa, ser mais moderado e conservador, reconhecer que a época estava perdida, arranjar uma solução transitória, mais ou menos caseira, e preparar atempadamente a época seguinte?

12º- Pois nem uma coisa nem outra. A equipa esteve ao «Deus dará» e os factos confirmam a época seguinte não foi preparada devidamente.

13º. Já nem falo na ineficiência da gestão quanto ao futuro director desportivo Rui Costa anunciado como tal quando ainda era jogador… E em que medida isso teve grande contributo no 4º. lugar obtido?

14º- O novo treinador só foi conhecido há pouco tempo e pior do que isso, vê-se pelos jogos de preparação que nem sequer conhece os jogadores (quanto mais as suas características?) que o clube tem.

15º. Jogadores essenciais da época passada e da coluna vertebral da equipa saem: Rui Costa (por limite de idade, quanto a isto é a lei inexorável da vida), Christian Rodriguez… (um dos melhores se não o que teve melhor rendimento) e agora Petit!!!

16º. Até posso entender «doar» o Butt que chegara a custo zero para sair ao mesmo custo. Até porque nada confirmou nos jogos que fez na Taça da Liga.

17º. Agora como é possível «doar» Petit? O Benfica SAD que se ponha a pau que o Ministério das Finanças ainda vai cobrar imposto de selo, por causa desta doação!!! O Benfica que só tem três jogadores na selecção nacional: Quim, Petit e Nuno Gomes, dá-se ao luxo de oferecer Petit porque isso poupa salários - o salário do Zoro, esse preocupa pouco.. - ?!!!!.

18º- Ninguém percebe que Petit só vai ganhar o dobro do salário para o Colónia porque custou zero ao Colónia? Que há uma efectiva transferência indirecta do Benfica para o Petit ?

19º- Se o Colónia pagasse o «justo valor» da transferencia, estaria disposto a pagar o dobro dos salários ao Petit?

20º- Quem é que ficou a ganhar aqui nesta história muito mal contada? O Benfica é uma insituição de solidariedade ou é uma sociedade anónima desportiva com o capital aberto ao publico e cotada na Bolsa de Valores?

21º. Quem é o jogador que vai substituir o Petit no onze titular? Ainda vai ser comprado um? Binya - temo que não jogue mais de um terço dos jogos por castigo- ?

22º- Porque carga de água não preferem doar o Edcarlos e o Luís Filipe por mais asneiras atrás de asneiras que façam, jogo após jogo? Para esses sairem eu estou disposto até a pagar alguma coisa!

23º - Então não exerceram a opção de compra pelo Miccoli que custava cinco milhões de euros no máximo, mas nesta época já ofereciam seis milhões ou mais para o reaver?!

24º- Então não compraram o Aimar (até agora, em princípio, a melhor contratação) por indicações do treinador, um jogador tipicamente de organizador do jogo e o treinador logo põe-no a jogar como o mais avançado da equipa no jogo com o Sporting (tendo Makukula, Nuno Gomes e Cardozo disponíveis para jogar a avançado?) . Esta opção do treinador e testes de Jorge Ribeiro a médio direito faz-me desconfiar que vamos ter mais uma época desastrada…

25º- Então estas contratações de Ruben Amorim e Jorge Ribeiro foram avalizadas ou não pelo novo treinador?

26º- E continuam jogadores em número excessivo em quantidade e em número insuficiente em qualidade a trabalhar com o treinador … mas um dos que tem maior potencial – Fábio Coentrão (quem é que já se esqueceu daqueles dois golos no Estádio do Dragão?) – foi logo despachado?

27º - Porque se continua a fazer a preparação da equipa com jogadores que estão sempre a ser falados irem ser dispensados? Nuno Assis um dos melhores nos jogos feitos é constantemente associado ao Vitória de Guimarães. Afinal está-se a treinar o quê. Ou fica ou parte... É tempo de se tomarem as decisões. O campeonato começa daqui a duas semanas!

28º- Outra pergunta agora ao nível técnico. Para que foi V. Exas. contratar o treinador Diamantino para a equipa técnica 2008/2009 se logo o treinador principal contratado diz que não o quer a treinar? Há alguém no clube que diga uma coisa de manhã e volte a dizer o mesmo à tarde, ou as coisas estão sempre a mudar e a navegação é à bolina?

29º- Com este tipo de gestão mais uma vez temo que o Benfica à 5ª. jornada esteja irremediávelmente arredado do título face aos importantes compromissos com os rivais nas primeiras jornadas do campeonato e ao atraso irrefutável de preparação da equipa relativamente a estes.

30º. E não é a recente vitória no Torneio de Guimarães que me engana. Porque as limitações e ausencia de equipa/colectivo foi visível mais uma vez. Onde se viu um adversário, aliás, também mais fraco do que o ano passado, ter 12-1 em cantos num jogo de futebol contra o nosso clube?

31º. Diga o Sr. Presidente o que se pensa fazer com jogadores como Katsouranis, Luisão ... que constantemente são falados como possíveis saídas do clube.

32º. Fora da gestão mais directa da equipa de futebol outro assunto merece-me abordagem e mais uma vez o Benfica demonstrou inabilidade - conclusão que se tem de fazer em função dos resultados, e os resultados é que contam! Na verdade, o nosso clube postou-se na linha da frente em querer o desenvolvimento da apreciação na justiça desportiva dos diversos dossiers relacionados com as «influências» ilegítimas sobre as arbitragens- pelo que, aliás, sofreu nos últimos anos bem visíveis danos desportivos -. Admito que se assim não fosse tudo continuaria escondido. No entanto, não obstante toda a prova e decisões tomadas pelos orgãos competentes, o Benfica não logrou obter vencimento das suas posições relativamente ao dossier relacionado com a presença do nosso adversário FC Porto na «Champions League».

33º. - Seja com manobras dilatórias, com argumentações falaciosas - decisão não transitada em julgado apesar de não ter recorrido ?! - com o auxílio de opiniões jurídicas provenientes da Federação (fossem ou não vinculativas deste orgão) que serviram para baralhar a Uefa, ou com estapafúrdias manobras ditatoriais no Conselho de Justiça, agora finalmente postas a nu com o Parecer do Prof. Freitas do Amaral (se isto é assim no orgão máximo da jurisdição futebolistica nacional, como é que não seria nos outros orgãos ? ), ou seja com todos os trunfos pelo seu lado, nem assim o Benfica «ganhou o jogo» e fez vingar a sua tese de afastamento do Porto da presença da Champions!!!

34º. E mais uma vez tratou-se de uma derrota claríssima do nosso clube. Porque nestes campos extra-competitivos ou «compete-se e é para ganhar», ou «não se faz a inscrição». Ou seja o Benfica «inscreveu-se», gastou muito dinheiro e desgaste e acabou derrotado! Pior ainda a figura que o senhor presidente fez ao, depois de derrotado, dizer que afinal o Benfica não participaria na Champions League se ganhasse! O Sr. Presidente com a sua idade ainda precisa que lhe conte a fábula da raposa e das uvas?

Sr. Presidente, vai longa esta exposição. Não estou por dentro dos meandros do clube que me permita conhecer coisas eventualmente justificativas desta trajectória muito pouco linear e compreensível à luz da inteligência de um cidadão normal. O que peço é que dê justificações para esta trajectória (sem aparente rumo) ou demonstre então que a mesma faz parte de um plano bem concertado e é fruto de uma inteligência bem superior à minha...

Porto, 6 de Agosto de 2008

nothingandall@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário