Páginas

2008-03-02

Também empate no derby lisboeta


Sporting

1-1

Benfica


Empate serve melhor os interesses das águias

Um derby menor por vários factores:
a) Porque só interessava na luta pelo segundo lugar dado o enorme avanço do Porto;
b) Porque ambas as equipas têm estado longe de jogar bem e satisfazer os adeptos;
c) Porque grandes jogadores (e decisivos nos últimos anos) Liedson e Luisão estiveram de fora.
Mas foram ainda mais os jogadores titulares de ambas as equipas que estiveram de fora do derby: Romagnoli pelo Sporting, Petit, David Luís, Nuno Gomes e até Nuno Assis que estava escalado para o onzer inicial e que no aquecimento ficou impedido de participar.

O Sporting começou melhor, a defesa encarnada não se entendia com Nélson com muitas dificuldades face aos ataques do Sporting pelo lado esquerdo e Edcarlos muito pouco lesto a despachar as bolas. O Sporting ameaçou numa jogada de Izmailov e Vukcevic pela esquerda, com Quim a defender, mas passado pouco tempo foi mesmo golo, com Vukcevic de cabeça a desviar para o fundo da baliza, o cruzamento da esquerda de Tiuí, perante Quim que só pôde dar uma palmada na bola não evitando o golo.

O Benfica corrigiu ao mudar a posição de Cruistian Rodriguez e Di Maria, passando o primeiro pra a direita e no último quarto de hora conseguiu inverter o domínio no jogo. Uma ameaça de Rui Costa a rematar de fora da área para defesa de Rui Patrício, outra jogada com Cristián Rodriguez a poder visar a baliza, mas a rematar ao lado. Entretanto um lance em que Miguel Veloso desviou a bola com a mão dentro da área ficou impune. De um pontapé de canto da esquerda do ataque encarnado apontado por Rui Costa, Cardozo de cabeça facturou o empate aos 38'.

A segunda parte decorreu em termos semelhantes da primeira, isto é, o Sporting a entrar melhor, com Quim a ter intervenções decisivas e o Benfica a melhorar com o decurso do tempo. Aos 60' Léo empurrou Vukcevic na área encarnada, mas o penalty também ficou por assinalar.

A meio da segunda parte o Benfica atravessa o seu melhor período no jogo conseguindo trocar a bola entre os seus jogadores e com a equipa do Sporting a parecer incapaz de mandar no jogo como já o havia feito. Numa desvaneça Tonel /Csardozo o avançado paraguaio encarnado atingiu o defesa sportinguista que quis tirar partido da situação, mas o árbitro não agiu disciplinarmente. Tudo mudou quando Paraty numa decisão deveras exigente e desadequada face ao tom com que arbitrara o jogo até aí exibiu cartão vermelho directo a Nélson após um tackle deste em bola dividida com Celsinho que entrara antes para o lugar de Izmailov. O Sporting ganhou novo alento, Paulo Bento fez entrar Purovic e o Benfica remeteu-se à zona defensiva e tentanfo fazer passar o tempo. Ainda asim, Cardozo, num remate de primeira, fez passar a bola ligeiramente por cima da barra de Rui Patrício, mas foi com alívio que os benfiquistas viram soar o apito após 7' de descontos (quando o árbitro concedera 5') proporcionando Paulo Paraty mais uma rábula quando o Benfica pediu a 3ª substituição, e o árbitro não concedeu, a bola saiu fora de campo mais duas vezes e apenas à terceira permitiu a substituição para queimar tempo é certo mas que as leis permitem fazer.

Um jogo renhido especialmente na segunda parte mas que foi demonstrativo da menor valia destas duas equipas nesta época desportiva e também com uma fraca arbitragem. Para além dos penalties esteve bastante mal no ajuizar das faltas com muitas que ficaram por marcar.

Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Paulo Paraty (AF Porto); Aux: Alexandre Freitas,José Cardinal

SPORTING – Rui Patrício; Abel (Purovic, 77'), Tonel, Polga e Grimi; Pereirinha, Miguel Veloso, João Moutinho e Izmailov (Celsinho, 69'); Tiuí e Vukcevic.

BENFICA – Quim; Nélson, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira e Binya; Di Maria (Sepsi, 74'), Rui Costa (Luís Filipe, 90'+5') e Cristian Rodriguez (Zoro, 87'); Cardozo.

Golos: 1-0, Vukcevic (11'); 1-1, Cardozo (38').

Disciplina: Cartão amarelo a Katsouranis 54', Abel 61', Grimi 62', Binya 67' e Purovic 89'. Cartão vermelho directo para Nélson (76').

Sem comentários:

Enviar um comentário